Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT: curtos à beira de um ataque de nervos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 8/11/2002 12:21

Correcção, acaba de romper os 6.15 de forma algo violenta e foi aos 6.20 (outro valor q tb poderá ser boa referência como resistência). Mas, para mim, acima dos 6.15 a PT tende a ganhar força (que foi o acabou de acontecer, mais uma vez). Vamos ver se se aguenta... :)

Sorry, Pata... :wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por CiscoKid » 8/11/2002 12:20

Já debatemos os 6,20 há uns dias atrás, Marco. É o grande valor de referência, quanto a mim, para o "salto". Só que é um valor de peso. Como já tinha escrito num outro post: a partir dos 6,15 a subida é a pique.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por MarcoAntonio » 8/11/2002 12:18

Com DAX nos mínimos, a PT vai aos máximos na sessão, nos 6.15 (um valor que para mim é significativo).

Quanto ao resto, já sabem o que eu penso da PT:

Bull sem euforias, no curto-médio prazo, admitindo quedas no curto/curtíssimo-prazo. Isto enquanto não der sinal de saída...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por CiscoKid » 8/11/2002 11:56

Da PT pouco há a acrescentar. Senão o remake ao próprio título de início: terão os curtos nervos de aço?

O sentimento dominante aqui no Fórum é que a PT tem mesmo que descer, indo até contra o que as linhas da AT ainda não ditaram. Tenho gostado de "ver" as mil e uma teorias de como e porquê a PT deverá descer.

Se eu soubesse o que irá acontecer, para a semana, na cotação da PT estava rico. Volto a referir: já tenho visto a PT a "marinar" (a consolidar é uma palavra mais bonita) e depois explodir.

Com a cotação actual e como muitos diriam: "nem é carne, nem é peixe... é sabe-se lá o quê".
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por arnie » 8/11/2002 0:31

Pata-Hari Escreveu:Mas arnie, pode ser o ai jazus, mas o facto é que tocou lá e subiu....

Eu tb já não dava nada por ela, mas surpreendeu-me, como sempre, lol. Tb não é dificil :oops: . Mas concordo contigo que tudo aponta para a continuação da correcção, indicadores, formação das velas... you name it.



Pata

a reacção da PT ao suporte ascendente é natural, todos estão a olhar para ele neste momento, como tal, um teste ao mesmo trará ao título novos compradores. Foi isso que se viu.

mas olhando para o trend do título, sendo o mesmo de alta, a reacção de ontem deixou um sinal de aviso. Tivemos um dia de queda e a reacção de alta a esse dia não quebrou o anterior swing high. Esse facto colocou em risco o up trend de curto prazo.


baseando-nos nesta leitura, a posição mais segura neste momento será a short.

apesar de a PT já ter dado boas oportunidades ainda não consegui reforçar os shorts :cry:
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 8/11/2002 0:03

Mas arnie, pode ser o ai jazus, mas o facto é que tocou lá e subiu....

Eu tb já não dava nada por ela, mas surpreendeu-me, como sempre, lol. Tb não é dificil :oops: . Mas concordo contigo que tudo aponta para a continuação da correcção, indicadores, formação das velas... you name it.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por arnie » 7/11/2002 23:53

a PT neste momento aparenta estar num padrão de distribuição, o que é sinónimo de um topo

a gráfico que o Moz deixou ontem mostrou alguns indicadores com divergência bearish, SO e MACD Histogram, o que é um sinal técnico de venda



apesar de aquele suporte ascendente ser o "ai jesus" dos bulls, a meu ver a probabilidade neste momento já passou para o lado dos bears. A incapacidade de ontem a PT não ter conseguido quebrar os 5.26 euros deixou ali um duplo topo de curtissimo prazo



para amanhã apenas uma quebra em alta dos 6.10 euros poderá trazer algum momentum ao título, sendo os 6.26 euros o target a "abater"


um abraço
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por CiscoKid » 7/11/2002 20:08

Um abraço também para ti, druida. Opps... Ulisses. Velhos hábitos...
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por Ulisses Pereira » 7/11/2002 19:34

Muito, muito bem dito (ou deverei dizer "escrito"?). Às vezes, estes posts reflexivos são os mais interessantes...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por CiscoKid » 7/11/2002 19:28

Isto é só uma constatação. Uma curiosidade. Não terá tanto a ver com a PT. Há 2/3 dias o pessoal todo estava bullish, e ainda continuou hoje, para a maioria dos títulos. Qual efeito perverso, houve umas boas descidas. Precisamente na PT para a grande maioria a descida estava mais que consumada. E, afinal...

Eu não sei se a PT vai subir ou descer. Não é o que está em causa. Não sou adivinho. Parece-me é que as pessoas têm uma visão redutora: quando decidem que tem que descer é porque tem que descer mesmo, não deixando margem à outra hipótese do mercado. Por isso é que, por vezes, surgem os dissabores. Toma-se por certo o que ainda não aconteceu. Aliás este pensamento serve, igualmente, para o caso das subidas.

E, como está a PT? Não respira propriamente saúde ou vigor. Mas tem-se aguentado, o que significa que continuam em aberto as possibilidades de subida.

