em português
Gripe das Aves: Testes confirmam presença da doença na Roménia
Testes realizados na Roménia confirmaram a presença de um vírus da gripe das aves, indicou esta quinta-feira a comissão europeia, que vai proibir as importações de pássaros vivos e de todos os produtos avícolas provenientes deste país.
«Os três peritos do laboratório europeu enviados à Roménia confirmaram que o vírus H5 da gripe das aves foi detectado em duas amostras retiradas de um frango e de um pato, provenientes de uma quinta suspeita do delta do Danúbio», indicou a comissão europeia.
Num comunicado enviado esta quinta-feira, a comissão europeia não especifica se o vírus encontrado pelos peritos é o H5N1, que levou à morte de milhões de aves na Ásia, provocando ainda 60 mortos entre humanos desde o fim de 2003.
No entanto, a Comissão Europeia indicou que são necessários testes suplementares para determinar se o vírus é o H5N1 e que ainda hoje deverão ser conhecidos os novos resultados.
«A comissão vai agora adoptar as mesmas medidas tomadas segunda- feira contra a Turquia, nomeadamente a proibição de importação de pássaros vivos, da carne de ave e de outros produtos avícolas«, acrescentou o documento.
Segunda-feira, Bruxelas proibiu as importações de pássaros vivos e de penas da Turquia, devido à contaminação de animais por um vírus da gripe das aves, de momento ainda não identificado.
Quarta-feira, a Comissão Europeia anunciou que os testes realizados na Roménia não revelavam a presença da gripe das aves.
«A cada dia que passa a nossa confiança fica reforçada quanto ao facto de não existir gripe das aves na Roménia», indicou Philip Tod, porta-voz do comissário europeu para a saúde e protecção dos consumidores, Markos Kyprianu.
Uma reunião de urgência do comité de peritos da UE encarregue da segurança alimentar terá lugar hoje para analisar a situação.
Diário Digital / Lusa
13-10-2005 7:07:00