Olá, Dudu!
Então os tais craques não apareceram para tirar as nossas dúvidas? Nem o Ovinhos nem a Vanessa, mai-lo Derivados e os outros danados

nos elucidam mesmo que a gente lhes peça?! Hummm... andam tão ocupados a negociar que nem dá para ajudar... bah!
Mas creio que posso atrever-me a botar faladura... com o saber de experiência pura! Ora assim, comecemos do princípio até ao fim:
dudu Escreveu:1. As liquidações financeiras de W e TW são EXACTAMENTE iguais? Calculadas pelas mesmas fórmulas?
Parece-me lógico que assim seja, mas não o posso garantir. De qq forma, este ponto pode ser melhor esclarecido na resposta à pergunta 4.
dudu Escreveu:2. Porque é que os Turbos são SEMPRE emitidos in-the-money ? Os TWC abaixo do valor corrente do activo subjacente, e os TWP acima dos activos subjacentes.
Esta é obviamente MUITO fácil... e eu sei! É claro que tal se deve ao facto de perderem todo o seu valor uma vez atingido o strike (KO). Deste modo, os
call têm obrigatoriamente um strike inferior à cotação actual do subjacente e para os
put sucede o contrário, tal como referes. Desta feita, eles têm de estar SEMPRE in-the-money, pois quando isso deixar de suceder o TW termina de imediato a sua negociação.
dudu Escreveu:3. (...) Este período de vida, que conta para o KO, é contado como :
- até à data efectiva de maturidade ?
ou
- até à data do último dia de negociação ?
ou outra data ?
Até à data efectiva da maturidade, claro. É por isso que é sempre arriscado deixar um TW ir até à maturidade, já que em 4 sessões muito pode acontecer. Deste modo, é bem mais prudente vendê-lo ao melhor preço possível e trocá-lo por outro com maturidade mais longa.
dudu Escreveu:4. A liq. financeira é feita na data da maturidade, quer dizer, com data-valor (ou data da operação) exactamente igual ao dia da maturidade ?
E na base de que cotação do activo subjacente ?
- fecho do dia anterior
- fecho do dia da maturidade
- outra ???
A liq. financeira é só efectuada 3 dias úteis após a data da maturidade, que é outra desvantagem de deixar um warrant atingir o seu final de vida. Ao todo, ficamos 7 sessões sem poder movimentar a massa... e isto se ainda recebermos alguma!

Quanto à cotação do subjacente, é a do fecho no dia da maturidade, obviamente. A única dúvida que se pode leantar aqui é a de saber de que forma se efectua esse cálculo no caso dos warrants sobre o par Euro/Dólar, já que no Forex não existe um preço de fecho padrão, uma vez que durante o dia a negociação vai-se processando sucessivamente em 5 praças, creio, começando na Ásia e terminando em Nova Iorque.
Ora neste ponto, é que a opinião dos craques fugitivos faz falta. E olha que nas 2 corretoras em que tenho conta, CDI e BIG, também não me souberam informar, quando eu deixei it até à maturidade... big mess!...

um warrant que até ultrapassou ligeiramente o strike nesse mesmo dia. Pois não me deram nada, os safados! Tschhh... vê-se mesmo que não sabem como eu fico contente com meia dúzia de euros... ah! e até ganhei 15 - quinze!!! - esta semana no Euromilhões!!! Yeah, já deu para ração melhorada cá na floresta... eu e a Sininho, mas que grande festa!!!

dudu Escreveu:5. Atá que data se pode adquirir TW ou W normais para se poder exercer os seus direitos de opção de comprar ou vender o activo ? No caso dos índices, de poder exercer a liquidação financeira, única disponível ?
Creio que
até ao próprio último dia de negociação, como dizes, embora não seja lá muito salutar fazê-lo... é o princípio da incerteza... sobe ou desce... é p'ra pobreza ou riqueza?!

dudu Escreveu:6. A liquidação financeira não tem despesas ?
None whatsoever! Recebemos o baguinho... e já está... venha p'ra cá!
E disse tudo o que sei... que nenhum sábio encontrei! Bem, a estas horas ou estarão a sonhar ou alguma deusa amar!

Ai... e eu aqui sem a Sininho, mas que ascético gnoMinho...
'Bora lá mas é subir...
Rui leprechaun
(...que eu quero-me divertir!!!

)