Caldeirão da Bolsa

Mundo em ebulição

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mundo em ebulição

por ACM-SUIÇA » 26/1/2006 20:15

Boa tarde e saudações de Genebra

O presidente dos Estados Unidos o sr. George Bush disse hoje que está ansioso por dar o seu habitual discurso da nação que está marcado para o dia 31 de Janeiro e reafirmou que iria continuar a pressionar o congresso Americano para aprovarem a sua “Agenda Optimista”. Incluindo os seus cortes nos impostos, fazendo com que sejam cortes permanentes e não temporários. Ele continuou dizendo que não acha que as eleições do congresso que se aproximam façam muitas divisões partidárias e espera que as suas propostas sejam aprovadas. Continua a dizer que a economia Americana está muito forte.

As eleições na Palestina ainda estão muito frescas para que possa haver uma opinião formada por parte do presidente Americano, mas afirmou que o partido do Hamás, que teve bons resultados nas eleições deveria renunciar á destruição que provoca em Israel se quiserem cooperação dos Estados Unidos.

O Dólar manteve-se firme depois dos dados económicos terem sido divulgados, com o índice americano de bens duradouros a ter um valor de 1.3%, esperava-se uma leitura de 1.5% esta vez, sendo assim isto demonstra que as encomendas dos fabricantes vão baixar para os próximos meses. Os pedidos de desemprego que mede o número de pedidos para o subsidio de desemprego voltou com um valor de 283 mil pedidos, esperava-se um valor de 305 mil pedidos. O valor anterior tinha sido de 271 mil pedidos de desemprego. Sendo assim o valor foi abaixo do esperado mas mesmo assim foi superior ao do anterior mostrando que o mercado laboral está a perder alguma força.

Não costumam ser leituras que suscitem grande impacto nos mercados, poderá haver uma reacção mais duradoura com os dados de amanhã do produto interno bruto ou com o índice dos ordenados na outra sexta-feira que vem. Nas últimas semanas o dólar tem perdido alguma força com o sentimento dos mercados que a Reserva Federal Norte Americana esteja a terminar a sua ronda de aumentos das taxas de juros. Isto é visto especialmente no caso contra o Euro com o BCE a preparar-se para começar a fazer aumentos das taxas de juro depois de terem recebido dados económicos muito fortes, particularmente da Alemanha, a economia mais forte da Europa.

O BCE aumentou a sua taxa de referência um quarto de ponto percentual em Dezembro para os 2.25%, o seu primeiro aumento em cinco anos. Tudo indica que haja um novo aumento por parte do BCE, só não se sabe é exactamente quando é que será. Poderá ser agora a 31 de Janeiro ou em Fevereiro, não existem certezas absolutas, mas pelos discursos dos vários lideres de bancos Europeus e do próprio presidente do BCE o sr. Jean-Claude Trichet está tudo com expectativa que seja agora ainda em Janeiro.

A única coisa que poderá afastar este cenário do aumento das taxas de juro seria o crescente nervosismo que os investidores estão a sentir por causa do abastecimento dos mercados mundiais com crude. Está tudo á espera da resolução do problema com o Irão. Os Estados Unidos e o seus aliados Europeus já consideram fortemente entregar o assunto ao conselho de segurança das Nações Unidas. Toda a gente sabe que depois de entregue ao conselho de segurança da Nações Unidos que será meio caminho andado para um conflito armado no Médio-Oriente contra o Irão.

Se isto vier a acontecer o abastecimento de crude a nível mundial poderá vir a ser seriamente afectado uma vez que cerca de um quarto de todos os transportadores de crude passam ao largo do Irão. A Rússia continua empenhada em tentar chegar a um acordo com o Irão, tendo-lhes proposto ser a Rússia a enriquecer-lhes o urânio para que o mundo ocidental possa descansar o espirito e acreditar que o Irão não quer produzir armas de destruição em massa.

