MarcoAntónio, o que dizes disto
R. – A oferta triple play sobre ADSL, ou IPTV, também tem sido muito falada nos últimos tempos como opção em detrimento do cabo. A Novis está preparada para avançar com esta oferta?
C.L. – Existem várias experiências para exploração de serviços triple play, e com sucesso, a nível europeu. Estamos a olhar atentamente para essas experiências e a avaliar internamente essa possibilidade. Uma coisa é estarmos preparados do ponto de vista tecnológico e de rede, e neste caso a resposta é afirmativa. Outra coisa é avançarmos do ponto de vista de consumer experience e dar ao cliente um conjunto de serviços associados, canais desejados, entre outras coisas. É necessário existir um modelo de negócio viável e já estruturado, ou seja, é uma questão muito mais comercial e de marketing do que técnica.
R. – A oferta de triple play pode vir a ser realmente competitiva face ao cabo?
C.L. – Claro que sim. É tecnologicamente superior e oferece um conjunto de potencialidades que as redes por cabo actuais não conseguem igualar, e vão ter muita dificuldade em poder acompanhar. Resta saber se, do ponto de vista de modelo de negócio, compensa ou não.
R. – Quando é que podemos assistir a um lançamento comercial nesta área em Portugal?
C.L. – Faria sentido ver alguma coisa acontecer ainda este ano, nem que seja numa base muito limitada. E digo limitada porque é preciso que sejam criadas algumas condições para o sucesso. É preciso garantir qualidade, cobertura e todo um conjunto de mecanismos internos. Existe uma boa oportunidade no mercado, e por isso os vários operadores andam a analisar o seu potencial. Só que a dificuldade não é pensar, é saber concretizar e fazer as coisas com rapidez.
Artigo completo
http://redes.xl.pt/105/200.shtml
Pessoalmente já estou farto de esperar pelo triple play da Novis... Parece aquela história antiga que fazia subir as acções da EDP que constava em aproveitar os fios eléctricos para linha telefónica e que nunca passará da ficção á realidade...
Abraço