Um tentativa de explicação também da minha parte para os mais novos!
Os Warrants ou opções(são quase a mesma coisa, digamos que em opções teriam um spread sempre de 5 centimos o que tem uma dor adicional na compra ou venda, e por regra não se consegue vender ao ask, cá em pt por regra nos Ws consegue-se passar a frente no MM na venda (pelo menos é a ideia que tenho) nas opções isso não aocntece. (Mas isto são considerações acessórias.)
É essencial escolher WArrants que estejam subavaliados. Isto acontece quando o preço do subjacente se desloca bruscamente, levando a uma grande desvalorização do warrant (mas com bastante espaço temporal antes da maturidade).
Claro que: quem é que depois de uma grande queda pensa em comprar acções! Mas em certas situações especialmente com fundamentais fiáveis esse devia ser o comportamto a seguir. (Mas sem uns bons ingredientes AT e AF atente-se que a queda continuará...).
Mas em acções haá uma vantagem, se continuam a cair, pode-se esperar até que subam... ou poder-se-ia. (O ideal será aguardar tb nas side lines.)
Em warrants, e naquele caso é possível comprar por uma bagatela o poder de controlar um stock durante x tempo.
Assim se se acertar devidamente no lado (se o stock subiu muito, "aposta-se" (aqui é algo mais parecido com uma aposta, se bem que em bolsa pessoalmente considere que nunca se aposta!) como dizia, aposta-se na descida, logo em princípio se se chega a conplusão por AF ou AT que o stock vai "respirar" ou cair, compra-se puts (que deverão estar baratos) se estivermos num topo do activo subjacente.
O inverso seria a comportamente viável num fundo, esperar que a seguir se siga uma subida, e a compra de Ws calls na altura em que estão subavaliados. (bagatélas)
Claro que em Warrants nunca se investe uma carteira! Note-se que esta é a forma mais certa de a queimar.
É essencial um bom money management... (pessoalmente penso que não se deve investir nunca mais que 2-5% em warrants. PAra quem começa talvez até menos... isto é um mecanismo interessante mas as probabilidades de perder todo o capital investido são muito elevadas.
Ou seja muitas das vezes o valor é perdido na totalidade (O ideial é nunca ficar num warrant quando falta menos de um mes até à maturidade, porque o valor temporal dele esta a arder e assim o valor deve desaparecerá ainda mais rápido.
Acrescento outro ingrediente que é essencial para Ws e opções: a períodos de alta volatilidade e range seguem-se (sempre) períodos de estagnação, é essencial entrar no final destes períodos de estagnação.
Acima de tudo lembrem-se que o negócio dos MM é vender Ws com prémios altos e depois esperar que eles se desvalorizem e aí readquirir, porque na practica ninguem exerce fisicamente os stocks.
Outra coisa essencial para o negócio dos MM é a
inacção normal dos investidores, que investem e ficam a espera indefinidamente que o Ws vá a maturidade normalmente sem ter atingido o strike e por isso sem qualquer valor.
Ou seja o valor temporal é essencial para eles e aí reside o negócio. Daí que entrar quando se antecipa grande volatilidade seja essencial. (Aí há técnicas interessantes de comprar puts e calls ao mesmo tempo...)
A grande vantagem dos Ws é o controlo que com poucos centimos se exerce sobre uma acção/indice durante X tempo, permitido recolher os lucros ou perdas que essa tenha.
Ocorrido esse tempo perde-se esse direito ou tem-se a possibilidade de exercer.
Claro que depois há também umas coisas que eu considero "mafiosices" dos MMs... que ja desenvolvi um dia e poderei desenvolver de novo.
Outra coisa relativamente aos TurboWarrants, aí é ainda pior porque o strike significa não o poder exercer à final mas sim a perda total dos investimento. E são demasiado rápidos ardendo muito facilmente com as normais ascilações do mercado.
(Outra coisa um aviso: Tenham cuidado que depois de andarem em Ws perde-se a vontade de investir em acções, o que é um erro pois são mais consistentes e certas. È como trocar uma casa por um castelo de núvens.)
Naõ sei se isto ajudará alguem a clarificar alguma coisa ou pelo contrário complica.
De qualquer forma os que se pensam iniciar agora tenham um especial cuidado, (se esta análise não os fez desistir pelo menos que vos faça ter um cuidado extremo) Não sejam "ganaciosos"! Comecem com uma percentagem muito pequena, de modo a não queimarem a carteira e a serem "expulsos" antes mesmo de o jogo começar.
O essencial é consistência! Não ganhar hoje e perder amanha a dobrar!
Mais aconselho ainda mais cuidado com a "confiança" na verdade se tiverem a sorte de ganhar meia duzia de vezes seguidas, irão notão que "estão a ficar com uma incrível vontade de se atirarem para a fogueira".
Bem, posto isto, espero que repensem a entrada em Ws e caso se decidam por tal, estudem muito! Por ultimo: Bons trades (com -menos que- 5% da carteira)!
Espero ter ajudado alguma coisa!