Caldeirão da Bolsa

duvidas sobre warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dudu » 16/1/2006 17:20

obrigado pelos vossos esclarecimentos

Registado: 4/11/2003 14:49

por Ovos Moles » 16/1/2006 16:32

Vanessa estás muito simpática, geralmente é logo de pedras na mão contra o ovitos. Desculpem não ter respondido a este topico mas nem sempre tenho oportunidade de estar ligado à maquina. Acho que o nosso amigo das florestas já respondeu a tudo, não fosse ele um dos melhores experts que temos aqui à custa de muita persistência e de muita prática na negociação. Julgo que a dúvida que ficou no ar foi em relação ao subjacente EUR/USD, segundo eu sei, mas o Djovarius ou outro expert em moeda tambem pode dar a resposta, efectivamente durante a semana a moeda não para. Há uma taxa de referência feita pelo Bancos Centrais que tambem serve para o EUR/USD e que é transmitido por volta das 13h30, pelo que deve ser a referência para o cálculo dos warrants que têm o Eur/usd como subjacente ou com este risco cambial. Em relação à nota técnica querem de algum warrant em especial??????
Um abraço e desculpem a demora, beijos para a Vanessa.
Ovos Moles
PS - Sempre há almoço do Caldeirao?????
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por Vanessa » 16/1/2006 11:20

Bom dia,

Só uma nota relativamente às liquidações. Se ponderar investir em warrants aconselho-o a ler atentamente as notas técnicas publicadas pelas emitentes. As "caracteristicas" da liquidação podem variar entre emitentes e entre tipos de instrumentos.

Para além de ficar mais ilucidado sobre as características dos warrants, as notas técnicas, descrevem claramente a forma de liquidação.

O Ovos Moles que coloque o link para as notas técnicas do MillenniumBCP (são das mais claras) para que possa ficar ilucidado.

cumprimentos,
Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

Ena! Tanta pergunta aqui junta! :-)

por leprechaun » 16/1/2006 4:57

Olá, Dudu!

Então os tais craques não apareceram para tirar as nossas dúvidas? Nem o Ovinhos nem a Vanessa, mai-lo Derivados e os outros danados :twisted: nos elucidam mesmo que a gente lhes peça?! Hummm... andam tão ocupados a negociar que nem dá para ajudar... bah! :|

Mas creio que posso atrever-me a botar faladura... com o saber de experiência pura! Ora assim, comecemos do princípio até ao fim:

dudu Escreveu:1. As liquidações financeiras de W e TW são EXACTAMENTE iguais? Calculadas pelas mesmas fórmulas?

Parece-me lógico que assim seja, mas não o posso garantir. De qq forma, este ponto pode ser melhor esclarecido na resposta à pergunta 4.

dudu Escreveu:2. Porque é que os Turbos são SEMPRE emitidos in-the-money ? Os TWC abaixo do valor corrente do activo subjacente, e os TWP acima dos activos subjacentes.

Esta é obviamente MUITO fácil... e eu sei! É claro que tal se deve ao facto de perderem todo o seu valor uma vez atingido o strike (KO). Deste modo, os call têm obrigatoriamente um strike inferior à cotação actual do subjacente e para os put sucede o contrário, tal como referes. Desta feita, eles têm de estar SEMPRE in-the-money, pois quando isso deixar de suceder o TW termina de imediato a sua negociação.

dudu Escreveu:3. (...) Este período de vida, que conta para o KO, é contado como :
- até à data efectiva de maturidade ?
ou
- até à data do último dia de negociação ?
ou outra data ?

Até à data efectiva da maturidade, claro. É por isso que é sempre arriscado deixar um TW ir até à maturidade, já que em 4 sessões muito pode acontecer. Deste modo, é bem mais prudente vendê-lo ao melhor preço possível e trocá-lo por outro com maturidade mais longa.

dudu Escreveu:4. A liq. financeira é feita na data da maturidade, quer dizer, com data-valor (ou data da operação) exactamente igual ao dia da maturidade ?

E na base de que cotação do activo subjacente ?

- fecho do dia anterior
- fecho do dia da maturidade
- outra ???

A liq. financeira é só efectuada 3 dias úteis após a data da maturidade, que é outra desvantagem de deixar um warrant atingir o seu final de vida. Ao todo, ficamos 7 sessões sem poder movimentar a massa... e isto se ainda recebermos alguma! :shock:

Quanto à cotação do subjacente, é a do fecho no dia da maturidade, obviamente. A única dúvida que se pode leantar aqui é a de saber de que forma se efectua esse cálculo no caso dos warrants sobre o par Euro/Dólar, já que no Forex não existe um preço de fecho padrão, uma vez que durante o dia a negociação vai-se processando sucessivamente em 5 praças, creio, começando na Ásia e terminando em Nova Iorque.

