castelbranco Escreveu:ok Marco
mas isso foi mesmo desde o inicio de julho se virares a agulha um pouquinho ao lado todas essas percentagens ficam-se pelos zeros e nalguns casos abaixo de zero, ou seja isso nada me diz.
E se virares a agulha um pouquinho para o outro lado essas percentagens aumentam ainda mais...
Neste caso, trata-se mais daquilo que queres ver (ao fim e ao cabo, a questão que o Nuno colocou).
Repara bem, tu estás a confirmar o que o Nuno disse (aliás, a tua própria pergunta já o confirmou).
castelbranco Escreveu:eu penso que na realidade estar a apostar em subidas nestes valores e como se encontram os indicadores tecnicos acho isso um risco muito grande mas cada um é que sabe eu não coloco posts para nuingem me seguir mas simplesmente para me entreter um pouco escrevendo umas linhas.
É uma opinião, Castelbranco, e tens todo o direito de a ter. Agora, a questão pertinente que se coloca é se estás a deixar que essa opinião comande as tuas análises ou não.
Não devem ser as opiniões a comandar as análises mas as análises a comandar as opiniões.
castelbranco Escreveu:por outro lado se calhar alguns forenses gostariam que coloca-se uns posts para possiveis entradas longas, eu pergunto gostariam que coloca-se o que?
Não se trata de gostar ou deixar de gostar. A questão que o Nuno colocou (e com cuja a pertinencia concordo em pleno) era basicamente a seguinte: não encontras nada que esteja bullish (e acrescento, num momento em que quase tudo tem subido e o mercado vai fazendo máximos relativos desde há vários anos)?
castelbranco Escreveu:em relação ás outras não veja nada para entrar longo.
Com títulos que lateralizam/consolidam há vários meses e quebram essas consolidações/lateralizações em alta, não consideras estes cenários bullish?
Temos exemplos destes muito recentes no nosso mercado.
castelbranco Escreveu:Há já me esquecia ó Marco Antonio deixe-me fazer-lhe uma pergunta se chega-se agora ao brasil, todo descontraido como se nada fosse, e se lembra-se de ir investir uns pataquinhos na bolsa e ao olhar para este indice que é que resolvia? desatava a fazer compras ou esperava para ver o que se ia passar alí naquele topo?
Confesso que tenho alguma dificuldade em responder a esta questão porque de alguma forma ela colide com a minha forma de estar no mercado (só invisto em títulos que acompanho há longa data além de que não investi assim porque «me lembrei»). Invisto quando me parece que é de investir e não por «lembranças».
Mas a tua questão referia-se certamente, em particular, à situação técnica do índice em questão e se este momento em particular sería um bom momento de entrada.
Bom, relativamente a isso, a minha resposta divide-se em duas:
> O índice encontra-se clara e francamente
bullish. Não há qualquer sinal (de momento) minimamente fiável do contrário. A divergência existe de facto, mas a divergência não constitui propriamente um sinal técnica (imensas divergências não dão em nada) mas mais um alerta. Não serve por exemplo minimamente para uma entrada curta, mas justifica sem dúvida algumas cautelas.
> Quanto a ser um bom momento de entrada, não é obviamente dos melhores (para um investidor mais agressivo, o teste à LTa tinha sido o momento ideal). Para um investidor mais conservador, o melhor será aguardar pela próxima consolidação/correcção).
Quanto ao comportamento face ao topo, o que me parece mais provável é que assistamos brevemente ali a um novo máximo (que a ocorrer, confirmará mais uma vez a tendência ascendente).
Sublinho no entanto que esta é uma análise muito superficial a um índice que não acompanho nem nunca acompanhei.