Caldeirão da Bolsa

El-Dorado Europeu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

El-Dorado Europeu

por ACM-SUIÇA » 23/1/2006 19:01

Boa tarde e saudações de Genebra

O ministro das finanças da Áustria, que estão presentemente na presidência da União Europeia, o sr. Karl-Heinz Grasser disse que está mais optimista em relação ao crescimento da Zona Euro no futuro próximo. A presidência da União Europeia quer trabalhar para garantir que o orçamento Europeu esteja pronto a 1 de Janeiro de 2007. O parlamento rejeitou o orçamento que tinha sido aprovado pelos líderes Europeus, amanhã será a primeira reunião de ministros das finanças Europeus com a Áustria na presidência.

O Euro subiu acima dos seus valores recentes tendo feito ganhos substanciais contra o dólar tendo chegado a um máximo de quatro meses de 1.2290. O Franco Suíço, visto muitas vezes como uma moeda refúgio também atingiu máximos de quatro meses contra o dólar. Os investidores estão cada vez mais optimistas em relação ao crescimento na Zona Euro e o mercado está-se a preparar para que a taxa de juro de referência siga até aos 3% até ao final do ano. Existe uma série de indicadores Europeus esta semana que serão bem vigiados.

O crude tem-se mantido perto dos $68 o barril hoje, mas tem acalmado de máximos de quatro meses após a Arábia Saudita ter prometido que cobrem qualquer falta no abastecimento provocado por interrupções na Nigéria, a OPEC não pensa cortar na produção quando reunir a semana que vem. Os preços do crude tem disparado subindo cerca de $10 desde que começaram as tensões na Nigéria e com o incremento das tensões por causa do programa nuclear do Irão. Adicionando á incerteza uma explosão num oleoduto na Rússia cortou o abastecimento á Georgia e á Arménia.

O Irão já veio a publico dizer através do porta-voz e negociador principal de questões nucleares o Ali Larijani que vão resumir a produção de urânio enriquecido se o país for referido ao concelho de segurança das Nações Unidas. Adicionando água quente á que já está a ferver a cassete de Bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo foi autenticada, os serviços secretos da CIA norte-americanos já vieram confirmar que é autentica.

O governador assistente do Banco do Japão o sr. Eiji Hirano disse hoje que a política de juros baixos não deverá sofrer alterações até que o crescimento económico esteja entrincheirado. Existe o risco de que o aumento dos juros dê cabo da recuperação económica. Isto depois de só na semana passada o governador do Banco do Japão o sr. Toshihiko Fukui ter dito que estavam a começar a emergir condições económicas que permitiriam sair do regime de juros quase a zero porcento.

Dos Estados Unidos os dados são muito escassos esta semana, com praticamente só as encomendas de bens duradouros e o produto interno bruto do último período de 2005 a suscitar algum interesse, estão previstos lá para o final da semana. Os preços mais elevados do crude são bem capazes de aumentar as incertezas em relação ao crescimento da economia Americana, isto tudo poderá começar a afectar a confiança dos consumidores afectando o consumo.

Quando o sr. Ben Bernanke substituir o sr. Alan Greenspan na Reserva Federal Americana a 1 de Fevereiro, ele vai ter que provar a todos que está em cima da inflação. Por tradição o novo presidente da Reserva Federal Americana tem quase sempre aumentado a taxa de juro quando toma posse. A pressão que existe sobre o sr. Bernanke é uma das razões que existe especulação de que as taxas de juro irão aumentar dos actuais 4.25% para pelo menos 5% ou mais até ao final do ano. Isto acontece com a necessidade de cada novo presidente da Reserva Federal ter que afirmar a sua independência perante os políticos de Washington.

O presidente da Reserva Federal de Nova Iorque pelo seu presidente o sr. Timothy Geithner diz que o enorme e crescente déficit da economia americana poderá apresentar um grave problema para a economia mundial, sendo que um eventual ajuste das taxas de juro poderá não ser gradual. Com este comentário fica em aberto as possibilidades do aumento das taxas de juro no Estados Unidos.

Tecnicamente o EUR/USD abriu com o sinal firme, subindo mais de um cêntimo após o fecho de sexta, o suporte inicial era de 1.2230 que foi quebrado tendo feito um mínimo de 1.2163 hoje, tinha resistência inicial a 1.2260. Tinha suporte muito forte a 1.2120. Existia uma grande resistência a 1.2325. Abriu a sessão de hoje a cotar-se a 1.2166. Fechou a sessão a cotar-se a 1.2166 a subir 0.90%.

O USD/JPY tinha um suporte chave a 114.20, tem suporte a longo prazo de 113.80. A tendência está para o fortalecimento do dólar a muito curto prazo, a próxima resistência era de 114.85, e chave de 115.10 tendo feito um máximo de 115.29 hoje. Abriu a sessão a cotar-se 115.52. Fechou a sessão a cotar-se a 114.65 a descer 0.44%

A GBP/USD continua a ter uma volatilidade intra-diária muito grande. Estava suportada inicialmente a 1.7750. Temos que fechar o dia acima de 1.7750 para ver subir mais. Estava com resistência inicial a 1.7820 e resistência chave a 1.7860, tendo feito um máximo de 1.7868 hoje. Hoje abriu a sessão a cotar-se a 1.7726. Fechou a sessão a cotar-se a 1.7841 a subir 0.63%

O USD/CHF a semana fechou a 1.2765. A sua resistência chave hoje era de 1.2710. Tinha suporte inicial a 1.2570. Abriu a sessão a cotar-se a 1.2730. Teve com um máximo de 1.2734 hoje e um mínimo de 1.2583. Fechou a sessão a cotar-se a 1.2599 a descer 1.03%. Tem estado mais uma vez a servir de moeda de refúgio hoje por causa das tensões no mundo.

Esperamos que conseguiram seguir os nossos gráficos em tempo real na nossa página da net e através das nossas plataformas de negociação. Pois só assim é que conseguem ter uma ideia clara dos movimentos das várias moedas mundiais. Esperamos que tenham conseguido bons negócios e que tenham conseguido alcançar os objectivos traçados esta semana.

Só resta desejar que tenham um resto de um bom dia.

Até amanhã.

ADVANCED CURRENCY MARKETS, S.A.
Genebra (SUÍÇA)
 
Mensagens: 232
Registado: 12/1/2006 16:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], latbal, mjcsreis, nbms2012, PAULOJOAO e 889 visitantes