Manu, nunca tenhas problemas em colocar as tuas dúvidas no Caldeirão por mais básicas que julgues ser.
A PT é uma empresa, em que os seus donos são quem detém as suas acções?
Uma OPA, significa que alguém vai tentar comparar um determinado número de acções, que possibilite controlar e ter poder de decisão, na empresa alvo.
Se as acções estão noutras mãos, quem as tem só as vende se quiser.
Exactamente.
De quem são as acções que a Sonae quer comprar e porquê o valor de 9,5?
A Sonae propõe-se a comprar todas as acções da PT, independentemente dos seus donos. Contudo, apenas se conseguir mais de 50% dessas acções é que a OPA será válida. O valor de 9,5 euros foi o valor necontrado pela Sonae que considera uma avaliação justa da empresa e que dá um premio de mais de 20% face à cotação das acções antes da OPA, o que servirá de motivação para os accionistas venderem na OPA.
Se a Sonae oferece 9,5 por acção e essas acções estão cotadas em bolsa por um valor mais alto, se eu tenho acções PT vendo em bolsa e não à Sonae
Aqui há duas questões a considerar. Por um lado, com o arrastar do processo é bem provável que a OPA só decorra depois da distribuição do dividendo,que será de 0,385 ou 0,475 euros (desde que a CMVM aprove este último). Isso faz com que aos 9,5 devas somar este valor.
Mas a outra questão tem a ver com a especulação. Por que é que, nestes casos, muitas vezes as acções negoceiam um pouco acima do preço oferecido se, como tu bem dizes, o investidor pode vender mais caro no mercado do que numa OPA que só ocorrerá uns meses depois? Tem a ver com a especulação de poderem hqaver outras OPAS ou até a revisão, em alta, do preço da mesma.
Um abraço,
Ulisses