Página 1 de 2

MensagemEnviado: 8/2/2006 9:42
por Menor_Valia
Saudações ilustre Pata-Hari!!

Pata-Hari Escreveu:9.50 mais o dividendo é 9.885 e é esse o valor a ter em mente se considerarmos que a opa terá sucesso.


Isso só faria algum sentido se o valor do dividendo não estivesse já descontado/somado no prémio atribuido pela Sonae...

Um abraço,

JR

MensagemEnviado: 8/2/2006 1:20
por César
Ulisses gostei do teu artigo!
Um abraço! :wink:

MensagemEnviado: 8/2/2006 1:12
por tiopatinhas
Achei o máximo :lol:
Uma total surpresa que abalou muitos candidatos ao título.
Para mim desde que o tio Belmiro não revenda e não seja apenas para gerar mais valias, era bom que uma empresa destas ficasse em mãos nacionais.
Afinal.... o que é nacional é bom :wink:
Por outro lado, o timing foi estudado dando tempo à Telefonica para gastar uns trocos noutras andanças e agora...não lhe será fácil arranjar tostões...
Para mim foi o Tio Belmiro a fazer um valente CHEQUE MATE :mrgreen: :mrgreen:
Se tivessemos mais empresários assim... Portugal era lindo :lol: :wink:
Ulisses, concordo inteiramente contigo :wink:
O mercado é por vezes incoerente...
As minhas poucas que estava à espera de reforçar se viesse para baixo, lá as despachei. Exactamente como a tua opinião aponta, logo pela manhã despachei a menina.
Bn e um abraço
Bem haja pelo artigo.

Re

MensagemEnviado: 8/2/2006 1:04
por JAS
Pata-Hari Escreveu:Jas, para efeitos da tua análise quando compras acções para a carteira, interessa-te o que o mercado poderá pagar pelas tuas acções no teu time span ou quanto é que elas efectivamente valem?

Os targets reflectem o que os Analistas acham que a empresa cotará, em termos de bolsa, dentro do prazo de 1 ano.

Eles baseiam-se na cotação a que estavam, nas expectativas do sector, e nas próprias expectativas de lucros da empresa em causa.

Nada disso se alterou de ontem para hoje, pois não?

Beijinhos,
JAS

MensagemEnviado: 8/2/2006 0:52
por Touro
Não sei se será assim tão líquido, afirmar que ninguém sabia da operação. A subida da PT dos 7,5 euros em Novembro até aos cerca de 9 euros em Janeiro deste ano (+20%), pode não ter sido expontânea.

Além do mais o 'timing' do início da subida parece coincidir com a data em que a operação começou a ser cozinhada. É também de notar as cajadadas que a cotação levou durante essa subida, quando parecia querer subir descontroladamente (ver quedas violentas de -5% em 3 dias em meados de Dezembro, queda mais ou menos violenta desde o início do ano, e mais recentemente a queda de cerca de 3,5 % num só dia).

A ideia de que a operação foi imperceptível ao mercado não passa de um mito, no gráfico da PT ela está lá bem vísivel. Naturalmente que o 'timing' da operação era impossível prever olhando para o gráfico.

A OPA não teva qualquer surpresa, a surpresa foi ser a Sonae a lancá-la. A diferença para o forrobodó a que estamos habituados é que aqui muito poucos sabiam, e actuaram com discrição.

MensagemEnviado: 7/2/2006 23:26
por Armsantos
Boa noite a todos os forenses em especial ao sr. Ulisses pelo seu trabalho de exposição esclarecedora da situação sobre a OPA da Sonae. por minha parte muito obrigado.

MensagemEnviado: 7/2/2006 23:25
por Pata-Hari
Jas, para efeitos da tua análise quando compras acções para a carteira, interessa-te o que o mercado poderá pagar pelas tuas acções no teu time span ou quanto é que elas efectivamente valem?

