Página 1 de 1

MensagemEnviado: 17/2/2006 20:18
por valves
Boas ... ainda continuando o interessante debate de ontem vamos então fazer um comentario a este interessante texto :

O insucesso da OPA da Sonae sobre a PT é um dos factores de incerteza da operação. E um dos receios dos investidores, que temem uma queda acentuada da cotação caso a aquisição fracasse. Um medo que poderá ser infundado. De acordo com os analistas, as acções da operadora não deverão cair abaixo dos 9,5 euros, mesmo que a operação não se concretize.


Vamos analisar o que se passou antes do anuncio da OPA : a PT estava alinhada em termos de preço com as Telecoms europeias e estava já um pouco cara face ás congeneres europeias surge uma oferta de compra a 9,5 e a PT dispara num dia mais de 20% na expectativa de OPA. No cenario de OPA falhar só se o mercado for irracional e não gostar de ganhar dinheiro é que o capital que está a segurar a PT nestes valores não tenderá a realizar mais valias e a direccionar-se para as outras telecoms europeias que estão muitissimo mais baratas pois é evidente para todos que um cenario de Contra OPA só a muito custo é que pode ser vendido a quem está investido em PT( do estrangeiro seria vetada e de Portugal é pouco provavel que surja alguem com capacidade de efectuar uma operação deste género )
Portanto resta a hipotesse de a PT ser artificialmente segura nos 9,5 pois mas isso não será feito de graça pois capital que estiver a segurar a PT é capital que fica privado de ganhos num horizonte de medio prazo pois a PT esgotou a maior parte dos ganhos este ano e aqui ao lado temos FT e DT a prometerem muito mais ...

PT

MensagemEnviado: 17/2/2006 13:49
por josecarlosvalente
€9,5 é o suporte ou querem acreditar nisso! Esse suporte vai ao ar se a OPA falhar e a sonae.com vai sentir na pele também, caso a OPA falhe.

Cumprimentos e BN

MensagemEnviado: 17/2/2006 13:45
por Ulisses Pereira
Por regra, quando uma OPA sai frustrada, as acções da empresa sobre a qual recai a oferta caem no primeiro dia após ser conhecida a notícia. Mas depois os títulos voltam a valorizar ao incluírem o prémio de aquisição que passa a pesar sobre a empresa. A ideia é que, mais cedo ou mais tarde, ela voltará a ser alvo de uma oferta.


Na Cimpor, ainda estamos à espera dessa outra oferta e já lá vão 6 anos...

Um abraço,
Ulisses

Cotação da PT com suporte nos 9,50 euros caso OPA falhe

MensagemEnviado: 17/2/2006 8:56
por luiz22
Cotação da PT com suporte nos 9,50 euros caso OPA falhe

O insucesso da OPA da Sonae sobre a PT é um dos factores de incerteza da operação. E um dos receios dos investidores, que temem uma queda acentuada da cotação caso a aquisição fracasse. Um medo que poderá ser infundado. De acordo com os analistas, as acções da operadora não deverão cair abaixo dos 9,5 euros, mesmo que a operação não se concretize.

Por regra, quando uma OPA sai frustrada, as acções da empresa sobre a qual recai a oferta caem no primeiro dia após ser conhecida a notícia. Mas depois os títulos voltam a valorizar ao incluírem o prémio de aquisição que passa a pesar sobre a empresa. A ideia é que, mais cedo ou mais tarde, ela voltará a ser alvo de uma oferta.

Os analistas são unânimes ao afirmar que a Portugal Telecom não será a mesma daqui para a frente. A oferta da Sonae demonstrou que a PT não é uma fortaleza intransponível. E que, mesmo que a oferta da Sonae venha a falhar, outras se lhe seguirão.

"O falhanço da Sonae não significa que os accionistas da PT também vão perder, já que continuamos a acreditar que existe uma elevada probabilidade de novas ofertas ou uma revisão em alta do valor proposto uma vez eliminada a ?golden share? do Estado", afirmam os analistas do Banif. "Se a Sonae retirar a oferta, os 9,5 euros deverão funcionar como um valor de suporte devido ao ângulo especulativo que o título agora encerra", pode ler-se ainda.

Ou seja, dificilmente as acções da PT voltarão ao 8,18 euros que valiam antes da OPA. Os investidores que já tinham acções da PT antes da oferta podem ter quase assegurado o encaixe do prémio da operação. Ontem, os títulos da operadora encerraram a sessão a ganhar 0,31% para os 9,79 euros.

Para este banco de investimento, a decisão do Governo acerca da ?golden share? na PT ? que poderá ser retirada na assembleia geral que terá lugar em Abril ? será o "factor chave" para que apareçam ofertas concorrentes às da Sonae.

"As acções da Portugal Telecom não deverão regressar à cotação antes da OPA", refere outra analista contactada pelo Jornal de Negócios. "As coisas nunca mais serão as mesmas", refere. "Se não for esta, vão haver outras OPA", diz a analista, que acredita que a cotação da PT vai oscilar entre os 9 e 9,5 euros caso a operação falhe.

Os últimos preços alvo para a PT, divulgados após a oferta, variam entre os 9,5 euros e 11 euros. A Lisbon Brokers tem o valor mais elevado, enquanto o mais baixo pertence ao ING. Pelo meio, o BCP Investimento tem um preço alvo de 9,85 euros, enquanto o Dresdner atribui à PT um valor de 10,5 euros.

"O pior que poderia acontecer à PT era o actual núcleo de accionistas reforçar a sua posição antes da assembleia geral, para bloquear alterações aos estatutos", considera o Banif. De acordo com os cálculos do banco, isso exigiria um reforço entre 2% e 20% dos actuais accionistas, já que a legislação define que é necessário um terço dos direitos de voto para formar uma minoria de bloqueio na assembleia geral.


2006/02/17 - 07:10
Fonte: Canal de Negócios