Página 1 de 2

MensagemEnviado: 13/7/2006 15:46
por Rics
Em activos muito voláteis e/ou em dias de negociação muito voláteis, os stop-limit apenas servem para dar uma falsa ilusão de segurança. Ainda mais quando se trata da negociação de derivados alavancados.

Basta abrirmos o dia com um gap superior ao valor de disparo do stop para o mesmo não ser executado. Nestes casos, o melhor mesmo é assumir a perda e usar apenas ordens stop, sem limite.


Por exemplo, imaginemos que tinhamos uma posição longa em futuros do nasdaq desde ontem. Como a maior parte de nós tem mais que fazer que não só a bolsa, deixamos um stop limit com um valor de disparo e de execução 0.5% abaixo do valor de fecho do índice de ontem. Como este abriu a cair com um gap superior e a 0.5%, o stop foi activado, no entanto dado que era uma ordem ao limite, não foi executado!
Agora se o dia continuar a descer mais 1% ou 2%, chegamos ao fim do dia com mais essa perda acrescida e ainda com a posição aberta, pensando que saimos na abertura. Se a esta perda aplicarmos o factor multiplicativos das alavancagens, a coisa ainda fica mais negra...

Nestes casos eu prefiro usar apenas ordens stop sem limite.

MensagemEnviado: 13/7/2006 15:31
por 654235
:lol: Interessante o tópico puxado, já tem um tempinho. Leprechaun, a minha táctica é precisamente a mesma que a tua :mrgreen:

MensagemEnviado: 13/7/2006 15:06
por lagosta
Boas,

Existe algum site onde se pode verificar os ultimos negocios efectuados em warrants?

Obg

MensagemEnviado: 16/12/2005 12:00
por XP
fiódor Escreveu:para serem activadas o tw tem de cotar(não é valer) o valor do trigger


Pelo que precebi há uma diferença entre o valor que o emitente atribui ao turbo e o valor do ultimo negocio.
O que acciona o trigger é o valor do ultimo negocio(cotação).
O que quer dizer que o ultimo negocio pode ser feito a um valor muito diferente do valor do trigger.

Fiquei bastante mais elucidado.Muito obrigado ao fiodor por me ter explicado e ao ovos moles por ter alertado!

MensagemEnviado: 16/12/2005 11:20
por fiódor
Ele disse e disse muito bem. Cerca de 80% das ordens stop não são activadas nos Tw, portanto o melhor é não confiar nelas...
Não são activadas porque, como disse o Ovos moles, para serem activadas o tw tem de cotar(não é valer) o valor do trigger. O que acontece é que com a alta velocidade da variação que a maioria dos tw tem, principalmente aqueles com subjacentes voláteis,a cotação passa por cima. É frequente acontecer nos tw de alto risco eles atingirem o strike e estarem ainda cotados a 0.15€ p. ex..
Mais vale não confiar, pelo menos deve ficar mais barato.

Cumps

Fiódor

MensagemEnviado: 16/12/2005 11:11
por XP
Correcção:

No caso das ordens de venda com stop limit a ordem é executada apartirdo valor x.Nas ordens de compra com stop limit a ordem é executada até ao valor x.
Numa ordem de venda o limit<triger,pois apartida a cotação esta a descer,num ordem de compra o limit>troger pois a cotação esta a subir.

O que o Ovos Moles pode estar a referir é ao facto de os turbo terem uma volatilidade maior,mas isso não é razão para este tipo de ordens funcionar de forma diferente nos turbo warrants!

MensagemEnviado: 16/12/2005 10:44
por XP
Ovos Moles Escreveu:atençao ao uso de stops nos turbos pois nao funcionam da mm maneira q as acçoes


Como assim?!?
Se eu der uma ordem de venda com um stop limit a x e um triger a y, a ordem é enviada à bolsa quando o titulo se cotar a y e a ordem é executada até ao valor x.
O valor x tem de ser inferior ao valor y.

Qual é a diferença entre ser uma acção ou um turbo warrant?Afinal ambos são valores mobiliarios!

