Página 1 de 1

Greenspan: flexibilidade da economia americana

MensagemEnviado: 12/10/2005 14:28
por ppferreira
Greenspan diz flexibilidade da economia americana permite lidar com subida do petróleo

Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal, disse hoje que a economia americana tem lidado de «forma razoavelmente bem» com as subidas dos preços da energia, graças sobretudo a flexibilidade da economia.

«A performance impressionante da economia americana nas últimas décadas, apesar dos choques que no passado levariam a contracções na economia, oferece uma clara evidência acerca dos benefícios do aumento na flexibilidade dos mercados», disse hoje o líder da autoridade monetária norte-americana.

O discurso de Greenspan repete as afirmações já proferidas por este responsável no final de Setembro, quando, já tinha afirmado que a economia americana estava a lidar bem com a escalada dos preços do petróleo.

«A flexibilidade da nossa economia de mercado permite-nos, até agora, lidar de forma razoável com as subidas nos preços do petróleo e gás natural que enfrentamos nos últimos dois anos», disse Greenspan.

No seu discurso de hoje o presidente da Fed não se referiu à política monetária nos Estados Unidos.

Contudo, os últimos sinais dos responsáveis da Fed apontam para mais aumentos nas taxas de juro, que estão actualmente nos 3,75%, após 11 aumentos consecutivos de o,25 pontos percentuais.

O objectivo da Fed passa por combater as pressões inflacionistas dos Estados Unidos, elevando o preço do dinheiro até um nível que seja considerado neutro para a economia.