EMPRESAS Publicado 31 Outubro 2005 9:55
Número de clientes sobe para 165 milhões
Telefónica vai comprar britânica O2 por 26 mil milhões (act.)
A Telefónica acordou a compra da operadora de telecomunicações móveis britânica O2 por 17,7 mil milhões de libras (26,04 mil milhões de euros), no que representa a maior aquisição no sector de telecomunicações europeu em cinco anos. O número de clientes da operadora espanhola vai ascender a 165 milhões.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Telefónica acordou a compra da operadora de telecomunicações móveis britânica O2 por 17,7 mil milhões de libras (26,04 mil milhões de euros), no que representa a maior aquisição no sector de telecomunicações europeu em cinco anos. O número de clientes da operadora espanhola vai ascender a 165 milhões.
A Telefónica, parceira e accionista da Portugal Telecom, ofereceu 200 pences em dinheiro por cada acção da O2, segundo o comunicado da empresa espanhola. O valor pago pela operadora tem implícito um prémio de 22% face ao preço de fecho das acções da O2 a 28 de Outubro, dia em que os títulos encerraram a cotar nos 164,25 pences.
A aquisição da O2 por parte da Telefónica vai adicionar 25 milhões de clientes da operadora espanhola no Reino Unido, na Alemanha e na Irlanda, aumentando para mais de 165 milhões de clientes no total.
A operação anunciada é a maior aquisição efectuada pelo presidente César Alierta, que depois de expandir a empresa para a América Latina, está a estudar o crescimento da Telefónica na Europa. Desde os anos 90 que a operadora espanhola investiu mais de 50 mil milhões de dólares (41,46 mil milhões de euros) na expansão na América Latina. No Brasil, em conjunto com a PT, controla a maior operadora móvel da região, a Vivo.
A Telefónica não pode fazer muito mais aquisições na América Latina, segundo Gary Dungan, responsável na área de «research» do Barclays Investment, citado pela Bloomberg.
Esta é a maior operação nos últimos cinco anos na Europa, desde que a France Télécom acordou a compra da Orange à Vodafone por 41,7 mil milhões de dólares (34,58 mil milhões de euros), em Maio de 2000. A nível mundial, é a maior desde a aquisição de 41 mil milhões de dólares (33,99 mil milhões de euros) por parte da Nextel em Dezembro.
Administração da O2 aprova operação e acções disparam mais de 25%
O conselho de administração da O2 considera a proposta de aquisição da Telefónica «justa e razoável» e vai aconselhar os accionistas a aceitarem. Os títulos da O2 subiam 26% para os 206,75 pences, superando o valor oferecido pela Telefónica.
A O2 «vai abrir o grupo aos dois maiores mercados europeus» afirmou César Alierta, presidente da Telefónica.
As acções da O2 já subiram mais de 55% nos últimos 12 meses depois de ter sido alvo de especulações de aquisições. A Deutsche Telekom e a KPN foram duas das interessadas, tendo mesmo negociado uma operação conjunta em Agosto.
«Este é o operador europeu que mais se encaixa na estratégia da Telefónica» afirmou Alberto Espelosin, que ajuda a gerir acções na Ibercaja Gestion. «A questão vai ser se a Deutsche Telekom quer fazer uma oferta maior ou não», concluiu.
As acções da Telefónica permaneciam suspensas.