A preocupação com o facto da inflação poder levar os bancos centrais na Europa e nos EUA a subir as suas taxas de juro de referência pressionava as bolsas. O vice-presidente da Reserva Federal dos EUA, Roger Freguson disse ontem que a política mais correcta é continuar a aumentar os juros a um ritmo moderado.
Já o responsável do Banco Central Europeu (BCE), Otmar Issing disse esta semana que a inflação poderá exceder o limite dos 2% no próximo ano, sublinhando que a instituição não vai hesitar em subir a sua taxa de juro de referência caso as previsões para inflação piorem.
Fonte Canal de Negócios.
Efectivamente Vmerck a pressão de subida das taxas de juro é preocupante especialmente na Europa, onde a subida dos juros para controlar a inflação, não se está a fazer devido a um aumento do crescimento, mas sim de outros factores, o que irá pressionar ainda mais em baixa o tal crescimento desejado na Europa e que tarda a aparecer.
Em relação aos EUA, ontem a Cisco, que já foi apelidada de farol do Nasdaq quebrou em baixa o mínimo de 2 anos e o NDX está perto da MM200 dias (1532 pontos, no gráfico diário) em que ao quebrar em baixa irá acelerar as quedas.
Vou colocar os gráficos semanais da Csco para se ver a dimensão da quebra a acontecer e do NDX para se verificar a proximidade da MM50 dias.