MensagemEnviado: 15/12/2005 21:18
por Resina
Obrigado, antes de mais! Já o teste e esta muito bom!

Folha excel

MensagemEnviado: 15/12/2005 19:13
por pericos
Viva,

Aqui deixo a folha excel. Não é nada de outro mundo, mas espero que ajude.

Caso alguém necessite de uma explicação de funcionamento, por favor diga.

Ainda tem uns pequenos pormenores a ajustar, mas com o tempo lá irá.

BN

João

P.S. - Desculpem não seguir por MP, mas assim é mais pratico

já agora...

MensagemEnviado: 15/12/2005 17:54
por XICO69
Pericos ,para mim também
obrigado :)

Já agora...

MensagemEnviado: 15/12/2005 17:43
por dragom
Pericos,

Senão for muita maçada, agradecia também o envio da folha de excel.

Obrigado

MensagemEnviado: 15/12/2005 15:47
por pedrom
pericos Escreveu:Para simulações, nada melhor que uma folha de excel onde apontas todos os teus trades.

Se quiseres posso colocar uma mas só á noite, pois está no outro computador.

Essa folha será a tua carteira virtual, e só tens de seguir os movimentos on-line.

BN

João


Se puderes manda-me também por PM.

Tks

MensagemEnviado: 15/12/2005 15:43
por Resina
pericos agradecia isso, se pudesse ser! Já que falou nisso! Ouço falar tanto de warrants, mas nunca entrei pk se fala tambem de contras! Mas penso que iria ajudar bastante na minha aprendizagem! Cumprimentos!

MensagemEnviado: 15/12/2005 15:07
por pericos
Certo, sem problema

Envio por MP á noite

BN

João

MensagemEnviado: 15/12/2005 15:04
por Drummond
pericos,
se poderes faser isso agradecia, tb estava entresado em simular uns tempos antes de entrar nesse jogo, obrigado

MensagemEnviado: 15/12/2005 12:51
por fiódor
Resina Escreveu:Já agora, onde poderei simular!?
Abraço


Olá
podes abrir uma carteira virtual nos sites dos emitentes dos warrants. https://www.citiwarrants.com/index.html ... Country=PT
http://www.warrants.commerzbank.com/war ... t&html=yes

Cumps

Fiódor

MensagemEnviado: 15/12/2005 12:42
por pericos
Para simulações, nada melhor que uma folha de excel onde apontas todos os teus trades.

Se quiseres posso colocar uma mas só á noite, pois está no outro computador.

Essa folha será a tua carteira virtual, e só tens de seguir os movimentos on-line.

BN

João

MensagemEnviado: 15/12/2005 12:37
por Ulisses Pereira
Warrants? Não sei... Eu antes de começar a negociar qualquer produto diferente faço sempre, pelo menos, 6 meses de "paper trading", apontando os movimentos que faria. Penso que é uma óptima forma de poupar o dinheiro que habitualmente se perde na aprendizagem, embora obviamente não seja o mesmo que negociar em termos reais. ;)

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 15/12/2005 12:22
por Resina
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, antes de entrares com dinheiro real, experimenta 6 meses a simular. Só um conselho...

Um abraço,
Ulisses

Já agora, onde poderei simular!?
Abraço

O que eu ganho aqui por dia... é muito amor e alegria! :-)

MensagemEnviado: 15/12/2005 3:09
por leprechaun
Resina Escreveu:Uma pessoa que invista 1000€ em warrants (por exemplo), quanto poderá ganhar num dia num trade, se as coisas correrem bem e sem abusar mt, num dia normal!


Olá, Resina... menina?! ;)

Ora bem, para já temos dois tipos de warrants com os quais se pode fazer day trading: os warrants normais ou vanilla e os turbo warrants (TW).

