BullPower Escreveu:Boas. Até assusta. Está aqui um topo brutal para o longo prazo. Creio que vamos ter um bear market horroroso, mas que deve ser aproveitado obviamente.
Mas que pessimismo tão contrário ao nome, ó Bull!
Bem, é certo que até meados de Abril a sazonalidade não é positiva nos diversos índices, mas essa visão Bear, suportada pelo Nichols e o Pretcher, por exemplo, pode ser MUITO facilmente contrariada afinal pela tal famosa política de injectar liquidez no mercado, em especial se as tendências inflaccionistas se mantiverem sob controlo, como afirmam os dados oficiais.
Para além do mais, reafirmo a minha convicção de que a influência de Wall Street sobre os diversos mercados se está a esbater vada vez mais e, num breve futuro, talvez seja a Ásia a ditar as cartas e a Europa também a seguirá.
Aliás, já actualmente é visível a influência decisiva que o Nikkei tem sobre a abertura do DAX. Assim, com as fortes valorizações nestes 2 dias - assumindo que não vai cair no final desta sessão, claro - os índices europeus beneficiaram de boas subidas sustentadas na abertura, com a influência dos States a fazer-se sentir apenas a partir das 13:30h.
Em suma, este ciclo de baixa pode afinal ser muito mais moderado e transitório do que aquilo que eu também previa há uns meses atrás e, mais importante ainda, mesmo que os States passem mal isso não se reflectirá obrigatoriamente na mesma proporção na Europa e muito menos na Ásia.
Enfim, veremos o que vai suceder após meados de Abril e a entrada num ciclo sazonal mais favorável. Ainda assim, arriso-me a dizer que as previsões dos permabear sairão uma vez mais defraudadas...
Up is the only way...
Rui leprechaun
(...and it will stay!

)