Página 1 de 1

cont

MensagemEnviado: 21/2/2006 15:29
por Infoo
Capitalismo... capitalismo.... interesses nacionais à parte ;)

notícia na Cadena Ser:

El Gobierno insinúa que prefiere a Gas Natural a la alemana E.On como dueños de Endesa

re

MensagemEnviado: 21/2/2006 15:17
por Infoo
OPA da E.ON sobre Endesa: Governo espanhol prefere empresa de energia espanhola forte (em vez da E.On)
in negocios.pt 14:05

O Governo espanhol já se pronunciou sobre a Oferta Pública de Aquisição lançada pela alemã E.ON sobre a Endesa. O secretário de Estado da Comunicação disse que o executivo acredita que o que convém aos interesses de Espanha, num sector estratégico como o da energia, é ter uma empresa nacional forte.

Fernando Moraleda, citado pelo Expansión, diz que o Governo respeita as regras do mercado estando à espera de conhecer a sua opinião «porque aqueles que criticaram num dado momento» a OPA lançada pela Gás Natural sobre a Endesa para criar uma grande empresa espanhola no sector eléctrico e do gás «não vêem nenhuma inconveniente em que uma empresa alemã compre uma espanhola».

A E.ON, maior energética da Alemanha, lançou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Endesa, por 29,1 mil milhões de euros. Esta oferta é superior aos 22,4 mil milhões de euros implícitos na oferta da Gas Natural.

A Gas Natural lançou uma OPA hostil sobre a Endesa em Setembro no valor de 22,2 mil milhões de euros, uma operação que a última empresa tem tentado que não se concretize tendo para isso recorrido a tribunais espanhóis e europeus para tentar que se chumbasse a operação alegando que esta aquisição poderia trazer problemas concorrenciais. Recorde-se que o Governo espanhol aprovou a operação, apesar da opinião contrária da entidade da concorrência espanhola.

E.ON apresenta OPA sobre a ENDESA

MensagemEnviado: 21/2/2006 7:20
por scpnuno
a E.ON apresentou uma OPA sobre a ENDESA, num valor 30% superior ao proposto pela GAS NATURAL.

Noticia transmitida pela Bloomberg que cita a Cadena Ser.

Abraços (e parabens a quem detem Endesa)