Concordo plenamente com o artigo.
Quanto ao Sr. Alberto João Jardim (AJJ) acho que ele diz o que o povo gosta de ouvir, é indiscutível que grande parte dos portugueses está-se a "borrifar" (desculpem o termo) para a política, querem é receber o seu ordenado e continuar comn a sua vidinha...
A Madeira não é excepção, talvez seja mesmo a prova concreta de que os portugueses são um povo...
O que devem estar todos de acordo é que a Madeira tem um nível de desenvolvimento elevado.
Inaugurações em Setembro
Para muitas pessoas, basta fazer um mini protesto a dizer que não vão votar no PSD porque determinada rua não está em condições, passados uns dois/três dias utéis já existem obras de melhoramento nessa rua, isto só acontece na altura das eleições. Tudo na Madeira é aproveitado para campanha elitoral, até as inaugurações, as pessoas com isso (pricipalmente as idosas) são levadas a acreditar que quem faz a obra é o AJJ e não o Governo.
Outro exemplo, é se o governo "central" aumenta os impostos as pessoas não gostam, e quando o AJJ critica o governo pelo aumento de impostos as pessoas concordam, tal como a situação dos chineses/indianos, acho que ele apenas disse o que qualquer comerciante queria ouvir, são esses pequenos pormenores que fazem alguns Madeirenses algum o "adorar".
O principal problema é que é praticamente impossível a oposição atraiar a maioria dos eleitores, pois esses são idosos e quando têm ideias fixas nadas os faz mudar de ideias, para essas pessoas ele é como um pai.
Em Machico (concelho da zona norte da ilha da Madeira) o mandato anterior era do PS e quase não eram efectuadas obras públicas, neste mandato que está a acabar (PSD) foi dos concelhos com mais obras públicas, cativando assim muitos eleitores para estas eleições, e depois todas as obras públicas têm data de inauguração para o mês anterior às eleições.
(este post está um barafunda... desculpem-me)