Olá Valves, postei só para te dizer que li o que escrevestes, de facto só penso no curto prazo e para mim médio prazo já é um século.
Ao contrario de muitos veteranos, adoptei um critério de investimento em que aproveito um ciclo de curto prazo, entro apenas quando tenho quase a certeza e saio muitas vezes um pouco cedo para proteger melhor o pequeno ganho.
Este procedimento só me trás vantagens pelo facto de conseguir conciliar melhor a minha actividade profissional com a bolsa, basta-me fazer 1,2 ou 3 trades num mês e o meu objectivo pode ficar concretizado, salvo raras excepções há muito que percebi que na bolsa poucos enriquecem, mais vale pouco e certinho e mais importante com alguma segurança.
Eu acho que é muito stressante estar um, dois ou mais anos exposto ao risco que como sabemos não depende só das Empresas que "apostamos" como também de factores alheios como temos assistido tais como ataques terroristas, furia da natureza, e demais situações imprevisiveis, como tal o risco aumenta proporcionalmente com o tempo exposto.
Outra grande vantagem é dormir descansadinho a boa parte dos dias do mês/ano, ter uma outra actividade profissional paralela tabém é muito importante para repôr o nosso equilibrio emocional, porque a meu ver ter como única actividade o investimento na bolsa não nos permite sentir totalmente realizados, pelo simples facto dessa actividade não derivar de uma ciência exacta.
Muitas vezes vejo "sessões sem pés nem cabeça" como é o caso da de ontem e hoje que é "nem sim nem nim" ou numa única palavra "lateralização" e fico satisfeito por estar de fora, é verdade que se perde muitas oportunidades de ganho, mas também é verdade que muitas vezes se ganha por estar fora.
Não estou aqui a criticar quem investe no longo prazo, muito menos os daytraders, apenas tento justificar o porquê da minha forma de analizar. Eu adptei um critério mediante o meu tipo de vida, por acaso estou muito satisfeito por esta opção, quanto mais não seja a minha vida melhorou muito a nivel de saúde (menos stress) e familiar (mais tempo para familia) e para quem já esteve quase do outro lado como eu neste momento diz que o dinheiro não é assim tão importante como muitos ainda pensam !
Quanto ao longo prazo, estou Bear, nem todos estamos de acordo, mas se alguém se mete comigo eu chamo o nosso colega Cem e olha que ele não brinca em serviço, a prova está em
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=42228
Agora falando a sério, um grande abraço ...