hmmm... será que resultados destes a BMW vai conseguir manter-se acima do seu suporte? 
17-8-05
BMW – No topo do universo automóvel
Sector Automóvel
A BMW é uma das maiores fabricantes automóveis do espaço europeu encontrando-se focada nos segmentos de gama média e alta. Entre os principais modelos comercializados destaque para o 320, 525, M3, X5 e o Z4, todos relativos à marca BMW, e para o Mini lançado no final de 2001. No ano transacto, a BMW reportou um crescimento de vendas de 9,4%, suportado pelo lançamento de novos modelos, e lucros recorde que ascenderam a cerca de EUR 2,22 mil mn.
Depois do rally de Maio, Junho e Julho, que conduziu a BMW à resistência dos EUR 40, o título iniciou um movimento de correcção pronunciado, reflectindo condições de mercado adversas e um outlook mais cauteloso por parte do management. Nesse particular, a subida do petróleo, a apreciação do euro e o aumento de custos relacionados com matérias primas, têm constituído os principais factores condicionantes de uma maior visibilidade em termos de resultados.
A reflectir exactamente isso, os lucros do segundo trimestre recuaram 1,2% para os EUR 663 mn, com os efeitos cambiais e os custos de aquisição de matérias primas, como o aço, a inviabilizarem que a BMW concretizasse em termos de bottom line o excelente momentum operacional que atravessa. Ainda assim, a equipa de gestão reiterou o objectivo de repetir os lucros recorde registados em 2004, encontrando-se a BMW totalmente coberta quanto a flutuações cambiais no decurso de 2005, mesmo que em condições menos favoráveis que no ano transacto.
Destronando a Mercedes Benz enquanto maior fabricante mundial de veículos de gama alta no primeiro trimestre deste ano, a BMW anunciou recentemente que as suas vendas globais aumentaram 14% YoY em Julho último situando-se nas 110.957 unidades. Um registo que permitiu que a empresa terminasse os 7 primeiros meses do ano com um crescimento homólogo superior a 10% decorrente dos lançamentos do série 1, do série 6 coupé e da comercialização, já este ano, da nova série 3, o modelo mais vendido da marca.
Em termos de múltiplos de mercado, a BMW, que habitualmente transaccionava a prémio no sector automóvel europeu, encontra-se no que toca a price earnings ratios na mediana do universo coberto, com um P/E 2005E de 11,07x e um P/E 2006E de 10,51x. O EV/EBITDA situa-se da mesma forma nos 5,47x, o registo menos dispendioso entre comparáveis.
Tecnicamente, a BMW encontra-se a testar a linha superior, anterior resistência, do canal descendente em que transaccionou durante os últimos 3 anos. Relembre-se que de um ponto de vista técnico, as resistências uma vez ultrapassadas tornam-se frequentemente áreas de suporte e vice versa. O RSI (relative strength index) situa-se da mesma forma nos 38,7x enquanto que o histograma do MACD (moving average divergence convergence) parece sinalizar um possível ponto de inversão na tendência depressiva de curto prazo.
Numa perspectiva de trading, deverá ser considerado um stop loss curto (limite de perda máximo recomendado) de 4,5% abaixo do preço de entrada. Um preço de compra nos EUR 36,60 implicaria assim um nível de stop loss nos EUR 34,95.
Subida do nível de stop loss na trading idea de BMW - 26 de Setembro
Atendendo à valorização de 5,1% desde a sua colocação no passado dia 17 de Agosto, recomendamos a subida do nível de stop loss dos anteriores EUR 34,95 para os EUR 37,90. Desta forma poderá continuar a beneficiar do upside do título que transacciona presentemente a níveis máximos do mês de Setembro.
Profit taking na trading idea de BMW
Atendendo à valorização superior a 9% evidenciada pelo título desde a sua colocação no passado dia 17 de Agosto, e tendo em conta que se aproxima dos EUR 40, níveis que recentemente o título não superou, recomendamos a realização de mais valias no título.