Um título da Indústria vale 14,75 acções da SGPS
Sonae SGPS aprova «spin-off» da Indústria
Os conselhos de administração da Sonae SGPS e da Sonae Indústria aprovaram a cisão desta última, numa operação em que os accionistas da «holding» vão receber 1 título da Sonae Indústria por cada 14,75 acções detida na Sonae SGPS.
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Os conselhos de administração da Sonae SGPS e da Sonae Indústria aprovaram a cisão desta última, numa operação em que os accionistas da «holding» vão receber 1 título da Sonae Indústria por cada 14,75 acções detida na Sonae SGPS.
Num comunicado pouco esclarecedor sobre os contornos da operação, as empresas afirmam que será destacada da Sonae SGPS a posição de 90,36% que esta detém na Sonae Indústria.
Cada acção da Sonae SGPS será trocada por 0,0677966103 títulos da Sonae 3P, empresa que será alvo de uma fusão por incorporação com a Sonae Indústria. Cada acção da Sonae 3P será trocada por uma da Sonae Indústria.
Com esta operação, Belmiro de Azevedo consegue quase replicar a estrutura accionista da SGPS para a Indústria. Assim, a «holding» de Belmiro de Azevedo, que controla mais de 50% da SGPS, passará a deter uma posição accionista da Indústria.
Esta empresa passará assim a ter um «free float» muito superior ao actual (cerca de 3%) e ficará completamente autonomizada da Sonae SGPS, apesar do controlo ficar ainda com Belmiro de Azevedo.
No âmbito da operação, aos dois mil milhões de acções da Sonae SGPS, serão atribuídos 135,5 milhões de acções da Sonae Indústria.
A nova Sonae Indústria terá um capital social de 140 milhões de acções, sendo que as restantes 4,5 milhões de acções correspondem ao actual «free float» da Sonae Indústria, que é de cerca de 3%.
Os restantes 7% que faltam dizem respeito às acções próprias detidas pela Sonae Indústria e que não entram nesta operação.
Tendo em conta o rácio de troca apresentado e a cotação de fecho de hoje da Sonae SGPS (1,35 euros), o valor da Sonae Indústria na SGPS é de 9 cêntimos por acção, num total de 183 milhões.
Ou seja, os 90,36% que a Sonae SGPS detém na Sonae Indústria, com os rácios desta operação, equivalem a 6,7796% do valor total actual da Sonae SGPS, que é de 2,7 mil milhões de euros.
Esta operação, que já com a aprovação dos órgãos de fiscalização das sociedades e do revisor oficial de contas independente e que será submetido a aprovação de assembleias gerais a convocar proximamente, será realizada ainda até ao final do ano.
As acções resultantes da operação de troca serão objecto de um pedido de admissão em bolsa, «logo que todos os formalismos estejam cumpridos».
As acções da Sonae SGPS fecharam inalteradas nos 1,35 euros.