Estes últimos proporcionam lucros... ou perdas!... mais avultados, já que o seu risco é bastante superior ao dos outros warrants. Basta dizer que variam um cêntimo por cada ponto do DAX... ou de outro índice ou até acção... o que significa que, num dia normal, podem muito bem variar uns 30 ou 40 cêntimos para baixo ou para cima. E se a sessão até for mais agitada, o que nem tem sido muito comum estes últimos tempos, a variação de preço pode ser muitíssimo superior... até mesmo mais de 1 Euro! :shock:

Depois, os TW têm uma característica "chata": se chegarem a um determinado valor limite - a barreira ou strike - kaput! estouram e acabou-se! É o chamado KO... vamos é fazer óó! :lol:

Ultimamente, tenho até negociado mais os turbos do Nasdaq, porque me parecem um pouco mais seguros. Respondendo concretamente à pergunta, posso dizer que ganhei hoje cerca de 150 euros com 2 compras efectuadas já ontem, nestes TW do índice americano, cada uma com um valor aproximado de 950 euros. Ou seja, por cada 1000 devo ter feito 8%. Bem, mas isto não foi daytrading, note-se!

Nas compras e vendas no próprio dia, os meus objectivos são modestos. Normalmente, nunca compro warrants nesse valor de 1000 euros, mesmo que disponha desse capital. Fico-me quase sempre um pouco aquém, por modo a poder contar ainda com alguma reserva de cash, caso queira reforçar a minha aposta.

Dum modo geral, talvez possa lucrar aí uns 10% nos negócios bem sucedidos, em média. O pior são aqueles que não correm tão bem, porque aí os prejuízos tendem a ser superiores... e o limite é -100%... que pesadelo e tormento!!! :cry:

Em suma: considero os Turbo warrants um instrumento MUITO perigoso e para o qual só deve ser canalizado uma pequena percentagem da carteira, não mais de 5%... no máximo! Mas claro que ganhar também depende da habilidade e método e conhecimentos de cada trader, logo é só experimentar... e ver no que isso vai dar!

Os outros warrants são menos perigosos, já que não têm KO, mas também podem desvalorizar bastante e até perder todo o seu valor, caso o índice se afaste demasiado do strike, em especial se a maturidade já está próxima.

Claro que também aqui se podem fazer bons negócios no intraday ou num prazo de poucos dias, mas para mim ganhos de 10-15% já são muito jeitosos! De notar que quanto menor o valor do warrant mais qualquer pequena valorização é significativa percentualmente. Mas os warrants de baixa cotação tendem a mover-se muito menos do que os mais caros, obviamente.

Para concluir, e da minha experiência pessoal, eu diria que num único trade e com 1000 euros posso talvez ganhar cerca de 100, se não quiser arriscar demasiado. Por norma, posso fazer 2 ou 3 trades desses por dia, mas o mais habitual é os ganhos em cada um não chegarem à centena de euros. Mas tudo somado, e se forem positivos, claro, é possível obter um retorno de 15-20% do capital investido.

Nos warrants normais, talvez a principal diferença seja que é mais difícil fazer assim tantos trades, já que a variação de preço é, por norma, bastante menor. Quanto à % de lucros ela também pode ser elevada, dependendo um pouco das características - delta, elasticidade - do próprio warrant.

Por fim, desde que o somatório dos ganhos exceda o das perdas, num período de dias, semanas ou meses... óptimo! Eu tenho tido mais sucesso com warrants do que com acções, possivelmente também porque dedico mais tempo a estudá-los e aos respectivos índices subjacentes, já que, com a rara excepção da PTC, a espaços, não negoceio warrants sobre acções.

E é tudo o que posso dizer... ó Resina que cola... ou parte?... corações! :mrgreen:

Sempre em busca de milhões...

Rui leprechaun

(...hummm... de tostões ou emoções?! ;))

MensagemEnviado: 15/12/2005 2:30
por Ulisses Pereira
Resina, antes de entrares com dinheiro real, experimenta 6 meses a simular. Só um conselho...

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 15/12/2005 2:28
por Resina
leprechaun, entrar com um capital minimo, 500€ chega? ou ate menos! e qual o melhor para iniciantes!? excluindo aquilas miticas frases do que tudo nao deve ser tomando como um meio, mas sim como um conselho, etc....