Mantenho: enquanto não for quebrada, em baixa, a linha altista não vejo possíveis grandes lucros para os curtos. E isso pode acontecer ou... não. É destas indefinições que a Bolsa vive.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por Jingles » 7/11/2002 19:13

Apartir das 16.00 horas, estes mesmos grandes levaram-na ao colo.
Para poderem amanhã venderem mais algumas aos pequenos.


Sem dúvida que houve alguém muito forte a pegar nela quando fez o mínimo do dia...Aquele fecho, num dia como o de hoje...não é normal :evil: Mas se os mercados americanos continuarem como estão...amanhã esses "grandes" vão ter algumas dificuldades em vendê-las com lucro aos pequenos :mrgreen: Mas, é claro, ainda falta muito para o fecho lá do outro lado do Oceano...Até lá muita coisa pode ainda acontecer :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 4/11/2002 23:40
Localização: Coimbra

As vendas d Pt

por Luma » 7/11/2002 18:55

Boa Tarde

Penso que a Pt está armadilhada, pelos grandes do sistema :!:
Durante o dia nos cofres existiam ordens dos grandes, no lado venda, e na compra só quase existiam ordens dos pequenos.

Apartir das 16.00 horas, estes mesmos grandes levaram-na ao colo.
Para poderem amanhã venderem mais algumas aos pequenos.
 
Mensagens: 2
Registado: 5/11/2002 14:51

ULISSES

por et » 7/11/2002 17:50

Qual a sua opinião acerca da PT?
Cumprimentos
 
Mensagens: 30
Registado: 5/11/2002 15:04

por CiscoKid » 7/11/2002 17:46

Ó Pata... ao menos podias escrever que concordas comigo... que desconsolo... nem que seja só hoje... :wink:
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por CiscoKid » 7/11/2002 17:39

A brincar... a brincar... a PT lá terminou a 6,06. O volume não foi muito forte, mas foi razoável. A não desprezar. Existem dias em que este título tem vontade própria, abdicando de perceber o que se passa nos mercados em geral. Foi um importante fecho por ser acima dos 6,05. Marca sempre "chatinha". Mas, enquanto não for passada a cotação 6,20 a incerteza reina no título.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por Pata-Hari » 7/11/2002 17:33

Impressionante como a ptc se quis aguentar, lol! é mesmo a velha ptc cheia de truques...
Anexos
ptcpata.png
ptcpata.png (17.02 KiB) Visualizado 7998 vezes
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 7/11/2002 16:04

Concordo com o R.martins. Além do mais o movimento de hoje confirma a retracção - mas para já mantendo-se na perfeita tendência ascendente.

Mas eu começo a achar que a ptc está mesmo boa para uma entrada... curta, lol.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por CiscoKid » 7/11/2002 16:00

É isso mesmo, caro R. Martins. A PT é pródiga em fintas. Mas, para os dois lados...

Também já tenho visto a PT a "marinar" e depois explodir para cima. Lembro-me quando andava, há bem pouco tempo, pelos 5,50 (depois ainda fez 5,30), e todos já sonhavam com uma ida muito perto dos 5 euros. Claro, que, na altura, as condições do mercado eram outras. O desgaste já está patente em muitos títulos.

Nem estou bear nem bull. Seguirei a tendência e as "dicas" que a própria PT ditar. Para já um facto inabalável: a cotação onde a PT tem navegado tem-se revelado um forte suporte, parecendo-me que se, de facto, for quebrado, a hipótese mais provável será uma regressão de 20/25 ticks. Mas ainda não foi quebrado. Aguardemos.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

Re: PT: curtos à beira de um ataque de nervos?

por R_Martins » 7/11/2002 15:48

CiscoKid Escreveu:Os mercados, em geral, a descerem. PT sobre o seu último dos suportes mais fortes (LTA). Mas... algo se passa. Não cede nem por nada. Quando isso já devia ter acontecido.

Claro que poderíamos "sacar" uma série de teorias sobre o facto. A PT, nos últimos dias, antecipou o mercado. E se o fizer de novo? Quanto mais não seja para deixar em "pulgas" quem está curto. O mercado, por vezes, mata e não perdoa.

O objectivo da passagem dos 6,20 continua intacto. Mais difícil, mas... intacto. Vamos lá ver se a abertura americana faz estragos.


Cuidado com as fintas que são tipicas da PT.
Se a tendencia for de queda, e a PT se aguentar, a queda será depois de grande dimensão.

Recorda-se de quando a PT acorda mal disposta e vai logo aos 4/5% menos?...
Vamos ver...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
 
Mensagens: 1611
Registado: 5/11/2002 9:23

PT: curtos à beira de um ataque de nervos?

por CiscoKid » 7/11/2002 15:29

Os mercados, em geral, a descerem. PT sobre o seu último dos suportes mais fortes (LTA). Mas... algo se passa. Não cede nem por nada. Quando isso já devia ter acontecido.

Claro que poderíamos "sacar" uma série de teorias sobre o facto. A PT, nos últimos dias, antecipou o mercado. E se o fizer de novo? Quanto mais não seja para deixar em "pulgas" quem está curto. O mercado, por vezes, mata e não perdoa.

O objectivo da passagem dos 6,20 continua intacto. Mais difícil, mas... intacto. Vamos lá ver se a abertura americana faz estragos.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, LCRLCR, Shimazaki_2 e 415 visitantes