EMILIA Escreveu:Estou a negociar um leasing imobiliário para comprar um escritório.
A compra do escritório prende-se, não com o facto de o negócio estar a correr muito bem, mas porque fica mais barato pagar a renda ao banco do que pagar renda ao senhorio. Será isto uma manifestação de fortuna, não me parece, é apenas uma questão económica. Será fugir aos impostos, não vejo como.!
O estado vai ver as minhas contas ( EU NÃO FUJO AO FISCO) e vai chegar á brilhante conclusão que eu tenho certamente rendimentos não declarados, dado que os meus proveitos são minimos ( è um negócio que só ao fim de 2-3 anos dará para viver dele), e vão chatear-me o juizo, claro que se forem ver as contas bancárias verão que estou a depauperar os meus queridos euros. Agora, que me vão chatear, ai isso vão.
Ainda por cima vou trocar de carro, não porque me apetece mas, outra vez por questões económicas, dado que pelas minhas contas o que vou poupar em combustivel dá para pagar o leasing para o escritório. Tenho que declarar a compra do carro e a venda??? Vou trocar um carro gama média-alta por um de média-BAIXA. Os brilhantes senhores das finanças, vão ficar bravos comigo, Um Escritório e um carro num ano com os meus rendimentos. INCRIVEL!! E o resto, o que leva alguém a fazer isto, não pensam!!
É lógico que aprovo todas as medidas de combate á fuga fiscal, portanto espero que que isto funcione, mas lá que vou levar na cabeça, ai isso vou.
Por acaso também estou a negociar um escritório para comprar em Leasing pelos mesmos motivos, pago mais ao senhorio, e olha que é a melhor altura dos últimos 15 anos para comprar, quem comprou à 5 anos provavelmente está aperder diheiro, mas quem comprar agora, estou convencido que daqui a uns 5 anos estará a ganhar para não falar que pagar ao senhorio é deitar dinheiro fora.
Mas não estou minimamente preocupado com o Fisco por causa disso, mais ainda, na contabilidade a renda é custo total daquele ano, no leasing são apenas os juros e a respectiva amortização/reintegração (a taxa é baixinha) que serão custo, o que irá fazer com que os lucros ficais aumentem, mas na prática o dinheiro sai da mesma forma do bolso
Sempre que há uma alteração o cidadão acaba por ficar desconfiado, os meios de comunicação fazem muito barulho para nada, ainda há bem pouco tempo foi os livros de reclamações, depois a facturação obrigatória dos restaurantes acima de 9,98 euros e na prática vê-se agora que foram medidas acertada.
O Fisco não vai andar a perseguir ninguém, quem comprou porque conseguiu poupar não tem dificuldade em provar, basta extractos bancários anteriores, o Fisco quer apanhar quem aufere rendimentos para comprar carros topo de Gama sem que os rendimentos assim justifiquem, bem como pagar um Leasing ou empréstimo proporcionalmente acima dos rendimentos mensaís, as pessoas que não têm nada a temer não terão dificuldade em provar seja o que for.
Atenção que por causa de algumas "expertices" mesmo que comprem um carro através de uma empresa em que tenha participação maioritária direcra ou indirecta também devem declarar, para não falar da "expertice" dos suprimentos (emprestimos) das sociedades onde participem, os Portugueses semrpe foram conhecidos por serem "espertos" mas o Fisco também está a ficar com meios capazes de apanhar o "xico esperto", não é à toa que alguns TOC (Técnicos Oficiais de Contas) vão colaborar com a Judiciaria, e ninguém melhor do que nós para saber os "truques"
Espero que NÂO transmitam a ideia aos vossos amigos e conhecidos que o Fisco anda a perseguir alguém, pagar impostos já é injusto por natureza mas o que o Fisco quer é apenas distribuir o pagamento dos impostos de forma mais justa do que está, agora pensem bem nos vossos visinhos, amigos, familia ou alguém que conheçam que tenha grandes moradias, Ferraris, Jaguares, Audi, BMW e Mercedes topo de Gama, e depois tentem associar à actividade deles a esse património e tirem as vossas conclusões, por cá não preciso de ir muito longe, basta percorrer a Av. Boavista, Foz, Antas, etc., moradias a custar 400.000 contos !!! Será que há assim tantos ricos ? ...
Tal como já disse aqui em tempos, não votei no Sócrates, mas reconheço que está a ter muita coragem, mexer no bolso doa grandes nunca foi fácil, se vai resultar ou não o tempo dirá ! Espero que o caminho seguinte seja fazerem o mesmo que fizeram aos TOC, responsabilizar cada profissional por aquilo que faz sob pena de perder a sua carteira profissional, estou farto de incompetentes desde médicos, professores, engenheiros, arquitectos, advogados e outros serviços ! Quando as coisas acontecem ninguém quer assumir (exemplos: queda da Ponte em castelo de Paiva e desabamento de obras) !
Abraço