Comunicado da Direcção do Diário Económico
A direcção do Diário Económico
A Direcção do Diário Económico foi hoje surpreendida por um comunicado do Palácio de Belém dizendo que as declarações apontadas ao Presidente da República são falsas. Não são. Foram ditas, ontem, expressamente, ao director do Diário Económico. É esta a verdade. Mas o comunicado do Presidente da República é de tal forma grave e surpreendente que exige uma explicação de como tudo se passou. Para que os portugueses conheçam a verdade.
1. Às 11horas o director do Diário Económico pediu uma declaração ao Presidente da República. Naquele momento, a porta-voz do Presidente disse que não havia declarações a fazer.
2. O Director do Diário Económico insistiu na necessidade do Presidente da República clarificar o seu papel num assunto de grande importância nacional (a reestruturação da EDP), assunto que de resto veio a público na edição do Diário Económico da passada terça-feira.
3. A mesma porta-voz do Palácio de Belém disse que ia voltar a falar com o Presidente da República e, havendo declarações, voltaria a ligar.
4. E de facto ligou, perto das 21 horas, na sequência dos contactos desenvolvidos ao longo do dia pelo Diário Económico.
5. Nesse segundo telefonema, a porta-voz do Presidente da República disse, em nome de Jorge Sampaio, a frase hoje citada no Diário Económico.
6. Disse assim em nome do Presidente: “Há uma fundamental preocupação de interesse nacional no desenho da política energética portuguesa. Esse desenho é fundamental para o país. Nesse sentido, agi em conformidade com os poderes do Presidente para defender justamente esse interesse nacional, agora e no médio e longo prazo”.
7. Perante a importância da declaração, e pelo facto de estar a falar com a porta-voz do Presidente da República, o director do Diário Económico perguntou, por duas vezes, se a frase era mesmo para ser citada.
8. A porta-voz do Presidente da República disse que sim, e inclusivamente modificou algumas palavras da declaração inicial.
9. É essa versão final que hoje se cita do Diário Económico.
10. O Diário Económico lamenta profundamente eventuais problemas de comunicação entre Jorge Sampaio e a seu porta-voz.
11. O Diário Económico mantém tudo o que hoje escreve na sua edição, reforçando o compromisso com a verdade que sublinha, diariamente, aos seus leitores.