Página 1 de 2

MensagemEnviado: 21/12/2005 10:48
por vieira
Como o GAB já disse num post anterior, se fechar acima dos 2,20 poderá testar novos máximos. Se fechar abaixo, poderá acalmar nos próximos dias e transaccionar na banda 2,20-2,25.

MensagemEnviado: 21/12/2005 10:35
por raulribeiro
Queria so confirmar visto que eu tambem tenho o mesmo pensamento :-).

Só nao sei é quanto é que irá baixar a acção ainda hoje.

Fazes alguma ideia ?

Obrigado.

MensagemEnviado: 21/12/2005 10:34
por vieira
raulribeiro,

Estava só a referir-me ao estupido "panic buy" que envolveu os 5 minutos iniciais de bolsa. A minha previsão é que deve aliviar hoje de máximos intraday e deve dar para entrar lá mais pás 4 da tarde...

MensagemEnviado: 21/12/2005 10:23
por raulribeiro
Bom dia,

Vieira com este teu comentario estás a querer dizer que o BCP não vai para valores como se tem falado na ordem dos 2.4/2.6 mas sim para baixo ?

MensagemEnviado: 21/12/2005 9:06
por vieira
Ás 8h05, já tinham sido transaccionadas 15 milhoes de acções. Só rir! :lol:

Vai subir em flecha amanhã?

MensagemEnviado: 21/12/2005 4:07
por Col
Façam como a Administração do BCP, não comprem a qualquer preço. Também penso que o desfecho è mais negativo do que positivo.
Cumptos.

MensagemEnviado: 21/12/2005 0:20
por ptmasters
heterocedastico Escreveu:
Pessoalmente, lamento a perda.


Caro ptmasters,

Temos de distinguir bem audácia de megalomania. Comprar um banco a 26 de per, para mim, seria uma megalomania.

Acho que a administração fez bem em não esticar demasiado a corda.

Mas se acredita tanto no potencial do BCR pode sempre comprar Erste Bank!


Boas heterocedastico,

O meu comentário foi com maior referência ao risco ("quem" o assume).

Entenda-se que lamento a perda, não porque considere que ela devesse ter sido a qualquer custo - concordo consigo quando diz que seria uma megalomania com um PER de 26 - , mas sim por não ter sido possível dentro daquilo que eram os próprios limites do banco ou das suas capacidades.

Ou seja, denfendo o sacríficio de valor no curto prazo em prol da criação de valor no longo prazo. Quero ver grandes grupos portugueses em destaque em especial na Europa (talvez seja demasiado sonhador) :mrgreen:

Um abraço e boas noites

Re: Bcp

MensagemEnviado: 20/12/2005 23:57
por R_Martins
jarc Escreveu:Óbvio que quem está dentro vai realizar bom lucro. A notícia é bastante boa para o curto prazo. A médio longo prazo a notícia tem um impacto mais para o negativo, o bcp a partir de agora tem de subir a parada na próxima compra e não pode ficar a ver passar os comboios. A questão é que o banco precisa crescer.


«Mas se acredita tanto no potencial do BCR pode sempre comprar Erste Bank!»
R. Martins

MensagemEnviado: 20/12/2005 20:38
por bertoluci
É um facto que o Bcp perdeu uma grande oportunidade de crescer além fronteiras.

Crescer sim, mas não a qualquer preço, por isso o banco esteve bem em não cobrir a proposta da banco austriaco.

Quanto à cotação para os próximos dias..., não tenho dúvidas nenhumas da grande valorização que o bcp vai sofrer.

P.S. Estou investido a 90% da carteira a 2.10.

MensagemEnviado: 20/12/2005 20:25
por Menor_Valia
Saudações!!

Foi uma grande oportunidade perdida de maior internacionalização do banco que não deixa de provocar uma certa frustração... veremos qual a reacção do mercado amanhã. :|

Apesar de tudo, a internacionalização do BCP serve para nos massajar o ego e um visitante lusitano em Varsóvia(Polónia) não pode deixar de sentir uma certa satisfação quando depara com o Millennium a cada esquina ou se apercebe que existem mais depêndencias Millennium em Varsóvia que bancas de jornais! :)

Um abraço,

JR

MensagemEnviado: 20/12/2005 20:21
por Oeiras
É impressão minha ou estão a ouvir esta notícia em segundo plano, eu explico, como bem sabemos os pequenos investidores são sempre os últimos a saber das coisas, portanto considero-os em 2º plano, se hoje não se esticou para cima, também não acredito que ingenuamente se vai lançar para os tais 2,12 como aqui se sugeriu.

Fica aqui apenas uma opinião

MensagemEnviado: 20/12/2005 20:17
por Nyk
As acções do Banco Comercial Português deverão subir a partir de amanhã, depois do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto não ter conseguido adquirir os 61,9% do Banca Comerciala Romana (BCR), segundo analistas consultados.

O governo da Roménia anunciou esta tarde que o vencedor da corrida à privatização dos 61,9% do BCR foi o austríaco Erste Bank com uma oferta de 3,75 mil milhões euros.

