EMPRESAS Publicado 31 Agosto 2005
11:11 Millennium bcp
Lucros da PTM deverão atingir os 43,7 milhões de euros
Os lucros da PT Multimédia terão subido 43% para os 43,7 milhões de euros no primeiro semestre consideram os analistas do Millennium bcp que apontam, por outro lado, para uma queda nas receitas de 14%.
Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt Os lucros da PT Multimédia terão subido 43% para os 43,7 milhões de euros no primeiro semestre consideram os analistas do Millennium bcp que apontam, por outro lado, para uma queda nas receitas de 14%.
A mesma fonte explica que as estimativas são calculadas já com as novas normas internacionais (IFRS) no entanto os valores do período homólogo ainda foram calculados tendo em conta o método anterior, não sendo por isso directamente comparáveis.
Neste contexto, os resultados líquidos da PTM deverão ascender aos 44 milhões de euros, uma subida de 43% face aos 30,6 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2004. As receitas consolidas (declínio de 14%) e o EBITDA (crescimento de 4%) deverão ser de 310 e 94,8 milhões de euros, respectivamente, «com o negócio de televisão paga a ser o motor do crescimento», afirma o Millennium bcp.
Estes valores comparam com 360,1 milhões de euros de receitas e 91 milhões de euros do primeiro semestre de 2004.
Os analistas explicam que embora a PTM não tenha divulgado os lucros trimestrais de 2004 segundo as novas normas contabilísticas, a Portugal Telecom já revelou alguns números relativamente aos segmentos de multimédia e TV paga, nomeadamente as receitas e EBITDA.
Neste sentido, o crescimento consolidado anual das receitas e do EBITDA durante o semestre deverá ser negativo de 15% e de 5%, respectivamente. Ajustado sem o negócio «media», as receitas consolidadas e o EBITDA deverão ter crescido 9% e 12%, respectivamente, explicam os analistas.
«Abaixo da linha operacional não esperamos grandes notícias. Os ganhos conseguidos com a venda do segmento ‘media’, que poderá alcançar os 45 milhões de euros, deverão apenas notar-se no segundo semestre de 2005», sublinha o Millennium bcp.
A mesma fonte acrescenta que, no que diz respeito à unidade de TV paga, «esperamos um crescimento continuado de subscritores e também na receita média mensal por cliente, que deverá ser aumentada através da entrada de serviços adicionais de Internet de Banda Larga».
O crescimento das receitas de TV paga e o EBITDA no semestre em análise sobre as novas normas de contabilidade deverá ser de 12% e de 16%, respectivamente. A evolução da margem do EBITDA gerada pela unidade de TV paga deverá subir em 1,2 pontos percentuais.
Os analistas da Lisbon Brokers estimam que a PTM vai registar receitas totais de 307,1 milhões de euros, um EBITDA de 93,7 milhões de euros e uma margem de EBITDA de 30,5% segundo as novas normas. No entanto à semelhança do Millennium bcp, também explicam que os números não são directamente comparáveis em termos homólogos porque os resultados apresentados no ano anterior foram segundo as normas antigas.
Lisbon Brokers reitera recomendação de «strong buy» por acreditar no crescimento da PTM
Para o segundo trimestre de 2005 acreditam que a PTM tenha registado vendas de 150,5 milhões de euros o que representa uma queda de 3,9% face ao trimestre anterior quando tinham sido de 156,6 milhões de euros. O EBITDA também deverá ter caído 7,2% para os 45,1 milhões de euros.
«Embora o fraco ambiente económico que o país atravessa afecte a taxa de crescimento do número de subscritores e da receita média mensal por cliente no segundo trimestre de 2005, acreditamos que a TV cabo, nomeadamente nos seus serviços adicionais, e a Netcabo vão continuar a ser as chaves principais para o crescimento da PTM e, neste sentido, reiteramos a nossa recomendação de ‘strong buy’ bem como o preço-alvo de 10,35 euros por acção».
As acções da PTM seguiam a cair 0,78% para os 7,59 euros.