Caldeirão da Bolsa

Forex

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por César » 4/3/2006 1:02

César Escreveu:PLPinto, só por curiosidade...tu e o Big Forex são o mesmo ou o Big Forex também se chama Pedro65?
Tudo é igual... :mrgreen:

Pois... :mrgreen:
Pelo menos fazes "promoção" ao Forex com dois nicks! :wink:
Um abraço! :wink:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

por César » 3/3/2006 12:26

PLPinto, só por curiosidade...tu e o Big Forex são o mesmo ou o Big Forex também se chama Pedro65?
Tudo é igual... :mrgreen:
F.C.PORTO - CAMPEÃO NACIONAL
SPORTING - VICE-CAMPEÃO
benfica - estou sim? quem fala?

Registado: 22/9/2005 0:53

por PLPINTO » 3/3/2006 11:46

Já me aconteceu a mim, na CMS.
A menos que tenham mudado de politica fecham as mais pequenas... apenas o necessario para sobreviver.

Não é a melhor solução pois já me aconteceu ter duas posições contrarias, sendo a mais pequena ganhadora e eles fecharem precisamente essa... o que agravou o problema e veio a fazer que fosse fechada a grande.

Mas isto já foi á um tempo... pode ser que agora já fechem a que estiver a perder.
Só esperimentando :mrgreen: :P

Registado: 22/5/2003 15:08

por Camisa Roxa » 3/3/2006 10:52

Stratega Escreveu:Jack, uma questão. Eu tive um margin call o ano passado e tinha feito um escalonamento dos varios trades. Quando levei margin call, foram-me fechadas todas as posições. Ñ apenas algumas de maneira a poder "ganhar" mais margem de manobra pra poder continuar a negociar..

Na CMS se houver múltiplas posições abertas eles vão fechando faseadamente, ou seja, se te fecharem 1 posição e tiveres margem a partir daí não te fecham mais nenhuma

Mas não sei bem o critério para a escolha das posições a fechar, se pelas mais recentes, pelas de maior dimensão, não sei, só perguntando
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Stratega » 3/3/2006 1:09

Foi no ano passado em Janeiro mais ou menos.
Eu tava a prever quedas, shortei e fui shortando e o chungoso só subia... Deu-me o panico e ñ fui fechando, só via ir subindo... Fiz as contas pra ver qd me dava margin call e fui esperando q baixasse... Durante dias.........
Durante a noite, fechou-me tudo e ñ apenas as posições mais recentes. Foi mt mau pq nos dias seguintes malhou forte e feio e foi ao target q tinha estabelecido... Doeu muitooooooooooooo.
Isto é um margin call. É uma treta dolorosa.
Se tivesse fechado apenas as posições q tinha mais em cima, tinha aguentado pra ver começar a descida e teria ganho uma pipa...
Margin call lembra-nos das regras. Plo menos pra isso serve..
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Jack » 3/3/2006 0:58

Tb pode acontecer o teu caso, mas suponho que essa situação deveu-se a um escalonamento em baixa, ou seja, foste abrindo posições a preços mais baixos do inicial, o que significa que não tinhas nenhuma posição ganhadora. Neste caso, e se (por exemplo) estavas longa e o mercado der um grande esticão para baixo, o mais provavel é que fechem tudo, como (provavelmente/supostamente) te aconteceu. Mas no caso de o mercado ir marinando em baixa, é espectável que vá fechando uma de cada vez, até suceder o caso de respeitares a margem.
O que tb pode acontecer (lembrei-me agora) é que (se for este o caso...) com o reforço de posição perdedora, a posição em si não era suposto ser fechada com "tão poucos pips de perda", mas o que acontece é que na altura que a abriste tinhas as outras posições (mais poder de compra - valor da "margin available") e apartir do momento em que te fecham as iniciais, deixas de ter o poder de compra inicial, o que faz fechar "permaturamente" (em comparação ao q é suposto ser em numeros de pips).

acho que ficou mto confuso o q escrevi. se n me fiz entender mesmo nada, avisa que eu amanha volto ao assunto.

boa noite

Registado: 2/10/2005 12:32

por Stratega » 3/3/2006 0:39

Tecno, tava fora sorry...
Só vi isto agora, mas o ppl já explicou o conceito de margin call.

