Presumo que os novos cálculós se apliquem sem efeitos retroactivos, né? ou seja, continuaremos a pagar todos por reformas de "reis".
Novos cálculos chegam mais cedo
Novo método faz a média a toda a carreira contributiva para apurar a reforma e não apenas aos melhores 10 dos últimos 15 anos.
Os novos cálculos das pensões vão entrar em vigor mais cedo do que se espera, isso mesmo deu a conhecer, esta terça-feira, no Parlamento, o ministro da Segurança Social.
O saldo positivo da Segurança Social em 2005 não significa que os problemas de sustentabilidade do sistema estejam resolvidos. O ministro da Segurança Social aproveitou os parabéns que muitas bancadas parlamentares lhe deram pelos bons resultados para recordar o fantasma da bancarrota da Segurança Social em 2015 e também para lançar uma nova máxima: os fundos de pensões não são o euromilhões.
Os 200 milhões do aumento do IVA para a Segurança Social ajudaram aos resultados, mas mesmo assim o ministro anuncia uma revisão de todas as despesas, como o caso dos cálculos da pensão de reforma.
É que a Segurança Social tem 2,700 milhões de pensionistas e a entrada em vigor dos novos cálculos para as reformas pode fazer toda a diferença em próximos orçamentos. O assunto vai agora à concertação social e lá para o Verão se saberá quando serão actualizados os cálculos das pensões de reforma.