Caldeirão da Bolsa

Mundo em Banho Maria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por heterocedastico » 16/1/2006 17:04

Mercado prevê euro fraco esta semana com declarações de Trichet
O euro poderá cair esta semana, depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, ter sugerido que o ritmo do crescimento económico na Europa irá limitar os aumentos das taxas de juro.

--------------------------------------------------------------------------------

Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt


Euro em três meses

O euro poderá cair esta semana, depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, ter sugerido que o ritmo do crescimento económico na Europa irá limitar os aumentos das taxas de juro.

Um total de 51% de 59 operadores, estrategas e investidores inquiridos pela Bloomberg na passada sexta-feira aconselharam à venda de euros contra dólares. Outros participantes declararam que venderiam euros em troca de ienes em vez de adquirirem mais moeda única.

Os operadores reduziram as suas expectativas de juros mais elevados na Europa depois de Trichet, na reunião de quinta-feira – onde se manteve a taxa de base nos 2,25%, ter dito que os riscos para o crescimento económico se mantêm.

O presidente do BCE não indiciou novas subidas nos juros, o que levou o mercado a estimar que poderão não ser tantas e tão rápidas quando o previsto. Os investidores reduziram as apostas de que o BCE iria subir os juros três vezes este ano, tal como esperavam antes.

O euro transaccionava-se a 1,2119 dólares, uma quebra de 0,20% face à sessão anterior. Segundo James McCormick, da Lehman Brothers Holdings, a moeda única descerá para 1,18 dólares em Março.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 8/5/2004 16:38
Localização: 16

Mundo em Banho Maria

por ACM-SUIÇA » 16/1/2006 13:49

Bom dia e saudações de Genebra

As moedas principais estão a variar pouco hoje devido ao feriado nos Estados Unidos do dia de Martin Luther King. O dólar mantém-se fraco contra o Euro não conseguindo recuperar após percas sofridas na sexta devido ao valores fracos apresentados nas vendas a retalho e nos preços ao produtor. Com os mercados americanos fechados o EUR/USD não deverá ter grande direcção hoje. Mas o Euro está previsto ficar bem posicionado uma vez que o discurso do presidente do BCE o sr. Jean-Claude Trichet ter sido mais firme na sexta-feira o que vem de certo modo reassegurar os investidores.

Os discursos e comentários dos membros do BCE darão uma indicação clara acerca dum reposicionamento para medidas de aperto mais evidentes durante as próximas semanas. Alguma prova disso mesmo foi dado na sexta-feira quando um membro do BCE o sr. Axel Weber disse que o banco central “Tudo fará” para assegurar que as metas de inflação sejam mantidas abaixo dos 2.0%.

Dados divulgados esta semana incluirão os valores da produção industrial de Novembro para a Zona Euro na Quarta e consumo Francês na Sexta que se deverão mostrar entusiasmados, embora estes índices terão pouco impacto nos mercados, vão manter pressão no BCE para o aumento das taxas de juro, com a possibilidade de uma subida no final do primeiro período.

No Reino Unido os fabricantes estão com dificuldades em passar os aumentos dos custos de produção aos consumidores, embora o aumento de preços durante Dezembro tenha sido o mais alto desde dados de 1991 o gabinete de estatística revelou que os preços caíram pelo terceiro mês consecutivo pela primeira vez desde Agosto de 2001. O mesmo gabinete disse que isto foi devido ao aumento dos preços do crude e um ligeiro aumento dos químicos de produção também não ajudaram neste campo.

A inflação de habitação subiu 2.5% ao ano em Novembro no Reino Unido subindo de um valor provisório de 1.8% anteriormente.

Entretanto o ministro da economia Iraniana disse hoje que o preço do crude poderá aumentar a níveis inesperados se a republica Islâmica for sujeita a sanções económicas por causa do seu programa nuclear. Qualquer situação se sanção seria mais devastador para o Ocidente do que para o Irão. O Irão encontra-se numa posição muito importante na região e qualquer perturbação da situação económica ou política poderá lançar a região numa crise.

Tecnicamente o EUR/USD abriu a sessão a cotar-se a 1.2144 a subir 0.02%. Tem resistência de 1.2175, suporte inicial de 1.2120 fraco mas enquanto se mantém poderemos ver subir aos 1.2230. Existe suporte forte a 1.2085. Está neste momento a cotar-se a 1.2129.

O USD/JPY tem um suporte chave a 113.60, esta manhã caiu para os 113.85 antes de recuperar para 114.50. Parece que está neutro á volta da marca 113.80/114.80, e vamos precisar de um fecho de um destes lados para a moeda poder continuar. A tendência está para o fortalecimento do dólar, a próxima resistência esta a 115.10 mas o alvo esta semana será de 116. Abriu a sessão a cotar-se 114.34, está neste momento a 114.70.

A GBP/USD está com resistência chave a 1.7785 de longo termo, com suporte chave a 1.7660, hoje abriu a 1.7764. Tem suporte inicial a 1.7735, se não fechar acima de 1.7785 poderá ver a sua posição recuar para os níveis de 1.7500. Está neste momento a 1.7688.

O USD/CHF a sua resistência chave a 1.2780 abrindo a sessão a cotar-se 1.2759 a cair 0.06%, tem suporte inicial a 1.2725, tem resistência inicial a 1.2780, abria a sessão a cotar-se 1.2759 a descer 0.06%, está neste momento a 1.2773.

Podem continuar a seguir os nossos gráficos em tempo real na nossa página da net para conseguirem ter uma ideia clara dos movimentos exactos das várias moedas mundiais, com o intuito de antecipar um bom negócio.

Só resta desejar que tenham uma resto de uma excelente sessão e que consigam tirar o máximo proveito das oportunidades que forem surgindo. Até já.

ACM - ADVANCED CURRENCY MARKETS, S.A.
Genebra (SUÍÇA)
 
Mensagens: 232
Registado: 12/1/2006 16:04


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69 e 856 visitantes