Salário Mínimo em Portugal é 31% inferior à média da UE
O salário mínimo em Portugal é 31%inferior à média dos 18 Estados-membros da União Europeia (UE) que têm esta prestação, revelam os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira.
De acordo com o Gabinete de Estatística da União Europeia, o Salário Mínimo em Portugal tem o valor de 374,7 euros, contra a média de 641,2 euros praticada pelos outros Estados-membros.
Além de Portugal, o Salário Mínimo existe em 17 países da União Europeia: Espanha, Bélgica, Estónia, Grécia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, República Checa e Reino Unido, bem como nos candidatos Bulgária, Roménia e Turquia.
O valor do salário mínimo varia entre os 116 euros da Letónia e os 1.467 euros de Luxemburgo.
Em Portugal, o salário mínimo tem o valor de mensal de 374,7 euros, sendo que os beneficiários recebem 14 meses por ano, já que também é pago o subsídio de Natal e de férias.
Como há países que não pagam estes subsídios, o valor anual (5.245 euros) foi dividido por 12 meses.
Assim, abaixo do valor português surgem apenas a Letónia, Lituânia (145 euros), Eslováquia (167 euros), Estónia (172 euros), Polónia (205 euros), Hungria (232 euros) e República Checa (235 euros).
Com valores superiores a Portugal surgem a Eslovénia (490 euros), Malta (557 euros), Espanha (599 euros) e Grécia (668 euros).
Acima da fasquia dos mil euros mensais estão países como a Irlanda, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Nos países candidatos à União Europeia, o salário mínimo é de 72 euros, na Roménia, 77 euros, na Bulgária, e 240 euros, na Turquia.
Nos Estados Unidos da América, o Salário Mínimo está fixado nos 666 euros.
O Eurostat compara ainda a evolução do salário mínimo com a inflação verificada em cada país.
Portugal foi um dos países onde a evolução foi nula, já que no ano passado o Salário Mínimo aumentou 2%, assim como a inflação.
É uma verdadeira pobreza em permamente decadência, ninguém faz nada para inverter o sentido REMUNERATÓRIO dos trabalhadores. QUE VERGONHA !!!

até MALTA nos supera