MensagemEnviado: 15/12/2005 2:12
por Resina
boas leprechaun! Tenho visto varios posts seus, mas uma coisa que me mantem curioso! Uma pessoa que invista 1000€ em warrants(por exemplo), quanto poderá ganhar num dia num trade, se as coisas correrem bem e sem abusar mt, num dia normal! nunca entrei pk tenho "medo", não é medo, não entendo muito, e por enquanto so me meto nos negocios das acções!

Espera pela tendência... e aguarda com paciência!!!

MensagemEnviado: 14/12/2005 23:46
por leprechaun
Ó XP!

De stops não percebo, mas que método de negociação utilizas, afinal?

Esta semana, ainda nem toquei nos TW do DAX, mas se o tivesse feito teria sido unicamente do lado curto, e com o put de strike nos 5375. Arriscado... óbvio!... mas para daytrading, os baratos - acima de 0,50 e até 1 euro - são os meus preferidos!

Vender os rallies do DAX acima dos 5300 teria sido uma boa estratégia, por quanto tempo mais ainda se poderá utilizá-la... é muito incerto!

Claro que quem prefere o lado longo... afinal, a tendência até é essa!... comprar o DAX abaixo ou perto dos 5270 tem sido uma táctica perfeita e isenta de maleita!

Para mim, que ADORO lateralizações... mas NÃO no Nasdaq!... estes são os dias são ideais! Ora bem, só que cada um o seu estilo tem e nem tudo a todos lhes convém!

I mean, eu prefiro comprar cá em baixo - nos suportes - e vender lá em cima - nas resistências - ou vice-versa! Sou um swing player... I swing and sing and I play anything! :P

Mas já quem prefere o momentum play, vende na quebra dos suportes e compra na superação das resistências! Tudo bem, em tendências definidas, só que em períodos de lateralização essa estratégia é um desastre! :shock: Tal equivale a comprar no topo e/ou a vender no low... não contem comigo que já cá não tou! :lol:

A propósito... será que utilizas o método do Pivot point para a negociação intraday? Eu acho-o simples e eficaz! E então, com umas pitadas de Fibonacci... que petisco... como o anzol e papo o isco! :mrgreen:

Por fim, se és deveras um seguidor da tendência, espera até à próxima semana para negociares o DAX com mais probabilidade de acerto... na subida, a direcção escolhida! É que em semana de fecho de opções nos States, como a actual, os movimentos podem ser um pouco mais erráticos, se bem que de um modo geral a tendência até seja Bull nestas alturas.

Por fim, a sacrossanta sazonalidade! Já a partir da próxima semana, inicia-se o período talvez mais Bull do ano, o "rally de Natal" americano. Aí até inícios de Janeiro é só subir... e os Bull sempre a rir! Bem, pelo menos tem sido assim quase sempre, o que não significa que a festa dure eternamente...

Logo, e para além do daytrading, até se pode copiar o JAS ;) e escolher um TW call mais seguro e deixá-lo ir no tempo... até cair de maduro... depois de lucrar um cento! :lol:

Bem, é tudo o que dizer me apraz...

Rui leprechaun

(...para ganharmos no DAX! :))

PS: Ah! Outra coisa, a propósito do teu PS. Em daytrading eu sou um mero scalper, ou seja, negoceio quase sempre meia ou uma dúzia de pontos, em lotes de 1000 a 1500 TW. São apenas umas dezenas de euros, mas com 2 ou 3 trades certeiros, vai-se somando dinheiro! Mas já vi que não convém esticar demasiado a sorte, isto é, depois de 3 acertos consecutivos o melhor é ficar só por aí e passar a bola ao parceiro... guardar o cofre e esconder o mealheiro! :lol:

Enfim, só o meu estilo timorato... ou manhoso!... que eu sou é um meigo gato!!! :mrgreen:

Good luck... I like your style... XP files!!! 8-)

Cuidado

MensagemEnviado: 14/12/2005 21:49
por Ovos Moles
atençao ao uso de stops nos turbos pois nao funcionam da mm maneira q as acçoes. O stop so e acionado qd e negociado o titulo ao preço definido. No caso dos turbos como a maior parte nao tem vida propria dependem de um market-maker, pode acontecer o teu stop ser acionado bem ca em baixo, so para avisar
Um abraço
Ovos Moles