Lucros da PT Multimédia aumentam 65% até Setembro
A PT Multimédia anunciou hoje que os resultados líquidos dos primeiros nove meses deste ano ascenderam a 95,5 milhões de euros, um valor que representa um crescimento de 65,2% face ao obtido no período homólogo de 2004.
As receitas de exploração aumentaram 7,1% para 464,4 milhões de euros, com as receitas da actividade de TV por subscrição e Internet de Banda Larga a subirem 11,0% para 410,9 milhões de euros.
O EBITDA, ou «cash flow» operacional, atingiu 142,6 milhões de euros, um aumento de 6,7% relativamente aos primeiros nove meses de 2004 e equivalente a uma margem EBITDA de 30,7%. No período homólogo a margem EBITDA era de 36,9%.
A PT Multimédia [PTM], em comunicado, destaca que esta subida no EBITDA foi conseguida apesar dos investimentos adicionais em programação, reforço do serviço de apoio ao cliente, aumento das operações de manutenção e reparação da rede e o aumento das provisões relativas a dívidas de clientes.
O investimento de capital, ou «capex», aumentou 41,2 milhões de euros relativamente aos primeiros nove meses de 2004, totalizando 75,4 milhões de euros.
«O aumento do capex deve-se essencialmente à contratação do direito de uso da capacidade de satélite para o quinto transponder, ao reforço do investimento em set top boxes, no âmbito do projecto de digitalização, bem como à renovação dos sistemas de informação e ao investimento em rede, que permitem melhorar a oferta e a qualidade dos serviços de TV por Subscrição e de Internet de Banda Larga», refere a empresa.
A dívida líquida da PT Multimédia ascendia a 68,2 milhões de euros no final de Setembro de 2005, uma diminuição de 46,8 milhões de euros face ao valor comparável de 31 de Dezembro de 2004.
Quase impossível pirataria no serviço por satélite
A TV Cabo, o activo mais importante da PTM, atingiu 1,485 milhões de clientes, com a empresa a angariar 20 mil novos clientes no terceiro trimestre deste ano.
«O ritmo de adições líquidas no serviço de TV por Satélite deverá recuperar após o upgrade de software do sistema de acesso condicionado e a troca de smart cards dos receptores digitais que será efectuada até ao final do ano. Esta operação permitirá a migração para o novo sistema de encriptação Aladin da Nagra, o que praticamente impossibilitará qualquer acto de pirataria ao nível do serviço de Satélite», refere a empresa.
O número de «set top boxes» que já permitem o acesso ao serviço digital ascendiam a 428 mil no final de Setembro.
O serviço digital Funtastic Life tem registado «uma boa adesão», contando com 123 mil clientes no final de Setembro de 2005.
341 mil clientes na Banda larga
No final dos primeiros nove meses de 2005 a PTM tinha 341 mil clientes de banda larga via cabo, tendo as adições líquidas no terceiro trimestre de 2005 sido de 9 mil novos clientes, apesar de a «penetração da banda larga nos Clientes de TV por Cabo já ser superior a 30%».
O ARPU global da actividade de TV por subscrição e Internet de Banda Larga foi de 27,84 euros, um crescimento de 10,3% relativamente aos primeiros nove meses de 2004, «em resultado da maior penetração dos serviços de Internet de Banda Larga, dos aumentos de preço do serviço base de TV por subscrição e do ajustamento da base de clientes».
As receitas de exploração aumentaram 7,1% para 464,4 milhões de euros, com as receitas da actividade de TV por subscrição e Internet de Banda Larga a subirem 11,0% para 410,9 milhões de euros.
O EBITDA, ou «cash flow» operacional, atingiu 142,6 milhões de euros, um aumento de 6,7% relativamente aos primeiros nove meses de 2004 e equivalente a uma margem EBITDA de 30,7%. No período homólogo a margem EBITDA era de 36,9%.
A PT Multimédia [PTM], em comunicado, destaca que esta subida no EBITDA foi conseguida apesar dos investimentos adicionais em programação, reforço do serviço de apoio ao cliente, aumento das operações de manutenção e reparação da rede e o aumento das provisões relativas a dívidas de clientes.
O investimento de capital, ou «capex», aumentou 41,2 milhões de euros relativamente aos primeiros nove meses de 2004, totalizando 75,4 milhões de euros.
«O aumento do capex deve-se essencialmente à contratação do direito de uso da capacidade de satélite para o quinto transponder, ao reforço do investimento em set top boxes, no âmbito do projecto de digitalização, bem como à renovação dos sistemas de informação e ao investimento em rede, que permitem melhorar a oferta e a qualidade dos serviços de TV por Subscrição e de Internet de Banda Larga», refere a empresa.
A dívida líquida da PT Multimédia ascendia a 68,2 milhões de euros no final de Setembro de 2005, uma diminuição de 46,8 milhões de euros face ao valor comparável de 31 de Dezembro de 2004.
Quase impossível pirataria no serviço por satélite
A TV Cabo, o activo mais importante da PTM, atingiu 1,485 milhões de clientes, com a empresa a angariar 20 mil novos clientes no terceiro trimestre deste ano.
«O ritmo de adições líquidas no serviço de TV por Satélite deverá recuperar após o upgrade de software do sistema de acesso condicionado e a troca de smart cards dos receptores digitais que será efectuada até ao final do ano. Esta operação permitirá a migração para o novo sistema de encriptação Aladin da Nagra, o que praticamente impossibilitará qualquer acto de pirataria ao nível do serviço de Satélite», refere a empresa.
O número de «set top boxes» que já permitem o acesso ao serviço digital ascendiam a 428 mil no final de Setembro.
O serviço digital Funtastic Life tem registado «uma boa adesão», contando com 123 mil clientes no final de Setembro de 2005.
341 mil clientes na Banda larga
No final dos primeiros nove meses de 2005 a PTM tinha 341 mil clientes de banda larga via cabo, tendo as adições líquidas no terceiro trimestre de 2005 sido de 9 mil novos clientes, apesar de a «penetração da banda larga nos Clientes de TV por Cabo já ser superior a 30%».
O ARPU global da actividade de TV por subscrição e Internet de Banda Larga foi de 27,84 euros, um crescimento de 10,3% relativamente aos primeiros nove meses de 2004, «em resultado da maior penetração dos serviços de Internet de Banda Larga, dos aumentos de preço do serviço base de TV por subscrição e do ajustamento da base de clientes».