Página 1 de 1

Enviado:
18/1/2006 13:25
por tiopatinhas
Na altura gostei desta discução
Mas meus caros amigos, parece importante voltarem a este tema. Ulisses, Marco...
Digo voltarem porque eu...sou analfabeto

Enviado:
5/9/2005 17:05
por Elias
Tens razão, MA, não reparei que a escala temporal era tão grande.
Mas olhando novamente para o gráfico... que tal um triângulo ascendente?
1 abr
Elias

Enviado:
5/9/2005 16:13
por MarcoAntonio
Elias, depreendo que te referes a um C&H em que o Handle consiste no movimento realizado desde (quase) o início do ano.
Se assim for, teríamos um Handle quase do tamanho do Cup o que é pouco ortodoxo. Mas os ingredientes essenciais estão lá (nomeadamente a resistência horizontal e os movimentos de consolidação) pelo que a quebra da resistência daría lugar a um sinal técnico poderoso para o médio/longo-prazo...
Relativamente ao padrão, confesso que tenho a opinião oposta da do Ulisses, sendo mesmo dos padrões que mais aprecio (já este ano identifiquei um por exemplo e houve ainda outro que foi identificado por outro membro do forum com o qual concordei na altura, ambos funcionaram em pleno). No passado recente ocorreram ainda outros (um por exemplo no BPI) que funcionaram de forma perfeita.
Um dos aspectos mais interessantes do C&H é o facto de se definir claramente uma resistência horizontal e a eficácia na quebra dessas resistências (muito bem definidas e que se estendem no tempo, por vezes por um ano ou mais) tende a ser elevada.
No entanto e voltando atrás, no caso presente, tenho algumas reservas em chamar-lhe um C&H...

Enviado:
5/9/2005 16:10
por Elias
ok, Ulisses, obrigado na mesma.
Não tinha a noção de fosse tão pouco fiável. Para ser franco há muito tempo que não recorro a ele, mas quando olhei para o teu gráfico, a "chávena" saltou à vista...
1 abr
Elias

Enviado:
5/9/2005 15:10
por Ulisses Pereira
Elias,
Confesso que odeio esse padrão.

Ao longo dos anos, fui cada vez mais duvidando da sua eficácia. Não sei se por falha minha na detecção do mesmo se por verdadeira falta de eficácia do mesmo nos movimentos das acções e índices que sigo.
Por isso, há largos anos que não podem encontrar qualquer referência minha a essa padrão e confesso que já nem me recordo como definir os "targets" em caso de confirmação do mesmo. Por tudo isto, acho que vou "passar" a tua pergunta.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
5/9/2005 14:55
por Elias
Olá Ulisses,
O PSI-20 parece estar a desenhar aquele padrão de continuação que é conhecido como "cup and handle".
O que te parece? A concretizar-se a formação do padrão, qual seria a projecção desta formação?
1 abr
Elias

Enviado:
5/9/2005 13:49
por Ulisses Pereira
Luis, não vejo a euforia característica dos finais do Bull Market. Muito menos em Portugal. Por isso, não acredito que stejamos no final de um Bull Market. No entanto, é importante não definirmos uma postura dogmática e se a correcção acontecer de uma forma acentuada (em tempo e em preço) teremos que reavaliar a situação. Mas, por agora, não vejo quaisquer sinais disso.
Deixo-te aqui o gráfico que pediste e acho que ele mostra bem o porquê da importância da zona de resistência entre os 7950 e os 8100 pontos. É que, depois dessa resistência, há muito espaço livre...
Um abraço,
Ulisses
ER

Enviado:
5/9/2005 12:46
por luis lobs
Bom dia Ulisses, ando para te perguntar isto a uns dias, como deves ter reparado a 2 meses q se nota q andam a entrar nos titulos com forca um de cada vez notase e e bem claro, agora pergunto alguns tb defendem o periodo de um bull mark e poderemos estar na parte da cereja, q a ti o k achas?
ou simplesmente estaremos numa fase media q e a minha opiniao, ja q as economias deixaram de entar em loucuras e crescem de uma forma logica e principalmente c bases mais solidas.
ja agora poderias por um grafico mais alrgadoe com proximas resistencias.
PSI a caminho do ponto chave

Enviado:
5/9/2005 12:13
por Ulisses Pereira
O PSI está, uma vez mais, a subir e acentua-se cada vez mais a ideia de que o PSI quer ir testar a zona de resistência entre os 7950 e os 8100 pontos. Como tenho dito ao longo dos últimos meses, acredito que seja nessa zona que se irá travar a grande batalha entre ursos e touros. Só uma ruptura dessa resistência abre caminho para a cavalgada do índice.
Não deixa de ser entusiasmante ver o principal índice português quebrar a monotonia dos últimos tempos e conseguir ter sessões a subir mais de 1% como aconteceu na passada semana. É a volatilidade que traz interesse e investidores à nossa praça, mas confesso que o meu entusiasmo só aparecerá mesmo quando vir os 8100 pontos ficarem para trás.
Acho que os gráficos são bem claros...
Um abraço,
Ulisses