Ulisses Pereira Escreveu:Números bem positivos e que devem, uma vez mais, fazer inveja à economia europeia e fazer repensar qual deve ser o verdadeiro papel do BCE.
Se me permites Ulisses, e independentemente da diferença essencial entre os mandatos do BCE e da FED, já discutida, para mim o problema fundamental está no puro e simples envelhecimento da Europa, traduzido quer em termos da sua pirâmide etária quer, mais grave ainda, na falência do seu modelo de desenvolvimento, e a atitude "de avestruz"(*) que a larga maioria da população e dos governantes por essa Europa fora (começando pela Alemanha e a França e com Portugal a ser um verdadeiro "especialista") têm (temos), ao empurrar o fundamental dos nossos problemas para debaixo do tapete e assobiar para o ar.
Enquanto a Europa estiver mais preocupada em manter o "status quo" do que em pensar séria e definitivamente como conseguirá gerar mais riqueza e fazê-lo a um ritmo superior ao dos seus concorrentes (EUA e Japão, mas também China, Índia e outros mais que vão entrando no clube dos poderosos...), não haverá pura e simplesmente solução alguma que faça espevitar a nossa taxa de crescimento.
No fundo, no fundo, todos o sabemos. Só não temos é coragem de o admitir.
Um abraço
FT
(*) A atitude "de avestruz" está entre aspas porque, na verdade, parace que o bicho afinal o que faz ao enterrar a cabeça na areia é escutar melhor (devido à melhor propagação do som no solo) e assim poder antecipar os perigos. Portanto o animal até é inteligente porque demonstra capacidade prospectiva e sentido estratégico ou, pelo menos, táctico. Muito melhor do que nós, afinal...