<Recrutamento de um funcionário por dois aposentados vai ser operacionalizada> Escreveu: A regra do recrutamento de um funcionário por cada dois que se aposentam vai ser operacionalizada este ano.
A medida, que estava prevista no programa do Governo, vai no entanto ser flexível. De acordo com o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, haverá serviços em que por cada dois funcionários que saírem entrará um. Mas haverá serviços em que por cada dois que saírem poderão entrar dois ou três, "porque são precisos". Por outro lado, haverá serviços em que, "mesmo que saiam dois três ou quatro não deve entrar nenhum", rematou.
<Governo prepara fusão de delegações da DGO> Escreveu:No âmbito da reorganização da estrutura de acompanhamento e controlo orçamental, o Governo vai proceder à fusão de delegações da Direcção Geral do Orçamento. O plano concreto será conhecido na altura da divulgação do Plano de Reestruturação da Administração Central do Estado, prevista para Março.
<Viagens de dirigentes públicos vão dispensar autorização do ministro das Finanças> Escreveu:Os dirigentes públicos vão deixar de ter de pedir autorização ao ministro das Finanças para realizarem quaisquer deslocações ao estrangeiro.
Actualmente, todos os dirigentes da Administração Pública que tenham de se deslocar para fora do País, têm que receber uma autorização prévia do ministro das Finanças para o efeito.
Fernando Teixeira dos Santos vai acabar com este tipo de procedimentos.
<Teixeira dos Santos quer funcionários públicos mais motivados e qualificados> Escreveu:O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, acaba de apresentar as linhas de actuação do Ministério que lidera, para o ano de 2006. Os principais objectivos visam a conseguir uma consolidação orçamental e aumentar a competitividade fiscal. Visam também ter uma administração pública mais motivada e qualificada, que possa prestar serviços de maior qualidade.
Assegurar um quadro financeiro estável e eficiente, «ao serviço da inovação, do crescimento e do emprego», para melhorar o bem estar dos portugueses é a mensagem que o Ministério das Finanças quer passar com as linhas de acção apresentadas hoje.
Deste pacote faz também parte a reforma da administração pública, cujo principal objectivo é «prestar serviços de maior qualidade, preparando uma administração pública moderna e com recursos humanos motivados e mais qualificados».
O Ministério das Finanças pretende, ao longo de 2006, rentabilizar e gerir de forma mais racional, os recursos financeiros e patrimoniais do estado.
<Governo quer melhorar serviços públicos prestados aos cidadãos> Escreveu:Um dos objectivos das linhas de acção do Ministério das Finanças para 2006 passa por melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.
«Queremos a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Isso exige uma administração público moderna, com um novo figurino organizativo, novo modelo de gestão e recursos humanos motivados», adiantou Teixeira dos Santos em conferencia de imprensa.
in http://www.negocios.pt/