Elias Escreveu: Bem eu não concordo que a tendência seja descendente. Acho que é indiscutivelmente ascendente, pese embora o movimento correctivo que houve em Outubro, e não me parece que o facto de passar ou não os 8000 pontos seja determinante para aferir a tendência.
A tendência pode ser determinada pela inclinação das médias móveis (que, no caso vertente, são positivas), conforme aliás se vê no teu gráfico, ou então pelo posicionamento relativo dos máximos e dos mínimos. "Higher highs e higher lows" correspondem a uma tendência ascendente, "Lower highs e lower lows" seriam uma tendência descendente. Ora bem, no teu gráfico não vejo nenhum "lower low" mas sim um "higher low" nos 7720 pontos aprox. Em minha opinião os 8150 pontos irão ditar se temos um "higher high" ou um "lower high".
Saudações,
Elias
nisto de tendências há que atender aos time frames
a big picture que eu estou a considerar é que se mantenha dentro daquela cunha que apresentei no 1º gráfico: depois de fazer máximos do ano, corrigiria até á zona dos 7.800 e depois até aos 7.600 ( é esta a tendência descendente de curto prazo a que me refiro), espero/esperava então uma reacção positiva na base da cunha, invertendo para uma tendência ascendente curto prazo, e mantendo a tendência ascendente médio longo prazo.
o 1º target confirmou-se, supreendeu-me depois a força da reacção nestes niveis, mas o que não invalida ainda que vá aos 7.600, o que irá determinar isso, para mim, será a reacção a estes 8.000 pontos, se os ultrapassar agora demonstra mais força do que estava á espera