Boas,
OTA e TGV...
Pessoalmente e, independentemente do momento ou não, sou daqueles que defende o TGV:
Porto <-> Vigo
Lisboa <-> Porto (com 3 cidades abrangidas Aveiro, Coimbra e Leiria)
Aveiro <-> Salamanca
Lisboa <-> Madrid
Esqueçam o Algarve. É daqueles "males" necessários.
Ainda não percebo hoje, por exemplo, porquê que tanta gente critica o Cavaco de durante os seus governos ter investido em AE's (podia se calhar ter feito mais e noutras áreas), mas se não fizesse as AE's e IP's, que vias de comunicação tínhamos hoje????
Pense-se nos tempos de transporte e custos associados que levava colocar os produtos em diversas cidades, só dou este exemplo.
Fala-se que as nossas empresas precisam de se virar para o mercado europeu, para exportar. Como o farão se não forem encurtadas as distâncias? Pode ser que o "sonho" de Sines, venha a ter finalmente pernas para andar.
Quanto aos custos / rentabilidade, não existe nenhuma linha na Europa que seja rentável, se lhes forem incluídos os investimentos que tiveram de ser feitos na construção da rede. Deste modo, parece que não há outra solução que não seja o Estado e UE a suportar o investimento na construção da linha, e deixar para os privados a sua exploração. Só a linha do canal da mancha é que dá prejuízo hoje em dia.
Se existem riscos? claro que existem. A começar pela dimensão dos aglomerados populacionais, se serão ou não suficientes depois para rentabilizar passando depois pela própria distância entre si, pois acredito que só os trajectos Portugal / Espanha serão os mais utilizados, onde a ligação Lisboa <-> Porto, servirá mais para ser Lisboa <-> Vigo e Porto <-> Madrid, e acabando no... aeroporto da OTA.
Como algumas vezes por ano tenho de ir a Espanha, garanto que passarei a ir de comboio e deixar o carro. O avião não compensa.
Aeroporto da OTA. Pois sou daqueles que sou contra.
QUando se projecta uma linha de TGV, para passar igualmente por um aeroporto, que corre o risco de passado 20 anos, ter de se começar a pensar na construção de outro aeroporto, porque aquela zona não permite expansão, para que servirá depois essa linha???? Deixa-me preocupado.
Construir um aeroporto na OTA, é "retirar" aeroporto a Lisboa, e eventualmente "matar" o do Porto.
O caminho/tempo adicional que se cria para se deslocar ao aeroporto, vai fazer com que:

quem vai de Lisboa <-> Porto irá fazê-lo em definitivo de carro (para quê fazer 50 km's, pagar portagem, gasóleo, parque, mais bilhete de avião tendo ainda gasto para isso tempo extra?). E o TGV também não será melhor solução, pois para 300KMs, se calhar ainda opto pelo carro...

os acessos a Lisboa ficarão ainda mais congestionados

quanto custa uma viagem de taxi Ota <-> Lisboa?

Não está incluído no investimento da OTA ainda os investimentos necessários a fazer-se em vias de comunicação "extra TGV", tais como novas AE's e "shutle" Ota <-> Lisboa

Acredito veemente que, Lisboa ter um aeroporto "dentro" da cidade (sim, porque o problema não foi o aeroporto da Portela, pois este já lá estava antes da Alta de Lisboa estar ali mesmo em cima) é uma vantagem competitiva para colocar empresas em Lisboa / Portugal bem como a escolha da cidade para congressos ou reuniões internacionais.
Depois ainda, andei a rabuscar nos meus mails, onde à uns tempos atrás havia recebido o seguinte:
Uma história de 2 aeroportos:
Áreas:
Aeroporto de Málaga: 320 hectares,
Aeroporto de Lisboa: 520 hectares.
Pistas:
Aeroporto de Málaga: 1 pista,
Aeroporto de Lisboa: 2 pistas.
Tráfego (2004):
Aeroporto de Málaga: 12 milhões de passageiros, taxa de crescimento, 7% a 8% ao ano.
Aeroporto de Lisboa: 10,7 milhões de passageiros, taxa de crescimento 4,5% ao ano.
Soluções para o aumento de capacidade:
Málaga: 1 novo terminal, investimento de 191 milhões de euros, capacidade 20 milhões de passageiros/ano.
O aeroporto continua a 8 Km da cidade e continua a ter uma só pista.
Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 5.000 milhões de euros, solução faraónica a 40Km da cidade.
Quem quiser confirmar isto, passe um pouco de tempo neste link
http://www.aena.es/csee/Satellite?cid=1 ... =Page&MO=5
e se tiverem ainda alguma paciência, vejam a história deste aeroporto e quantas vezes já ele foi expandido.
Retirei a parte dos terrenos, pois já nem quero entrar por esse campo.
Um abraço