Jack, uma questão. Eu tive um margin call o ano passado e tinha feito um escalonamento dos varios trades. Quando levei margin call, foram-me fechadas todas as posições. Ñ apenas algumas de maneira a poder "ganhar" mais margem de manobra pra poder continuar a negociar...
Isto na Oanda. Plo q li no teu post, isto ñ deveria ter sido assim, é isso?...
Cumps

Djozinho, q me dizes tu?
Beijose
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por josecarlosvalente » 3/3/2006 0:38

Assim a conversa já é diferente.

Pois porque era uma coisa muito estranha mesmo.

Já vou dormir descansado :oops: :)

Cumprimentos

Registado: 6/2/2006 13:23

por scalper » 3/3/2006 0:27

josecarlosvalente Escreveu:O que eu não percebo foi o facto de o investidor ter dito que ele fechava a posição antes do f-d-s e perguntava se podia perder € durante o f-d-s.

Caro colega, penso que o outro forunista se estava a referir a "não deixar posições abertas" no sentido de "não deixar posições abertas sem stop-loss", pois é óbvio que, não deixando posições abertas no sentido de fechar todas as posições, não há motivos de preocupação.

Cumps.
It's nothing personal. It's just business.

Registado: 27/2/2006 1:06

por josecarlosvalente » 3/3/2006 0:11

Eu sei o que é curto ou short-selling ou vendas a descoberto (vai dar tudo ao menos ou quase).

O que eu não percebo foi o facto de o investidor ter dito que ele fechava a posição antes do f-d-s e perguntava se podia perder € durante o f-d-s.

Ai é que eu fiquei baralhado.

Abraço

por scalper » 3/3/2006 0:03

Marquês de Pombal Escreveu:Se entrarmos curtos em Eur/Usd alavancados 10 vezes, uma queda abrupta de 10% limpa-nos tudo.

Se entrar curto, quer dizer que vende para depois comprar, por isso penso que o colega forunista terá ficado algo baralhado ao referir-se a uma queda abrupta do par como um azar...

por josecarlosvalente » 2/3/2006 23:33

Desculpem mas não estou a perceber o que vocês estão a dizer!

Se a posição está fechada, como é que um investidor pode perder dinheiro???

O dinheiro não está aplicado, logo não pode perder dinheiro.

Estou baralhado!! :?

Obrigado,
Abraço

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 23:29

Exactamente. O raciocínio está correcto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Marquês de Pombal » 2/3/2006 23:11

Obrigado Ulisses, fico mais descansado. Pelo menos a CME no seu site descreve medidas de segurança que preveem que mesmo com a total destruição da bolsa o trade continuaria.
A questão poderá por-se tambem se atendermos à alavancagem. Se entrarmos curtos em Eur/Usd alavancados 10 vezes, uma queda abrupta de 10% limpa-nos tudo. O problema é que num hipotetico ataque nuclear aos EUA ou à Europa, provocaria quedas dramaticas, bem superiores a 10%, mas o mesmo aconteceria ao Dólar ou ao Euro? Em princípio não, daí as corretoras exigirem margens inferiores para o forex do que para as equities.

Registado: 30/4/2004 0:43

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 23:03

Marquês, isso é praticamente impossível de acontecer. Os mercados teriam que cair de uma forma tão rápida que os teus stops seriam accionados muito abaixo (ou acima) do preço definido. Pegando no exemplo que alguém aqui disse, isso praticamente só com uma bomba atómica poderia acontecer. E mesmo assim duvido...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por arocha » 2/3/2006 22:33

Ora bem, na minha filosofia de actuar isso nunca poderia acontecer e explico. Suponhamos que estou investido com 5 posições diferentes, que podem ser em crosses diferentes e até no mesmo, mas com timings diferentes. Se estou alavancado 100:1, x 5 e ao colocar os respectivos SL...SLOSS é muito importante no Forex, essa situação nunca acenteceria, porque automaticamente a posição está defendida. Aconselho vivamente a quem pretender entrar neste mundex....que é o forex....nunca se esqueça do SL, porque aí sim pode acontecer as situações descritas.

Registado: 12/12/2002 13:10

Re: Interactivebrokers

por Tecnoboy » 2/3/2006 22:09

Marquês de Pombal Escreveu:Negoceio futuros Eur/Usd, Jpy/Usd e Chf/Usd na interactivebrokers. Coloco sempre stops e nunca fico com posições abertas num fim de semana.
Desta forma é possível perder mais do que o que lá está???