Re

MensagemEnviado: 7/2/2006 23:22
por JAS
Pata-Hari Escreveu:E dado que a realidade da pt era um todo e não a soma das partes, fazia sentido que os analistas a avaliassem em termos de price target dessa forma mesmo conhecendo esse desconto. Ou seja, o cenário fundamental alterou-se, é natural que as análises se alterem. O jogo agora é outro.

O cenário fundamental não se alterou pois o valor da PTC é exactamente o mesmo de ontem para hoje.
O que se alterou foi a opinião dos analistas...

JAS

MensagemEnviado: 7/2/2006 23:18
por Pata-Hari
Castel branco, tens a maior operação financeira de sempre no nosso mercado, completamente inesperada, o mercado tem a reacção que teve com a euforia de todas as partes envolvidas (inacreditavel). Preferias o quê para te entusiasmar? que o dia fosse igual ao de sexta-feira? pensei que nem era para te responder e que era uma ironia e uma pergunta retórica. Desculpa se te ofendi.

Jas, eu não disse que os analistas não sabem fazer o calculo pela soma das partes, disse que um conglomerado ou um grupo como a pt transacciona a desconto face à soma das partes. E dado que a realidade da pt era um todo e não a soma das partes, fazia sentido que os analistas a avaliassem em termos de price target dessa forma mesmo conhecendo esse desconto. Ou seja, o cenário fundamental alterou-se, é natural que as análises se alterem. O jogo agora é outro.

Re

MensagemEnviado: 7/2/2006 23:13
por JAS
Ulisses, pois eu cá concordo contigo quanto ao facto dos Analistas andarem "cheios de medo" nos targets da PTC e agora, a posteriori, virem dar o dito por não dito e quererem emendar a mão.

E a desculpa da Pata, de que não sabem avaliar por partes, também não me convence.
Se não sabem deviam saber.
Pois em qualquer empresa se ela vale mais por partes, parte-se primeiro e vende-se por partes depois...

A Comissão Executiva da Portugal Telecom anunciou hoje que irá propor ao Conselho de Administração que seja submetida à Assembleia Geral Anual de Accionistas a aprovação de uma distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2005, no valor de 0,385 euros por acção, sujeita às condições de mercado e à situação financeira da empresa nessa data.

A Pata também considera que se deve somar os 0,385 aos 9,50 o que dá um preço de venda de 9,885.
Não concordo pois o dividendo não é um dado adquirido, ainda vai ser submetido a uma AG que só se realizará em 21 de Abril, e que nem sequer se sabe quando estará em pagamento...

A proposta da OPA "aceita e permite o pagamento desse dividendo" mas isso só ocorrerá se a OPA não for concretizada ANTES.


Mas falemos da hipótese da contra-opa por parte da Telefónica.
Para mim a conferência de imprensa de hoje foi muito esclarecedora.
Ter sido focado o "desencanto pelo Brasil" foi um claro sinal à Telefónica de que "se estiverem quietinhos pode ser que lhes vendamos os 50% da Vivo".
Para bom entendedor meia palavra basta.

Um abraço,
JAS

Re

MensagemEnviado: 7/2/2006 22:49
por JAS
castelbranco Escreveu:obrigado pela resposta

Tu andas mesmo de mau-humor...
Então com a PTC a subir 20% e as Sonaes a subirem 3% (em vez de caírem...) não vês entusiasmo?

Um abraço,
JAS

MensagemEnviado: 7/2/2006 22:19
por castelbranco
obrigado pela resposta

MensagemEnviado: 7/2/2006 20:43
por pedras11
Excelente artigo. Concordo quando dizes que é sensato vender nesta altura. Já não concordo com a semi "euforia" na sonae.com. Pois ela é neste momento compradora da PT, portanto se tal vier acontecer prevejo valorização a médio\longo prazo, mas não tanto uma OPA sobre ela.

