Não percebo pq é q a Lei Organica (DL nº10/2003 de 18 de Janeiro) não se aplica. Parece-me ter tanta força como o DL nº18/2003 de 11 de Junho onde é definidio o regime juridico da concorrencia.
Não é uma questão de força jurídica pq aí parece n haver dúvidas que têm a mesma. É uma questão de especialidade: é a lei da concorrência que regula a matéria em discussão enquanto a lei orgânica, embora possa dar indicações interpretativas é de carácter geral e não resolve o nosso problema...
Ou seja, no caso da AC reprovar a fusão da TMN com a Optimus, a Sonae, por este ponto do artigo 1º, mais o 34.º, pode recorrer ao ministro da economia que terá a decisão final.
Se pode recorrer significa que a decisão da AC é vinculativa no processo.
É óbvio que o Ministro pode alterar mas não o fará da forma que lhe apetecer e isto por dois motivos:
1. Por uma questão de legalidade: não te esqueças que a lei da concorrência é uma lei como todas as outras e se a AC disser que esta não é respeitada, o governo terá de invocar um argumento suficientemente forte para que o público "engula" uma ilegalidade. E repara que entre o público há "n" players muito interessados no assunto e que não vão deixar de recorrer aos Tribunais, se necessário, para sindicar a decisão do Ministro (que também me parece recorrível).
2. Depois, porque esta questão não tem só impacto nacional mas tb comunitário e a esse nível de decisão vale, como sabes, a estrita legalidade.
Em suma, para qualquer análise no decorrer desta OPA, vou sempre considerar que a decisão final será do Governo.
Neste aspecto tens razão, o que não significa, nota, que o parecer da AC não é vinculativo no processo pq é: no processo é ela quem decide e se não fosse vinculativo n havia necessidade de recurso.
Mas é minha opinião que isto só tem uma solução: ou se entendem todos (Sonae, PT, Gov. e AC) ou isto vai arrastar-se uns tempos nos tribunais.
Não é por acaso que a PT já contratou não sei qtos escritórios de advogados para se defender da OPA...
Enfim cá estaremos para ver no que isto dá mas continuo a dizer que dificilmente a Sonae conseguirá levar avante a fusão da Optimus e da TMN sem qualquer contrapartida.
Tenho dito
Abr