A liberalização do mercado de telecomunic. começou ontem

Enviado:
7/2/2006 11:34
por de Peluche
A liberalização do mercado de telecomunicações em Portugal começou ontem.
A sonae estava cercada, não conseguia crescer, já que a PT como incumbente continuava a fazer uso de todas as artimanhas para impedir a concorrencia.
Estou convicto que o governo vai apoiar firmemente esta opa,assegurando uma autentica liberalização do mercado, o que será bom para os consumidores e assegura que a PT ficará em mãos nacionais embora mais pequena. A telefónica ficará com o seu bocado do bolo -- Brasil pelo menos, e a Sonae fica com a sua aposta nas telecomunicações com viabilidade e futuro.( A EDP também ganha !)
Tudo isto para dizer que qualquer que seja o resultado a Pt perdeu a posição de quase monopólio e isto tem de ser tido em conta na avaliação do valor futuro da PT
re

Enviado:
7/2/2006 10:57
por Infoo
agora vai ter uma piada dos diachos ver aqueles que têm estado a fazer downgrades no sector telecom e na PTC, virem agora afirmar que 9,50 é barato, quando até ontem considerariam isso caro.... vamos ver quem se vai contradizer

Analistas consideram oferta sobre a PT baixa ou muito baixa

Enviado:
7/2/2006 10:44
por luiz22
Analistas consideram oferta sobre a PT baixa ou muito baixa
07/02/2006 08:49
Os analistas de telecomunicações consideraram que a contrapartida de 9,50 euros por acção proposta pelo Grupo Belmiro de Azevedo na OPA à PT é baixa ou muito baixa. Numa sondagem feita pelo Jornal de Negócios Online, alguns especialistas estão a recomendar aos clientes não aceitarem a OPA, ficando à espera de uma proposta mais atractiva.
A Sonae SGPS publicou ontem um anúncio preliminar de oferta não solicitada de aquisição de acções da PT, com vista à obtenção de uma posição de controlo na empresa. A contrapartida oferecida é de 9,50 euros, o que avalia a empresa em 10,7 mil milhões de euros.
Virginia Pérez Repes do Ahorro Corporation disse ao Jornal de Negócios Online que «apesar do impacto na cotação ser muito positivo, pensamos que o preço oferecido é mais baixo do que o real valor da empresa».
As acções da PT valorizavam quase 20%, com o mercado a avaliar a maior operadora de telecomunicações do país em mais de 11 mil milhões de euros. O banco espanhol tem uma recomendação de «comprar» para as acções da PT e um preço-alvo de 10 euros.
Jonathan Dann da Bear Stearns International disse ao Jornal de Negócios Online que a oferta «é muito baixa» e que está a recomendar aos seus clientes «manter as acções para esperar por uma oferta maior».
A contrapartida de 9,50 euros é considerada também baixa já que a Lisbon Brokers avalia a empresa em 12,5 mil milhões, 16% acima da oferta de 10,7 mil milhões proposta pela Sonae.
Segundo o analista John dos Santos, apesar da Telefónica estar ela próprio envolvida em processos de aquisições/fusões, «pensamos que não irá deixar a sua -parceira- ser comprada por um preço abaixo do seu valor justo, ou seja, uns -meros- 10,7 mil milhões».
A possibilidade de vir a surgir uma contra-OPA ou do Grupo Sonae SGPS poder vir a rever em alta a contrapartida é a justificação apontada pelos analistas para a cotação da PT estar acima do valor oferecido na operação.
As acções da PT subiam mais de 20% negociando nos 10 euros.