Abraço

MensagemEnviado: 7/2/2006 20:40
por Pata-Hari
Ainda bem que assim é, moguita. É isso que faz o mercado mexer.

MensagemEnviado: 7/2/2006 20:37
por moguita
Pata-Hari Escreveu:Ulisses há alguns pontos em que não concordo exactamente contigo.


onde tu não concordas é onde eu mais estou de acordo com o Ulisses.

Se realmente acreditavam que a empresa estava sub-avaliada pelo mercado era só fazerem um research sobre o assunto (nada que não se tivesse visto antes noutros títulos). Agora soa a uma só coisa..."Ganância"

MensagemEnviado: 7/2/2006 20:32
por castelbranco
Ó Pata há aqui uma coisa que não entendo!!! mas entusiasmo com que? e porque?

MensagemEnviado: 7/2/2006 20:25
por Pata-Hari
Ulisses há alguns pontos em que não concordo exactamente contigo.

"É aqui que entram os analistas. Nas últimas semanas, a esmagadora maioria dos analistas apontava para preços alvo da PT valores abaixo dos 10 euros. Alguns até a consideravam sobrevalorizada. Agora, quando confrontados com a justeza do preço da operação, todos são unânimes em o considerar abaixo do valor da empresa! Onde está a coerência?" A coerência pode-se prender com o facto de, analisada por partes, a pt vale mais. E neste momento está a pesar-se cada parte no valor. Uma empresa partida em partes valeu sempre mais que uma empresa por inteiro. Um pouco como o tal desconto do conglomerado que fez com que o Belmiro separasse a sonae em várias partes. Ora até agora ninguém olhou para a pt por esse prisma. Há também outras questões que se podem levantar, nomeadamente a nível de eficiência fiscal por via do endividamento da sonae (este foi um argumento levantado pelo incognitus). Há algumas razões para que a situação possa ser revista, sim.

A outra questão é que neste momento o mercado não está necessariamente a descontar a contra-opa. 9.50 mais o dividendo é 9.885 e é esse o valor a ter em mente se considerarmos que a opa terá sucesso. Ora estamos abaixo desse preço e não acima.

De qualquer modo, esta é uma situação incrível, ehheheheheh! Que entusiasmo!

re

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:39
por Infoo
o caso PTM está mais dependente do que os reguladores forem "obrigados" a fazer, que até hoje ficaram-se pelas intenções...

...e se a opa sobre a PTC vingar... uma das formas de financiar aquilo por parte da SON seja vender a PTM a curto-prazo?...médio-prazo?


reguladores e SON que mandem de sua justiça

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:36
por Ulisses Pereira
birbante, confesso estar completamente às aranhas na PTM. A Sonae (neste caso através da SNC) era obrigada a lançar uma OPA e fê-lo mas a um preço inferior ao da actual cotação, limitando-se por isso a cumprir um requisito legal.

Confesso que tenho muitas dificuldades em perceber como pode evoluir a cotação da PTM face a este estranho acontecimento.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:32
por maisum_CALD
birbante, eheh o famoso espião
abraço

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:26
por birbante
Ulisses, e já agora quanto à PTM, qual é a tua opinião?
birbante

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:10
por iurp
Parabéns Ulisses. Consegues perceber as entrelinhas e os contornos de toda sta operação. Excelente artigo.

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:09
por Resina
Ainda bem que o ulisses colocou esse artigo! Não vá muita gente ficar agarrado!

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:05
por xico
Ulisses como sempre uma anaálise sensata.
Um grande abraço e BN,

MensagemEnviado: 7/2/2006 17:00
por maisum_CALD
Eu tb fiquei surpreendido mas quem não terá ficado!... Mas tb digo que fiquei contente e mais contente ficarei se o ti’Belmiro conseguir os + de 50%... O momento parece o mais oportuno devido ao caso da mais que provável alienação por parte do Estado da golden share e ao facto da telefónica se ter acabado de meter na compra da 02...
Abraço