Página 1 de 1

MensagemEnviado: 1/4/2006 15:15
por afsantos
Os meus sogros estiveram durante mais de 15 anos emigrados no canadá, a minha esposa e cunhada nasceram ambas no canadá na decada de 70 (ambas tem passaporte canadiano).

Quando foram para este país já iam ambos com cartas de trabalho e foram com estas cartas que se conseguiram legalizar. Nesta epoca anos 70/80 não era muito dificil a legalização, pois o Canadá precisava de mão de obra não especializada, vulgo... fazer trabalho que Canadiano não quer fazer, também um pouco à semelhança o que acontece aos emigrantes de leste e africanos, pois nós Portugueses andamos muito finos para fazer limpeza ou mesmo trabalhar nas "obras".

Na decada de 90 e mesmo no secXXI os portugueses continuaram a emigrar, mas desta feita, de uma forma ilegal e estes sabiam que mais cedo ou mais tarde eram descobertos, pois o mais incrivel que isto pareça no Canadá um ilegal faz descontos, pode comprar casa etc etc... há mais de dois anos que a grande parte dos emigrantes sabia o destino que iria ter.

Durante este tempo bem tentaram a concretização da legalização mas sem sucesso, pois uma das razões para esta tentativa era referir que estavam no Canadá como refugiados, Politicos ou mesmo Religiosos...

Pois bem é muito fácil saber qual o destino que este requerimentos iriam ter, pois bem sei que viver em Portugal não é nada fácil e só com muito engenho se consegue cá viver, mas dizer que ainda vivemos numa ditadura ou somos perseguidos pela santa inquisiçaõ católica é um pouco absurdo.

No meio disto tudo tenho sim muita pena de todos eles que emigraram À procura de um sonho de uma vida melhor para eles e para os seus filhos e que se vêm na obrigação de deixar uma vida feita, para regressar ao seu pais de origem e ter que refazer tudo de novo... não é nada fácil.

MensagemEnviado: 1/4/2006 10:46
por Pata-Hari
Marco, a minha opinião acerca deste assunto é muito diferente da tua e sei que pode ser polémica e que até pode ser uma generalização. Mas o facto é que toda a gente sabe que é necessário um visto para se viver nos estados unidos e no canadá e que a "pena" para a falta de documentos é, em todo lado, a deportação. Nós, à bons tugas, achamos que todas as regras são para ser quebradas e que saímos impunes de tudo e de mais alguma coisa. É uma cultura, é uma crença e, infelizmente, uma realidade nacional. Mas não é assim em todo lado e existem regras e príncipios que são cumpridos na medida do possível mesmo que muitas vezes tolerados durante algum tempo.

Eu não consigo achar mal que os portugueses sejam deportados quando estão ilegais num país. Entendo que seja dramático deixar tudo para trás mas foi esse exacto risco que eles aceitaram correr quando para lá foram. Que nenhum deles venha dizer que não sabia que podiam ser deportados estando lá ilegalmente.

Re: O que está a correr mal?!?

MensagemEnviado: 31/3/2006 23:18
por Marco
Marco Escreveu:O por quê desta postura do Governo Canadiano?

restableceram completamente,


Terá o Canadá um Governo Xenofóbo?!? Espero bem que não!


restabeleceram (faltava o "e")

MensagemEnviado: 31/3/2006 11:52
por Keyser Soze
.... Meeting with Foreign Affairs Minister Peter MacKay and Immigration Minister Monte Solberg, Amaral said he did not ask for any changes in Canada's immigration law, but suggested clemency for long-time residents.

"I asked for more flexibility, distinguishing between those who arrived some months ago and have no job, no contribution to Canadian life and economy, and those who have been here 10 or 15 or 20 years who are completely integrated into Canadian life and economy, have contributed a lot and perhaps should be permitted to remain," he said.
....

...Amaral admitted that exaggerated statements from deportees and reported by local media left the false impression of a "tsunami of deportation" targeting Portuguese people was under way in Canada. But he's now satisfied the new government won't radically change deportation policy....

...Solberg insisted there has been no dramatic rise in removals. The number of Portuguese people deported has actually dropped to 166 this year from 400 last year, he said....

in http://torontosun.com/News/Canada/2006/ ... 1-sun.html

O que está a correr mal?!?

MensagemEnviado: 31/3/2006 3:26
por Marco
O por quê desta postura do Governo Canadiano?

as relações entre Portugal e Canadá começaram a azedar a propósito da pesca do Bacalhau e parece que de então para cá nunca mais se restableceram completamente, pois de outra forma não se entende a postura agressiva e pouco (nada) cordial das autoridades Canadianas?

Terá o Canadá um Governo Xenofóbo?!? Espero bem que não!

Imigrantes Portugueses com filhos Canadianos!!!!

MensagemEnviado: 30/3/2006 1:05
por Marco
Pessoal, que tal juntar-mo-nos todos e endereçar uns emails à Embaixada e Governo Federal Candiano alertando para o drama da separação/ deportação de famílias Portuguesas que claramente contribuem para o bem-estar dos Canadianos!

Quem escreve bem ingês e dá uma mãozinha!!!