Olá, Alexandre7ias.
Em relação ao que escreveu:
Neste caso, nada como uma reclamação por escrito, garanto não há nada melhor.
Coloca-se, novamente, o problema do capital humano... como é que se escreve uma carta de reclamação, pensam algumas pessoas... será que eu posso reclamar...
Penso até que estes pensamentos não fazem parte do "portfolio" da ignorância resultado das baixas habilitações literárias... Porque eu escrevi que a média é o 6º ano, mas muitas pessoas têm nível escolar inferior... e se falarmos de habilitações nas tecnologias de informação (computador), Portugal deve ter uma taxa de analfabetização bastante alta, mesmo nas pessoas com habilitações literárias superiores ao 6º ano.
E baixo nível de habilitações "tecnológicas" conjugado com um nível baixo de habilitações literárias leva as pessoas a esconderem-se por vergonha, não recorrendo aos que lhes estão mais próximos para os auxiliar...
Quantos pais não recorrem aos seus filhos nas áreas ditas mais modernas, porque eles têm vergonha de mostrar a sua ignorância?
Mas a questão é mesmo essa...
quanto menos sabemos, mais calados estamos!
E menos perguntamos, também! Porque temos medo de cair no ridículo... é o que nos acontece desde muito pequenos e dos tempos da nossa entrada para a escola...
Tentamos ficar calados e evitamos as perguntas do(a) professor(a) para não haver hipótese de sermos ridicularizados pelos nossos pares...
Este sistema cultural de Portugal é aproveitado pelas empresas... sem que as pessoas se dêem conta que quem precisa são as empresas e não elas.
Em relação a empresas, posso dar o exemplo da PT, pois para além dela existem outras que fazem parte do grupo... o engraçado é que desrespeitam os seus clientes e não lhes dão as melhores condições para poderem oferecer os seus serviços... posso dar um exemplo entre muitos:
Tenho tlm da TMN e estou a pensar mudar para o Uzo, pois utilizo mais para receber chamadas do que efectuar... pronto, parece que vi algumas vantagens na mudança... telefonei para o nº de apoio ao cliente da TMN e disseram-me que eu teria que contactar o nº da Uzo se quisesse mudar de tarifário... tudo bem, é compreensível... quando me dá o nº lá vem o tal 707960000!!!!
Vá lá que avisou-me logo do tarifário... pois antes ocultavam este facto!
Claro que não telefonei... experimentei com o Skype mas parece que também já não dá... experimentei com o voipbuster e também não dá... visitei a página deles para obter a informação... mas imagine que não tem internet ou não sabe como estar nela!
Mas repare na situação: eu estou interessado num produto e ainda vou ter que gastar dinheiro para ouvir as explicações de um operador sobre o produto e sobre a minha escolha ou não mediante o transmitido!!! Isto só quer dizer que não estamos perante uma sociedade em que a verdadeira concorrência exista... eles lançam os produtos e se nós os quisermos temos de "batalhar" por eles, como se nos estivessem a fazer um favor!!!
Mas a atitude positiva para com os clientes e potenciais clientes verifica-se nas empresas que querem vencer... não quero com isto fazer qualquer publicidade mas hoje peguei num folheto do Kanguru e achei bastante interessante e vi que possuía um 800 (gratuito)... e é assim que deve ser! Mais uma coisa... oferecem Garantia de Satisfação com o produto! Se não ficarmos satisfeitos devolvem o dinheiro, mediante um prazo de experimentação que também está incluído... isto é satisfação do cliente, do critico, avaliativo... no meu caso aconteceu satisfação do potencial cliente o que é ainda melhor...
Outro exemplo:
Bancos... Citibank... eles possuem uma linha gratuita para os seus clientes. Porque é que os outros não têm?
E mais outros casos que poderia apresentar aqui...
Resumindo, e isto um pouco mais relacionado com a PT... no momento actual esta empresa passa por dificuldades e se não inovar vai perder muitos mais clientes... está agarrada ao passado! Não tem uma política para o cliente, mas do cliente... uma política egoísta que irá ter as suas consequências, no futuro. Espero que se altere e que entre na verdadeira concorrência, também, e deixe de contar com a ignorância!
Também temos a resistência à mudança que leva muitas pessoas a continuar na PT... mas as "massas" é que movem os mercados e as empresas e, mais tarde ou mais cedo, essa resistência acaba, nem que seja porque o vizinho o fez (eu também tenho de o fazer).
Por isso, de olhos bem abertos... o quanto possível, dentro daquilo que conseguimos ver... e do que os outros nos mostram...
Cumprimentos.
EnglishMan