Página 1 de 1

MensagemEnviado: 21/11/2005 19:14
por costarios
San Escreveu:Injusto e pouco claro. Se fosse eu a enganar-me, também anulavam?


Muito bem colocado, San!

As instituições financeiras cercam-se de tudo e mais alguma coisa... quando fazem algo de mal sempre aparece algum advogado a apontar para alguma entrelinha milimétrica que quase ninguém lê.

MensagemEnviado: 21/11/2005 15:08
por San
Injusto e pouco claro. Se fosse eu a enganar-me, também anulavam?

MensagemEnviado: 21/11/2005 15:05
por Ulisses Pereira
Olá Alex.

Infelizmente, essa situação não é virgem. Deu azo, inclusivamente, a alguns processos judiciais.

Quando há um erro claro deste género as Bolsas (não só a portuguesa, pois nos States acontecem incidentes destes diariamente) acabam por anular as operações. Pessoalmente, não gosto desta regra por ser pouco clara.

Há casos em que se torna penalizante para quem tomou a contraparte do erro. Por exemplo, no caso actual, a anulação das ordens não te fará perder nenhum dinheiro, mas imagina que ias tomar uma posição contrária num outro warrant ou nos futuros do DAX e que o mercado até ia contra essa tua posição e a favor da tua posição nos warrants? A anulação da tua ordem sobre os primeiros warrants iria gerar um prejuízo enorme quando tu apenas quiseste fazer uma arbitragem simples. Foi isto que aconteceu no passado (em que o investidor fez arbitragem através de opções) e que provocou uma autêntica batalha judicial.

Um abraço,
Ulisses

TW 7605C - Podem ou nao fazer o que fizeram?

MensagemEnviado: 21/11/2005 14:12
por Negocios Mendes
Boa tarde,

Estive a espera que alguem viesse falar sobre este tema, mas visto que nao, eu próprio decidi abrir este tópico de forma a ouvir opinioes e conselhos de quem sabe mais das regras da Euronext para os TWs, do que eu.

Entao é assim: hoje de manha, logo a seguir a abertura da bolsa, passados uns 5 minutos (como habitualmente) o MM dos calls 7605C apareceram a cotar a 0,75/0,77 quando no site do proprio emitente cotavam ao valor que deveriam na verdade cotar - mais ou menos 2,28/2,30.

Verificando que se tratava de uma optima oportunidade de negocio, (a nao ser que houvesse um "crash" no DAX que eu nao estava a ver), decidi meter uma ordem de compra dos ditos TWs.
A ordem no inicio ainda ficou ali bloqueada (a minha mais outros compradores que devem ter visto o mesmo que eu) e passado uns minutos, com o preco a variar nos 0,77, acabei mesmo por comprar.
Acontece que depois de comentar com alguem acerca disto, essa mesma pessoa disse-me que as ordens iriam ser todas anuladas. O que é facto, é que passado uns 30 minutos, os ditos TWs já tinham negociado mais de 150 mil.
Acontece que o erro aparentemente nao foi do Citibank (porque no site deles, o TW cotava ao valor correcto).
Passado umas 2 horas depois da compra, recebi um telefonema de alguem do MillenniumBCP a dizer que a Euronext tinha anulado todas as ordens e na verdade o volume do dito TW passou para zero, ficando bloqueado por mais um periodo grande de tempo. Neste momento já está a cotar.

A questao é a seguinte: visto eu ter comprado a 0,77 a alguem que me satisfez a ordem (neste caso o MM), pode alguem de facto anular a minha ordem de compra mesmo depois de executada e com os ditos TWs em carteira? Pode alguem dizer que foi um erro do sistema?
E quando eu compro um TW e passados uns minutos se estiver a perder 50%, posso também argumentar que me enganei na compra do TW?

Se alguem me vendeu a 0,77, quem cometeu o erro, nao deveria agora de o assumir?

Gostaria de ouvir opinioes e também saber se há alguma forma de ser ressarcido pelo erro que alguem cometeu?