Caldeirão da Bolsa

Millennium reinicia cobertura da EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Millennium reinicia cobertura da EDP

por ppferreira » 3/10/2005 12:59

Millennium reinicia cobertura da EDP com «compra» e alvo de 2,70 euros para 2006

"O Millennium bcp reiniciou a cobertura das acções da Energias de Portugal (EDP) com uma recomendação de «compra» e um preço-alvo para 2006 de 2,70 euros. A casa de investimento explica que, apesar de um cenário pouco favorável, as acções da eléctrica não parecem caras.

Numa nota de «research», a analista Bárbara Ferreira, explica que «construímos a EDP como um ‘portfolio’ de negócios altamente regulados sem qualquer outra oportunidade de criação de valor nas nossas estimativas».

«Isto foi principalmente dirigido por perspectivas de um cenário menos favorável para o sector português centrado na criação de outras empresas (como a Galp Enegria) e na incerteza acerca da equipa da EDP em 2006», explica a especialista acrescentando que «o facto de o fluxo de notícias operacionais tender a permanecer negativo, também não ajuda».

No entanto, perante um cenário «tão pouco inspirador», as acções da eléctrica «não nos parecem caras», sublinha, por outro lado a mesma fonte. «A nossa análise sugere um preço-alvo de 2,70 euros por acção, 15% acima do actual preço, para além de um ‘dividend yield’ de cerca de 4,2% para 2006», explica.

«Embora a EDP esteja endividada e do seu plano de investimento para 2005-2007 ser muito agressivo, o seu ‘dividend yield’ permanece no intervalo mais elevado do sector ibérico de energia e há aí um compromisso de crescimento no dividendo de entre 7 e 8% por ano», esclarece a especialista.

A mesma fonte avança que a EDP está a negociar com um rácio da cotação sobre o EBITDA estimado para 2006 de 7,9 vezes, enquanto negoceia com um rácio da cotação sobre os lucros para 2006 de 10,9 vezes, o que compara com o sector que é de 8,5 vezes e de 14 vezes, respectivamente, o que se explica «pelas perspectivas baixas relacionadas com a diluição da aquisição da Hidrocantábrico».

Relativamente à Oferta Pública de Aquisição (OPA) hostil da Gas Natural sobre a Endesa «não nos parece totalmente inserida no preço das acções da EDP», refere a analista.

A especialista considera ainda que a oferta da Gas Natural «deixa a EDP numa melhor posição de negociação para assim conseguir um acordo para algum tipo de compensação tendo em conta a rejeição do controlo por parte da EDP da Gas de Portugal por parte da Comissão Europeia e do novo governo».

A EDP pode, assim, beneficiar dos próximos movimentos, que são cruciais para definir o futuro das «utilities» ibéricas, conclui a casa de investimento."

Isto significa que provavelmente o BCP está vendedor no que diz respeito à EDP
"Don´t take tips before tips take you"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 511
Registado: 8/11/2002 2:03

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Burbano, cali010201, Google [Bot], jguerreiro.network, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1 e 337 visitantes