Caldeirão da Bolsa

Teixeira dos Santos pede comissões mais baixas para pequenos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BullPower » 17/1/2006 13:21

Pois, mas no mercado PEX é preciso ter muito cuidado por exemplo a negociar produtos emitidos pelo BCP, pois eles são uns grandes aldrabões. Quando lhes convém, executam as ordens, quando não lhes convém, não executam. É o que dá quando a lei protege os maiores. Eu digo a todos para não negociarem no PEX e muito menos em produtos emitidos pelo BCP sob pena de serem roubados autenticamente. Não admira os lucros fabulosos que apresentam. BCP=LIXO
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1227
Registado: 28/1/2005 0:38
Localização: Massamá

e alternativas?...

por vsp » 17/1/2006 12:50

Bom dia,

No seguimento de um post do ovos moles noutro tópico fiz uma investigaçãozita e...

Comissões de negociação no mercado PEX


Por cada transacção realizada no PEX será devida uma comissão de negociação, a pagar por cada uma das partes no negócio, de acordo com os valores constantes da tabela seguinte:

Comissões de negociação
(valores em euros)
Acções e Fundos de Investimento
1
Futuros e Opções
0.5
Obrigações
0.5
Warrants, Certificados e Estruturados
0.5

Exemplo de cálculo da comissão de negociação:
A oferta de compra de 1000 acções da empresa XYZ é introduzida ao preço de 7 euros por acção, no dia 1; nesse dia, a oferta é executada parcialmente por uma operação de 100 acções; no dia 2, é executada parcialmente por três operações, uma de 200 acções, outra de 600 acções e outra de 10 acções, e no dia 3 permanece por satisfazer a compra das restantes 90 acções; as comissões de negociação para o membro n.º 22 são de 1 Euro no dia 1 e de 1 Euro no dia 2.


Será que a culpa tb não é nossa que não exigimos aos corretores que optem por soluções que não nos pesem tanto no bolso?...

É só uma questão...


Abraços,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 4/12/2002 17:24

Teixeira dos Santos pede comissões mais baixas para pequenos

por Infoo » 17/1/2006 12:16

Este Sr não era o boss da CMVM quando a Bolsa de Lisboa integrou a Euranext?
Este Sr não conhece o tarifário da Euroext feito ao negócio, o que empola e muito as comissões de uma dada transacção?
Este Sr não sabe que uma transacção de 1000 papéis de um dado activo pode ser "quebrado" em 2, 3, 4 ou mais negócios, e que e Euronext cobra ao negócio?
Não estará ele a esquecer-se de dar "uma palavrinha" à Euronext também, em vez de se dirigir somente a corretoras e bancos?



in negocios.pt:
"Junto dos intermediários financeiros
Teixeira dos Santos pede comissões mais baixas para pequenos investidores

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, apelou aos intermediários financeiros para também tomarem medidas para dinamizar o mercado de capitais, referindo que a diferença entre grandes investidores e os de menor dimensão deve ser levada em conta nos preços dos serviços prestados.

No discurso proferido na inauguração das novas instalações da Euronext Lisbon, Teixeira dos Santos resumiu as várias iniciativas que estão a ser preparadas, em conjunto com o ministério das Finanças e a Euronext Lisbon, para dinamizar o mercado de capitais português.

Mas Teixeira dos Santos apelou também à iniciativa dos intermediários financeiros para que tomem medidas neste sentido, pois «não é apenas ao legislador que cabem responsabilidades na criação de factores de acrescida competitividade e de dinamização do nosso mercado de capitais».

«Tanto os grandes investidores como os de menor dimensão são agentes de dinamização do mercado, e essa diferença deve também ser levada em conta nos preços dos serviços prestados», refere o ministro.

Para Teixeira dos Santos, «as comissões praticadas pelos intermediários financeiros não devem onerar as aplicações dos investidores, a ponto de os afastar do mercado de capitais, sobretudo quando se trate de pequenos investidores».

E o ministro acrescentou mesmo que «o estímulo ao desenvolvimento do mercado passa por uma melhor adequação das comissões aos ganhos obtidos pelos investidores, ao invés de os anular».

«Não é raro, hoje em dia, encontrar casos em que, para os menores volumes de investimento, os dividendos não são suficientes para cobrir os encargos de intermediação financeira a suportar pelos investidores», justifica o ministro.

Teixeira dos Santos refere também que tem de haver uma promoção permanente das cotadas portuguesas, em Portugal e no exterior, pois «só se investe naquilo que se conhece».

«Os emitentes e os intermediários financeiros têm também neste domínio um papel fundamental, através de uma actuação transparente com um escrupuloso respeito pelos investidores», refere Teixeira dos Santos."
 
Mensagens: 1620
Registado: 17/11/2005 1:02


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 852 visitantes