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Resultados da Media Capital desiludem analistas
Os resultados ontem apresentados pela Media Capital desiludiram a generalidade dos analistas com o Millennium bcp a considerar que os números ficaram «bastante aquém» do esperado e com o BPI a manter a recomendação de «reduzir» bem como o preço-Alvo de 6,30 euros. As contas saíram também em linha com as estimativas do Santander, que recomenda comprar Impresa.
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Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Os resultados ontem apresentados pela Media Capital desiludiram a generalidade dos analistas com o Millennium bcp a considerar que os números ficaram «bastante aquém» do esperado e com o BPI a manter a recomendação de «reduzir» bem como o preço-Alvo de 6,30 euros. As contas saíram também em linha com as estimativas do Santander, que recomenda comprar Impresa.
Os lucros da empresa presidida por Pais do Amaral aumentaram 38% em 2005, atingindo os 13 milhões de euros enquanto as receitas consolidadas ascenderam a 221,2 milhões de euros em 2005, uma subida de 4% em relação ao ano passado. Já o EBITDA desceu 2%, para os 40,5 milhões de euros.
Numa nota de «research», o Millennium bcp afirma que os resultados «ficaram bastante aquém do estimado por nós, em boa parte pelos custos de reestruturação relacionados com a saída de um director das Rádios e de vários administradores da ‘holding’».
Para além dos custos, a casa de investimento realça pela positiva a divisão da Televisão (TVI e NBP) que, «mercê das boas audiências, ganhou bastante quota de mercado, permitindo atingir margens elevadas».
«Este foi aliás o único aspecto positivo dos resultados, uma vez que nas restantes áreas, mesmo excluindo os custos extraordinários, a performance ficou aquém do esperado, anulando muito dos ganhos oriundos da televisão», sublinha a mesma fonte acrescentando que, também os níveis de investimento «foram demasiado elevados atingindo mais de 8% no ano».
No Iberian Daily do BPI, o analista Tiago Veiga Anjos explica que «apesar de um desempenho sólido das receitas de publicidade na TV, o desempenho operacional permaneceu abaixo das nossas estimativas».
Por outro lado destaca positivamente a dívida líquida sublinhando que apesar do desempenho operacional pior do que o esperado, a dívida líquida permaneceu nos 104,2 milhões de euros, perto da sua estimativa de 103,3 milhões de euros.
O especialista explica que estão à espera das directrizes da estratégia do grupo para 2006 e que serão apresentadas na próxima segunda-feira, mas que até lá mantêm a recomendação de «reduzir» e o preço-alvo de 6,30 euros.
Santander recomenda troca com Impresa
O Santander emitiu hoje uma nota onde afirma que os resultados saíram em linha com as suas estimativas. "No longo prazo, o desempenho da cotação será condicionado não por fundamentais mas pelas ofertas pendentes sobre as participações minoritárias", afirma o banco espanhol.
Para o Santander, "os resultados da Media Capital oferecem uma boa oportunidade para comprar acções da rival Impresa, com o mercado a olhar para os sinais de enfraquecimento do mercado publicitário demonstrados pelos resultados da Media Capital".
O banco espanhol considera que "a Impresa atingiu o nível mais baixo de crescimento das receitas publicitárias no terceiro trimestre do ano passado e que a administração da Impresa tem uma visão menos pessimista em relação aos resultados de 2005 do que apontam as contas da Media Capital".
"Estamos a aconselhar os investidores a comprarem Impresa em caso de queda das cotações, já que o pior já passou para a empresa e consideramos que o nosso cenário de recuperação das audiências mantêm-se", afirma o banco espanhol
Media
SIC em negociações com Benfica e Sporting para canais no cabo
A SIC está a negociar com Benfica e Sporting a criação dos canais dos dois clubes no cabo, soube o Jornal de Negócios. A estação de Carnaxide, que ganhou a transmissão em sinal aberto do Mundial de Futebol 2006 e que está na corrida à aquisição dos direitos da Liga Betandwin.com, quer ser parceira na produção e realização dos conteúdos dos canais, fornecendo os meios necessários.
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Daniel Vaz
danielvaz@mediafin.pt
A SIC está a negociar com Benfica e Sporting a criação dos canais dos dois clubes no cabo, soube o Jornal de Negócios. A estação de Carnaxide, que ganhou a transmissão em sinal aberto do Mundial de Futebol 2006 e que está na corrida à aquisição dos direitos da Liga Betandwin.com, quer ser parceira na produção e realização dos conteúdos dos canais, fornecendo os meios necessários.
Os dois canais podem mesmo surgir dentro da marca SIC, à semelhança dos outros temáticos da estação.
Ao que o Jornal de Negócios apurou, as negociações entre SIC e Benfica estão mais avançadas que as conversações com o Sporting. O clube de Alvalade recebeu duas propostas de parceiros: uma ainda no ano passado, outra, mais recente, da SIC.
Contactado pelo Jornal de Negócios, Rui Oliveira e Costa, consultor do Conselho Directivo do Sporting para a área da comunicação, não confirma nem desmente as negociações com a SIC. «Posso dizer que o Sporting recebeu duas propostas: uma mais consistente e uma outra que também estamos a estudar. Não será o Sporting a fazer a produção e a realização dos conteúdos, mas sim a empresa que seleccionarmos», afirma, recusando-se a avançar os nomes das duas possíveis parceira.
Tal como o canal do Benfica, o do Sporting espera ter imagens e reportagens dos treinos, do futebol juvenil e também dos jogos de outras modalidades. «Como o futsal, uma vez que contrato dos direitos de transmissão terminam no final desta época», acrescenta Rui Oliveira e Costa.
O interesse da SIC na criação de canais por cabo para os três grandes do futebol português surgiu no ano passado, quando Francisco Penim era director dos temáticos da estação da Impresa. Na altura, Penim expôs a ideia ao Benfica, Porto e Sporting. Contactado pelo Jornal de Negócios, o actual director de programas da SIC preferiu não fazer qualquer comentário, tal como o Benfica.
Vieira Escreveu:Isso no dia 1 ou no dia 2, quando sairem os dados das audiencias de Janeiro, voces mudam logo de opiniao...