Os analistas consultados acreditam que amanhã as acções do BCP deverão registar correcções face às quedas observadas desde que foi conhecido o seu interesse na corrida ao BCR.

«Amanhã as acções do BCP devem subir bastante» afirmou ao Jornal de Negócios Online um analista que não quis ser identificado. «Esperamos que o preço do título corrija depois da queda» das últimas semanas, refere Susana Neto, analista do CaixaBI.

«O título amanhã vai seguramente abrir a subir pelo facto do BCP não ter de fazer um aumento de capital e evitar o risco de execução desta operação» afirmou Marcos Heitor, analista do Santander, à Reuters.

«Amanhã, as acções do BCP devem ter um ‘relief rally’ e aproximar-se da casa dos 2,20 euros, que é um valor razoável» disse Tiago Dionísio, analista do BPI à agência noticiosa Reuters, acrescentando que deverá «repor a recomendação de ‘acumular’ para o BCP e o anterior ‘price-target’ de 2,45 euros».

«Apesar de haver pessoas que consideram que a longo prazo seria positivo [a entrada do BCP no BCR], a maior parte dos analistas e investidores não acreditavam por acharem que era uma operação muito cara», referiu o analista que não quis ser identificado.

Marcos Heitor referiu à Reuters que «pelo menos, o mercado fica confortado pois o BCP não entrou numa espiral de ofertas de preços, mas do ponto de vista estratégico, o BCR era uma óptima oportunidade de crescimento».

«O futuro poderá estar numa maior reestruturação do banco em Portugal, onde há espaço de manobra», disse o analista que não quis ser identificado, acrescentando que «os rácios de capital do banco estão confortáveis».

Quanto ao impacto da decisão do governo romeno, Susana Neto, que tem um preço-alvo de 2,20 euros para o final de 2006, considera que «era mais fácil avaliar o impacto negativo que a operação teria no curto prazo do que o impacto positivo do aumento da dimensão do banco».

MensagemEnviado: 20/12/2005 20:00
por Braganext
Quanto a mim, mais importante que a decisão de não entrar em loucuras, concorrendo obsecadamente, foi o discurso de rigor na actuação. A visão estratégica e o olhar para mercados que quanto a mim tem melhor condições de investimento (ex: Polónia) é a demonstração de competência. Era uma oportunidade mas não faltaram muitas mais e melhores nesta abertura a leste.

Bcp

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:58
por jarc
Óbvio que quem está dentro vai realizar bom lucro. A notícia é bastante boa para o curto prazo. A médio longo prazo a notícia tem um impacto mais para o negativo, o bcp a partir de agora tem de subir a parada na próxima compra e não pode ficar a ver passar os comboios. A questão é que o banco precisa crescer.

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:57
por heterocedastico
Pessoalmente, lamento a perda.


Caro ptmasters,

Temos de distinguir bem audácia de megalomania. Comprar um banco a 26 de per, para mim, seria uma megalomania.

Acho que a administração fez bem em não esticar demasiado a corda.

Mas se acredita tanto no potencial do BCR pode sempre comprar Erste Bank!

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:34
por bolinha
O Banco Comercial Português não foi seleccionado como adquirente da participação de 36,88% do capital social da Banca Comerciala Romana detida pelo Estado Romeno, por não ter apresentado a proposta financeira mais elevada, anunciou a instituição bancária em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este comunicado surge depois do governo romeno ter anunciado que o Erste Bank ganhou a privatização do BCR e que vai pagar 3,7 mil milhões de euros por 61,9% do maior banco romeno, na maior aquisição de sempre de um activo deste país da Europa de Leste.

Segundo o BCP, «a proposta financeira melhorada que hoje apresentou, revista com base na melhoria dos termos contratuais e numa análise adicional exaustiva, reflectia já o valor máximo que seria possível pagar por forma a permitir criar valor para os accionistas»

«A gestão criteriosa de capital e de criação de valor prosseguida pelo BCP não justificaria, pois, que se formulasse uma proposta superior à que foi efectivamente

apresentada», acrescenta o comunicado.

A mesma fonte esclarece ainda que, durante o processo de preparação da proposta, o Banco Comercial Português «recolheu informação exaustiva sobre o mercado financeiro romeno que permitiu confirmar o seu elevado potencial de crescimento, e o banco continuará a acompanhar os desenvolvimentos deste mercado, reafirmando o seu compromisso de prosseguir o desenvolvimento das suas operações bancárias nos mercados ‘core’ (Portugal, Polónia e Grécia), com o objectivo de melhoria da rendibilidade, e de manter a criteriosa gestão de capital enfocada em activos ‘core’».

BCP diz que não divulgará valor da sua proposta

Apesar de não ter sido seleccionado como adquirente, «permanece sujeito, como todas as outras instituições que participaram no processo, aos deveres de confidencialidade que o inibem de comentar ou tornar público todo e qualquer facto relacionado com este processo que não tenha sido objecto de divulgação prévia pela Comissão de Privatização, o que inclui naturalmente os próprios termos da propostas financeira», sublinha o banco

A oferta do banco austríaco superou a do BCP para comprar o BCR e ganhar mais de cinco milhões de clientes, disse o ministro das Finanças Sebastina Vladescu, citado pela Bloomberg.

