A Sonae.com é das acções portuguesas mais comentadas pelos pequenos investidores. A sua elevada volatilidade torna bastante espectacular o seu comportamento em Bolsa, contrariando a habitual tranquilidade da maioria dos títulos da nossa praça. Diria que, em Portugal, é das acções cujo comportamento mais se assemelha a uma acção do Nasdaq.
Magistralmente (na óptica do Engenheiro Belmiro de Azevedo) colocada em Bolsa logo a seguir à euforia bolsista do início de 2000, a Sonae.com permitiu à sua casa mãe um encaixe fantástico dado o elevado preço a que foi dispersa na OPV (Oferta Pública de Venda). Visto a esta distância, podemos ser tentados a qualificar de “escandaloso” o preço a que foi colocada a acção em Bolsa, mas na altura o preço estava em linha com o que cotavam as suas congéneres europeias. O Eng. Belmiro - uma vez mais - mostrou o seu fantástico “timing”, vendendo na altura perfeita.
Quem lhe terá rogado as maiores pragas foram os investidores que subscreveram a Oferta Pública de Venda (OPV) e que viram as acções caírem cerca de 90% no ano seguinte. Assustador. Foi preciso chegarmos a Outubro de 2002 para a Sonae.com chegar ao seu fundo e começar a construir a tendência ascendente em que se encontra. Desde essa altura até ao início do presente ano, a acção quase quadruplicou o seu valor num movimento que fez as delícias dos investidores que apostaram no título quando ninguém acreditava nele. O primeiro semestre deste ano fica marcado por uma acentuada correcção da acção que a levou a testar, com sucesso, a zona de suporte entre os 2,8 e os 2,95 euros.
Tecnicamente, em termos de longo prazo, a tendência permanece ascendente. Contudo, caso a acção quebre o suporte dos 2,8 euros a Sonae.com fica numa situação muito perigosa, com os ursos a assumirem o controlo do papel em todos os horizontes temporais.
Em termos de curto prazo, desde Julho que a acção construiu uma tendência ascendente e parece natural que tente ir testar a zona de resistência entre os 3,76 e os 3,92 euros. Neste momento, enquanto a Sonae.com conseguir ir aguentando a linha de tendência ascendente que tem suportado esta subida dos últimos meses, não há qualquer razão para os touros tremerem.
Negociar Sonae.com pode ser extremamente estimulante, mas é essencial definir claramente “stops” de forma a que não se seja apanhado por um dos seus rápidos movimentos de correcção. Por agora, a acção continua a sorrir, resta ir controlando aquela linha mágica ascendente.
Um abraço,
Ulisses Pereira, gestor de carteiras