O ouro está a transaccionar abaixo do seu valor histórico de 25 anos estando a $558 a onça, sendo que o máximo de 25 anos era de $567.60 a onça. A prata é que está com uma escalada muito boa no seu valor, tendo atingido um novo valor máximo dos últimos 19 anos tendo estado hoje a $9.53 a onça. A prata que é utilizada em joalharia e na electrónica já ganhou 7% este ano em cima de um ganho de 30% em 2005. Existem muitos investidores com muita liquidez e que não têm sítio aonde colocar tanto dinheiro, portanto os metais preciosos tem subido de valor nas últimas semanas.

Tecnicamente o EUR/USD foi testado e segurou-se em transacções de tarde ontem um recuo foi iniciado que viu um mínimo de 1.2235 na Ásia hoje de manhã. O suporte forte continua a 1.2230, mais suporte a 1.2170, suporte chave a subiu para 1.2140. Resistência inicial era de 1.2260 que foi ultrapassada tendo feito um máximo de 1.2267 hoje, com resistência mais forte a 1.2280, a próxima quebra deveria ver a moeda subir acima de 1.2320 o alvo continua por volta dos 1.2450. Abriu a sessão a cotar-se a 1.2242. Fechou a sessão a cotar-se a 1.2228 a descer 0.12%.

O USD/JPY transaccionou a um máximo de 115.99 ontem, acelerado por interesses nas moedas europeias contra a japonesa e da Libra contra o Iene. O topo aguentou-se, tínhamos o risco de ver um mínimo de 155.30, o máximo hoje era de 144.60 no caso de o dólar ser vendido com força contra as outras moedas. Enquanto que o suporte chave continua a 114.60 temos um alvo para os cerca de 116,70 segundo a tendência. Hoje abriu a sessão a cotar-se a 115.78. Já fez um máximo de 116.34 e um mínimo de 115.43 hoje. Fechou a sessão a cotar-se a 116.33 a subir 0.45%.

A GBP/USD fez um novo máximo de 1.7935 antes de cair para 1.7830 outra vez, tem o mesmo alvo de 1.7750 a 1.7950 e foi capaz de se segurar mais um pouco. Uma quebra para cima poderia ter chegado ao nível de 1.8100 mais ou menos. Existia suporte forte a 1.7700 e a 1.7660. Suporte intra-diário era de 1.7820 com uma resistência de 1.7885. Abriu a sessão a cotar-se a 1.7834. Já fez um máximo de 1.7891 e um mínimo de 1.7825 hoje. Fechou a sessão a cotar-se a 1.7831 a descer 0.03%.

O USD/CHF estava igual com uma resistência chave de 1.2665 com uma quebra para subir alguns pontos podendo chegar ao nível de 1.2785 mais ou menos. Existia suporte forte a 1.2585 hoje mas seria preciso fechar abaixo de 1.2565 para poder avançar. Num movimento extremo poderia ter tocado no suporte de baixo a 1.2220. Abriu a sessão a cotar-se a 1.2645. Esteve numa faixa limitada tendo feito um máximo de 1.2688 e um mínimo de 1.2624 hoje. Fechou a sessão a cotar-se a 1.2684 a subir 0.28%.

Esperamos que conseguiram seguir os nossos gráficos com toda a conveniência e em tempo real na nossa página da net e através das nossas plataformas de negociação. Pois só assim é que conseguem ter uma ideia exacta dos movimentos das várias moedas mundiais. Esperamos que tenham conseguido bons negócios e que tenham conseguido alcançar os objectivos traçados para hoje.

Esperamos que tenham um resto de um bom dia.

Até amanhã.

ADVANCED CURRENCY MARKETS, S.A.
Genebra (SUÍÇA)
 
Mensagens: 232
Registado: 12/1/2006 16:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Burbano, cali010201, Google [Bot], Heldroo, iniciado1, jguerreiro.network, latbal, Lisboa_Casino, mjcsreis, PAULOJOAO, pbasto, psandrade, SerCyc e 875 visitantes