pedras11 Escreveu:Não deve haver no mercado empresa mais "careira" que a PT Multimédia.
(...)
Esta operação não tem nada de complicado. A PT é uma empresa cotada na bolsa de lisboa, LOGO qualquer entidade poderá lançar uma OPA. Como diria o outro, é a vida.

O grau de satisfação de um cliente com uma empresa ou serviço não se pode aferir unicamente pela componente preço, claro. E a este respeito, até estamos a falar, genericamente, das 2 empresas mais caras do mercado, note-se!
É o binómio qualidade/preço que pode definir se vale ou não a pena ser cliente da empresa A, B ou C, sempre e em toda e qualquer circunstância. E quem está bem com o que tem não sente qualquer necessidade de mudar do certo para o incerto.
Mas a qualidade de um serviço paga-se, naturalmente. Até algo exorbitantemente, por vezes. Ou seja, não é bem a mesma coisa comer no tasco da esquina... ainda que a comida caseira até seja aí muito bem confeccionada... ou no Tavares, no Fialho e outros estabelecimentos topo de gama e com fama!
Num serviço que para mim é absolutamente essencial, como a internet, não questiono tanto o preço que pago como a excelência do serviço que me é oferecido. E, neste caso, a Netcabo oferece-me uma qualidade INSUPERÁVEL... ponto final!
Quanto à concorrência da Sonae... está quieto! Lê só os jornais aqui da região e o testemunho de quantos foram aldrabados com promessas de preços mais baratos... o que até pode ser verdade, se bem que incluir as taxas de assinatura telefónica ou o serviço da TV Cabo na comparação de preço seja uma mera falcatrua para enganar incautos!... e vê o grau de insatisfação e descontentamento provocado por uma empresa autenticamente "mixuruca" neste campo!
Factos são factos e não meras palavras ocas! Aliás, como disse acima, as empresas concorrentes da PT e da Sonae - em especial, a ONI, Cabovisão, Tele2 e Vodafone - podem beneficiar grandemente com a desconfiança provocada entre os consumidores mais bem informados... que para os outros qualquer coisa serve!... com esta situação verdadeiramente anómala de uma empresa afogada em dívidas pretender adquirir outra de dimensão muitas vezes superior e sem problemas financeiros!
E já que a minha ênfase até se centra sobretudo na qualidade, gostava de saber se a administração da Sonae ou os seus gestores foram alguma vez premiados, a nível nacional ou internacional, pela qualidade da sua gestão tal como sucedeu, e por diversas vezes, com a administração da PT e suas associadas.
Na vida, nem tudo se resume à mera arimética dos números ou dos preços, já que nem tudo se compra ou vende, como é evidente. E, a este respeito, se a integridade moral e a ética empresarial, repito, pudessem ser compradas, ah! aí sim, até talvez esta OPA fizesse algum sentido... e mais não digo, que isto é um fórum público onde me devo conter para não causar evidentes embaraços e problemas à sua administração.
Como para bom entendedor, meia palavra basta, não me parece necessário acrescentar muito mais. Afinal, falamos de empresas cotadas em Bolsa, certo? E que tal dar uma vista de olhos à evolução das cotações de ambas, desde a sua admissão em Bolsa? Creio que só isso diria MUITO acerca da tal qualidade de gestão de uma e de outra, ou seja, quem cria e quem destrói valor para o accionista, quem o toma em consideração ou não quer saber dele para nada!
A conclusão é demasiado simples e óbvia para merecer grande debate e muito palavreado. É a tal imagem que vale por mil palavras, e assim sendo...
WorldCom à portuguesa? NEVER!!!
Mas o que mais me surpreende ainda nisto tudo, é o facto de, a fazer fé no que aqui se lê, esta operação absurda ser dada quase como facto garantido, vide a mensagem inicial que originou o presente debate. Ora, se os grandes accionistas são aconselhados a não vender - tendo por base o preço baixo da OPA - e vários outros manifestaram publicamente a sua intenção de não aceitar essa oferta, de que modo pode esta OPA hostil e contra-natura ser alguma vez bem sucedida?! Ou ainda, qual é a percentagem de accionistas que deve manifestar a sua concordância com a operação para que esta se possa concretizar? Suponho que 2/3 ou não será?! That is quite a lot, it seems! Isto já para não falar da tal desblindagem de estatutos, etc.
In a word: this is a doomed and dummy plan!... mas obviamente bom para os pequenos accionistas e especuladores de ocasião, que podem aproveitar e bem as variações de preço da PT... tanto para cima como para baixo, atenção!
E aqui fica de novo o que penso sobre este assunto, e nada mais vou acrescentar, já que devo é concentrar-me nos meus objectivos de trading e não em fait-divers inconsequentes e que não farão história.
Por fim, posso dizer que nunca tive em carteira acções de nenhum dos 2 grupos, tendo unicamente negociado por diversas vezes, o ano passado, warrants da PTC.
And that's all!
Rui Vaz da Fonseca
PS: Uma pequena ajuda para quem tem dificuldade em conseguir os gráficos comparativos das diversas acções dos 2 grupos empresariais. Assim,
depois de ajustados por dividendos e splits (dados do Yahoo!), era este o valor dessas acções, no início do ano 2000, ainda no fulgor da bolha tecnológica. Bem, há bolhas e bolhas... ora vejamos:

PTC - 03/01/2000 - 9.63

SON - 03/01/2000 - 46.32

PTM - 03/01/2000 - 26.64

SNC - 02/06/2000 (OPV) - 11.08
Do I need to say MORE?!?!?!