Ora neste ponto, é que a opinião dos craques fugitivos faz falta. E olha que nas 2 corretoras em que tenho conta, CDI e BIG, também não me souberam informar, quando eu deixei it até à maturidade... big mess!... :evil: um warrant que até ultrapassou ligeiramente o strike nesse mesmo dia. Pois não me deram nada, os safados! Tschhh... vê-se mesmo que não sabem como eu fico contente com meia dúzia de euros... ah! e até ganhei 15 - quinze!!! - esta semana no Euromilhões!!! Yeah, já deu para ração melhorada cá na floresta... eu e a Sininho, mas que grande festa!!! :mrgreen:

dudu Escreveu:5. Atá que data se pode adquirir TW ou W normais para se poder exercer os seus direitos de opção de comprar ou vender o activo ? No caso dos índices, de poder exercer a liquidação financeira, única disponível ?

Creio que até ao próprio último dia de negociação, como dizes, embora não seja lá muito salutar fazê-lo... é o princípio da incerteza... sobe ou desce... é p'ra pobreza ou riqueza?! :lol:

dudu Escreveu:6. A liquidação financeira não tem despesas ?

None whatsoever! Recebemos o baguinho... e já está... venha p'ra cá! :P

E disse tudo o que sei... que nenhum sábio encontrei! Bem, a estas horas ou estarão a sonhar ou alguma deusa amar! ;) Ai... e eu aqui sem a Sininho, mas que ascético gnoMinho... 8-)

'Bora lá mas é subir...

Rui leprechaun

(...que eu quero-me divertir!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por dudu » 16/1/2006 3:29

apenas para puxar este tópico que coloquei no passado dia 5 com algumas duvidas técnicas sobre warrants, as quais ainda não tive o prazer de as conseguir esclarecer por outras paragens

alguém quer dar uma ajudinha ?

obrigados

duvidas sobre warrants

por dudu » 5/1/2006 2:49

boas

feliz pelo facto do caldeirão não ter ficado "estornicado", desejo a todos um óptimo 2006

este tópico para colocar umas duvidas

nestas férias li e ainda estou a acabar e a rever um excelente livro técnico que me foi recomendado, chamado Opções Financeiras, que trata e explica alguns conceitos destes instrumentos derivados, de uma forma bastante académica e universitária, com imensas fórmulas.

fui assinalando no entanto algumas dúvidas existenciais e reais do dia a dia, que o livro não aborda, dada a pretensão do seu autor em tentar ser abrangente e tecnicista ao máximo.

divulgo aqui em primeira mão a primeira parte dessas duvidas, que têm a ver apenas para já com as liquidações financeiras de opções, neste caso Warrants, na esperança que algum "craque" nestes produtos me poder elucidar, a mim e a todos aqueles que tiverem gosto pela aprendizagem de coisas novas

1. As liquidações financeiras de W e TW são EXACTAMENTE iguais ? Calculadas pelas mesmas fórmulas ?

2. Porque é que os Turbos são SEMPRE emitidos in-the-money ? Os TWC abaixo do valor corrente do activo subjacente, e os TWP acima dos activos subjacentes.

3. Na data de maturidade, o titular de um Turbo Bull (TW Call) tem direito a receber a diferença, se positiva, entre o preço do activo subjacente e o preço de exercício do Turbo, desde que durante o período de vida não se verifiquem as condições de “Knock-Out”...

Duvida : Este período de vida, que conta para o KO, é contado como :

- até à data efectiva de maturidade ?

ou

- até à data do ultimo dia de negociação ?

ou outra data ?

4. A liq. financeira é feita na data da maturidade, quer dizer, com data-valor (ou data da operação) exactamente igual ao dia da maturidade ?

E na base de que cotação do activo subjacente ?

- fecho do dia anterior
- fecho do dia da maturidade
- outra ???

5. Atá que data se pode adquirir TW ou W normais para se poder exercer os seus direitos de opção de comprar ou vender o activo ? No caso dos indices, de poder exercer a liquidação financeira, unica disponivel ?

- Até ao próprio ultimo dia de negociação ?

Este principio é igual ao dos ex-dividendos, em que basta possuir os activos no ultimo dia antes do ex-dividendo ? Idem para os ex-direitos em aumentos de capital ?

6. A liquidação financeira não tem despesas ?

e por ora é só

tentei fazer algumas pesquisas na Net para detectar algumas respostas, mas há "segredos bem guardados" e não consegui grandes coisas

obrigados

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], icemetal, iniciado1, LCRLCR, mjcsreis, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 908 visitantes