Bolinha,
tu podes fazer algo que vai de encontro ao que pretendes (pelo que percebi, tu preferes ficar só com acções Sonae SGPS).
A certa altura referias:
Mas a questão é, se o título vai para os 0,99, porquê é que não vendo agora a 1,36 e compro depois a 0,99 ?
e ainda
E prefiro muito mais ser detentor únicamente de acções da SGPS, já que o valor unitário destes é bastante inferior e portanto os ganhos superiores (em comparação ao valor da Sonae.Industria, que eu também nunca segui, nem sei se é "boa" ou não).
Podes por exemplo pegar nas Sonae Industria que irás receber pelo spin-off, vende-las e com esse dinheiro comprar mais algumas Sonae SGPS.
Quanto à questão das valorizações, existe aí um equívoco da tua parte pois não tiras necessariamente benefício pelo facto da cotação estar mais baixa (como já foi explicado por diversos participantes). Na realidade até existem algumas desvantagens pois a negociação tende a ser mais difícil (acumulação de muitas ordens no mesmo centimo) e com custos associados superiores (o spread entre Bid/Ask sobe representando uma barreira à negociação e um custo superior).
O que acontece, é que com a mesma quantidade de dinheiro compro mais acções a 1 Euro, do que a 1,30 ou mesmo 5,00. E sendo assim, tenho mais acções, e consequentemente um maior ganho para a mesma variação. Já expliquei em cima.
Isto seria válido se as variações (relevantes) se dessem em termos absolutos, o que não é verdade, pois no mercado o que conta realmente é a variação em termos relativos (variação percentual).
Se uma acção está por exemplo a 2.00€ e faz um split para 2x1.00€, a partir desse momento não sobe 10 centimos com a mesma facilidade com que antes o fazia. Não, a partir desse momento em condições equiparáveis irá subir 5 centimos...
Se deténs 1.000 acções da acção a 2 euros ou 2.000 acções da acção a 1 euro, é indiferente.
Ganharás mais naquela que variar mais (em termos percentuais, a medida que realmente interessa e a que é utilizada em qualquer parte para comparar subidas de títulos a cotações diferentes).
De qq das formas, voltando ao início, pode prevalecer o teu desejo de ficares apenas com acções SON SGPS, basta que vendas as Industria que receberes e comprares mais algumas SON SGPS com o que vais receber dessa venda. Dependendo da corretora que utilizas (e/ou do numero de negocios qu executares), poderá ficar-te mais barato este processo do que venderes todas as SON SGPS para depois recomprares todas (com o mesmo capital) ao novo preço.
Ora, se apenas não queres deter Industria e queres manter o mesmo capital na SON SGPS então deves fazer o que sugeri...