O Erst Bank vai comprar a participação de 36,9% do governo romeno mais 25% e duas acções detidas em conjunto pelo Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e pela Internacional Finace, entidade do Banco Mundial.

O banco austríaco Erste Bank era o favorito para a privatização do BCR, segundo os analistas consultados pela Reuters. «O Erste Bank está numa posição melhor que o Millennium bcp, porque é um banco maior» afirmou ontem um analista à Reuters acrescentando que «estrategicamente, o Erst Bank tem experiência em comprar e reestruturar bancos na região».

Os mesmos analistas defendiam que tanto o BCP como o Erste teriam que fazer um «grande aumento de capital» se adquirirem um banco com a dimensão do BCR e que uma reacção negativa na cotação das acções poderia ser maior no BCP tal como ocorreu quando foi anunciada a «short list» que incluía as duas instituições.

O Santander afirmava que o BCP teria de fazer um aumento de capital de 1,7 mil milhões de euros para comprar o BCR. O BCP já tinha anunciado ao mercado que teria de faer esta operação, tendo contratado o UBS para tomar firme esta operação.

No dia em que foi conhecido que o BCP estava na «short list» para comprar o BCR, as acções do BCP sofreram uma queda acima de 4%, pelo que os analistas estimam que agora os títulos tem espaço para recuperar.

Apesar de ter perdido uma das últimas oportunidades para realizar uma grande aquisição na Europa de Leste, o BCP deverá melhorar o seu comportamento bolsista até ao final do ano.

Hoje as acções do BCP fecharam a descer 0,48% para os 2,07 euros.

er

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:26
por luis lobs
Espero uma abertura perto dos 2.12 valor q penso entrar, tive para entrar no fecho mas assim vou pela certa.

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:14
por pedras11
Penso que o comunicado do BCP diz tudo. Este concurso nos termos finais, não trazia valor para o accionista BCP. :wink:

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:08
por ptmasters
heterocedastico Escreveu:
É bom que tenhamos empresários empreendedores mas não transferindo o risco do negócio para que não possui toda a informação: os investidores.


Eles não transferem. Eles contam com eles.
O risco é uma das permissas para quem investe.
Por isso é que temos poucos empreendedores e empresários audazes. E nem era uma história de David e Golias como assistimos aqui ao lado na nossa vizinha Espanha.

Pessoalmente, lamento a perda. Mas concordarei com aqueles que dirão que do ponto de vista do investidor de curto prazo, é uma boa notícia.

Um abraço

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:07
por valves
Sim de facto existem outros mercados que eventualmente poderão no futuro aderir á União Europeia - A Ulcrania parece inevitavel que o faça bem como a Turquia não serão para já mas mas mais tarde ou mais cedo os bancos europeus irão lá entrar de uma forma consistente e não com meros escritorios de representação e se pensarmos bem quer a Turquia quer a Ulcrania a seu tempo serão mercados que valerão bastante mais que o Romeno ...

MensagemEnviado: 20/12/2005 19:01
por longBlackCandle
bolinha Escreveu:Ainda bem que perdeu. Realmente estava a favor de que perdesse. Portanto, amanhã, veremos em princípio a cotação do BCP a subir que nem uma coisa doida.


Eu receio que isso não aconteça (para pena minha que estou longo no titulo).
É um facto que o BCP pretende crescer. Perdeu agora o concurso do BCR mas tudo indica que no futuro próximo tentará outra aquisição para a qual necessitará de aumentar o seu capital. Por isto, acredito que a cotação do BCP se mantenha nos niveis actuais.

Cumprimentos.

MensagemEnviado: 20/12/2005 18:55
por Elias
bolinha Escreveu:Ainda bem que perdeu. Realmente estava a favor de que perdesse. Portanto, amanhã, veremos em princípio a cotação do BCP a subir que nem uma coisa doida.


Posso ser o único a ter dúvidas e é bem possível que eu esteja enganado, mas quando toda a gente acha que vai subir à doida... normalmente isso não é bom sinal e o mercado, com o seu mau feitio habitual, tratará de trocar as voltas a muita gente.

A ver vamos!

Elias

MensagemEnviado: 20/12/2005 18:55
por heterocedastico
Concordo com o bolinha. Pagar 26 vezes pelos resultados do bcr e 5.4 vezes o book value (dados do santander) seria uma destruição de valor muito grande para o accionista.

Para além do que exigir mais um aumento de capital... sinceramente, e como disse ontem o António Borges sobre o estado português, seria "ter mais olhos que barriga".

É bom que tenhamos empresários empreendedores mas não transferindo o risco do negócio para que não possui toda a informação: os investidores.

MensagemEnviado: 20/12/2005 18:41
por bolinha
Ainda bem que perdeu. Realmente estava a favor de que perdesse. Portanto, amanhã, veremos em princípio a cotação do BCP a subir que nem uma coisa doida.

MensagemEnviado: 20/12/2005 18:37
por Shenron
Ou talvez já esteja tudo descontado, afinal esta "derrota" há muito que estava anunciada.