HOT1-Brisa dispara 4,9 pct para máximo histórico com rumor Sacyr
30/03/2006 09:28
(Adianta com mais detalhes rumores de OPA Brisa, altera título e lead)
LISBOA, 30 Mar (Reuters) - A Brisa disparou 4,9 pct para o novo máximo histórico, nos 8,28 euros, com rumores de que poderia vir a ser alvo de uma OPA por parte da espanhola Sacyr-Vallerhermoso , disseram dealers.
Alguns dealers disseram que uma parte deste movimento em Brisa terá a ver com a entrada em ex-dividendo na próxima segunda-feira.
"Há rumores de que a Brisa pode vir a ser alvo de uma OPA ... fala-se em algumas empresas espanholas interessadas", disse um dealer que apontou a Sacyr-Vallerhermoso como uma das interessadas.
"Com rumores de M&A o título ainda pode subir mais", acrescentou.
Outro dealer também disse que a Sacyr poderia estar a estudar uma OPA sobre a Brisa.
A Sacyr não quis comentar e a Brisa não quis acrescentar nada sobre a subida, dizendo apenas que se trata de movimentação do mercado.
"Uma parte da valorização tem a ver com o dividendo mas isso não explica uma subida tão acentuada ontem e hoje que está muito suportada em especulação à volta de uma concentração e também nos planos de expansão", disse outro dealer.
A Brisa, que já se valorizou 15 pct desde o início do ano, vai pagar um dividendo bruto de 20 cêntimos do euro.
Existe também a possibilidade da Brisa emitir mais dívida para financiar uma maior expansão internacional, mas dealers disseram que este factor não é suficiente para justificar a subida de hoje.
Neste momento estão a decorrer duas Operações Públicas de Aquisição (OPA) em Portugal, nomeadamente à Portugal Telecom e ao BPI .
A família Mello detém 33,3 pct do capital da Brisa, a Abertis e o Millennium bcp 10 pct cada.
Negociaram-se 2.166.574 acções da Brisa a subirem 3,93 pct para os 8,20 euros.
((---Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial, 351 21 3509206,
lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging:
Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))