Eu não te sei responder a isso, no entanto penso que deverias fazer essa pergunta à tua corretora, tal como outro membro aqui fez a pergunta à sua, dessa forma ficas com a certeza absoluta do que queres saber... ;)

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

Interactivebrokers

por Marquês de Pombal » 2/3/2006 22:07

Negoceio futuros Eur/Usd, Jpy/Usd e Chf/Usd na interactivebrokers. Coloco sempre stops e nunca fico com posições abertas num fim de semana.
Desta forma é possível perder mais do que o que lá está???

Registado: 30/4/2004 0:43

por scalper » 2/3/2006 21:44

Tudo depende da corretora...

Quando o trader de forex assume posições abertas a corretora exige uma margem fixada em função do valor da posição (curta ou longa) assumida inicialmente mas nem sempre representa o valor mínimo que o saldo da conta deve ter enquanto aquela posição se mantiver aberta, incluindo as perdas potenciais ou não realizadas. Ou seja, a margem mínima nem sempre representa o limite mínimo a partir do qual (abaixo do qual) ocorre a margin call.

Isto porque a margem mínima é função da alavancagem máxima oferecida pela corretora, enquanto que a margin call depende do risco que cada corretora está disposta a assumir na manutenção de posições abertas de um trader que já não respeite a margem mínima, sendo definida em função da relação entre a margem mínima e o denominado valor actual líquido da conta (e que poderá, eventualmente, ser de 1:1).

Cumps.

por djovarius » 2/3/2006 20:48

Exactamente.

Por exemplo, o mesmo já não aocntece nas opções, quer clássicas, quer exóticas.
Aí, só se perde o prémio efectivamente pago.

Por isso é que há produtos financeiros e soluções que servem os diferentes estilos de investimento ou especulação.

Os mercados estão evoluidos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 20:43

Não gostaria de referir os casos particulares, mas repara... basta estares alavancado - com toda a tua conta - 10 vezes num CFD sobre uma acção e essa acção abrir a cair 11% depois de uma péssima apresentação de resultados, para já estares a dever dinheiro a alguém...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por valves » 2/3/2006 20:41

essa é de facto uma situação preocupante em todo o caso penso que algumas correctoras se vão defendendo e também defendendo os seus clientes aumentando as exigencias de margens mas existem sempre situações imprevistas ... já agora Ulisses podes adiantar um pouco mais sobre esses três casos não as pessoas envolvidas mas e que empresas se trataram e o que motivou queda tão violenta ?

Abraço
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por djovarius » 2/3/2006 20:41

Exacto Ulisses,

Penso que te referes principalmente aos mercados de futuros, onde possa haver um "gap" nos preços, originando, devido à alavancagem, uma desvalorização suficiente para "comer" as margens.

Já agora, foi muito boa a explicação anterior do Jack, que acabei de ler.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 2/3/2006 20:35

DJ, o problema é que, em algumas situações, sobretudo noutros mercados que não o Forex tal não é possível...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jack » 2/3/2006 20:34

wolfmen,

A situação que escrevi é para o seguinte caso:

Vamos supor que tu tens na conta €20.000. Abriste várias posições em EURUSD em diferentes preços e em diferentes pesos (cada posição tem um peso diferente). No global, essa posição quando entrar em margin call, vão começar a fechar os vários lotes que abriste até que se verifique que já não estás em posição de margin call. Pode portanto acontecer, no limite, fecharem-te 7 lotes mas não fecharem os outros 3 (que terias) dado que o peso desses lotes, tendo em conta o dinheiro com que a conta ficou depois de 7 terem sido fechados, não te exijam fechar esses 3. Isto pode acontecer quando tentas apanhar um swing e vais construindo a tua posição ao longo do tempo: quando no final do swing verificas uma retracção, se a construção das tuas posições não foi feita em pirâmide (muito fácil de acontecer se não tiveres atento, dado que a meio do swing tens mais poder de compra devido às posições ganhadoras), ficas com um preço médio elevado que poderá provocar um margin call no global da posição. No entanto isto não significa que todas as tuas 10 posições sejam perdedoras (as iniciais até devem estar positivas). Ou seja, vão sendo fechadas as posições que não respeitam a margem.

Isto acontece quando a correctora respeita os diferentes lotes que vais construindo e não assume a posição como um todo. Daí a importância do money management, que não se resume a saber o "quanto". Há mais uns "pormaiores" a dominar :)

Registado: 2/10/2005 12:32

Próximo