Ulisses Pereira Escreveu:Esta zona é decisiva não só porque em 2004 e 2005 tem funcionado como um autêntico "tecto" para o principal índice português mas também porque, caso seja quebrada, o caminho fica completamente aberto para uma cavalgada dos touros, já que não há resistências significativas a seguir.
Estou de acordo com a tua opinião. Queria só juntar á tua análise um promenor curioso,mas que não deixa de ser relevante.
É o facto de estarmos junto a uma resistência muito importante com tu bem apontas, quando estamos prestes entrar no periodo sanzonal favoravel por "tradição" aos bulls, ou seja o 4º e ultimo trimestre do ano.
No entanto este ano parece um pouco atipico tendo em conta os ultimos anos nos mercados de capitais. Geralmente os verões não costumam ser muito favoraveis e interessantes aos bulls, este ano assistimos lá fora a maximos durante o verão "escaldante", altura menos propicia a este tipo de padrão.
Passamos um Setembro quase sem dar conta, com o petroleo a bater máximos históricos a niveis impensaveis alguns meses atrás e os mercados a reagir positivamente. Assim chegamos a Outubro, més em que os mercados não guardam boas recordações, geralmente o periodo de Setembro/Outubro serve de teste e referência a suportes importantes nos principais mercados, antes de os fundos de capitais procurarem terminarem o ano em beleza "p'ra fotografia" durante Novembro e Dezembro.
A minha duvida é simples, que "papel" irá desempenhar o mês de Outubro este ano na performance dos principais mercados de capitais?!
Será que vamos ter um Outubro de fortes correcções, para depois os mercados atacarem uma vez mais os maximos actuais em meados do 1º trimestre de 2006?!
Ou será Outrubro servirá de "trampolim" para os mercados saltarem para nivêis mais altos?!
Para terminar gostaria só de referir, que caso seja a 1ª hipotese a "vencer", então acredito que os mercados estarão a formar actualmente um topo para médio~longo-prazo.
Abraço Ulisses!
