tavaverquenao Escreveu:Já existe a tecnologia para resolver-mos os nosssos problemas, quer para produzir energia de forma economica/limpa quer para nos abastecermos de agua.
Em relaçao aos incendios, acho que deviamos (humanidade) repensar a maneira como os apagamos, se nao vejamos, comparem a maneira como se fazia uma guerra à 50 anos e como se faz nos dias de hoje, evoluçao logaritmica. Agora comparem a maneira como se combatem os incendios no mesmo periodo, pouca evoluçao houve.
Muito bem dito, e quais serão as causas dessa falta de evolução?
tavaverquenao Escreveu:É verdade que há milhares de anos, quando nao havia bombeiros, os incendios deveriam se prolongar por meses a fio, mas hoje, estao os bens das pessoas no caminho do fogo, e esse é que é para mim o maior problema.
Acho que tambem se deveria reflorestar, logo que possivel, as zonas ardidas e proibir a utilizaçao dos terrenos para outros fins. Se assim fosse o numero de indencios iria deminuir.

Estive ainda a semana passada a ver algumas fotos (com uma década) tiradas de avião em algumas zonas desde o norte (Trás-os-Montes) ao Algarve, e comparei com algumas tiradas à menos de 1 ano, verifiquei que nada se fez pela reflorestação por onde os incêndios lavraram, vieram tantos milhões da CEE para projectos de reflorestação e não sei afinal onde foram gastos

Mas o que mais me chamou a atenção foi ver em muitas dessas zonas "queimadas" nos anos 94,9....e seguintes até aos dias de hoje, empreendimentos turísticos, casas de habitação entre outras coisas como campos de golfe, parece-me que afinal existem outo tipo de interesses nos incêndios

e quanto à reflorestação, é uma questão de "tempo" e mais um imposto deve surgir
Gostaria de ver este "simples" estudo feito por mim e com base em fotos de férias, de uma forma mais profunda, ou até aproveitar este tema ou esta matéria para alguém que queira fazer o mestrado e que seja da área Eng. Florestal, ou outra, e descobrir soluções ou então os "podres" que vai neste País começando pelos "carteis" e políticos comandados pelo "apoio$$" das campanhas politicas
Pela simples observação das fotos, cerca de 60% das principais áreas florestais portuguesas estão queimadas, as zonas que foram criadas como "depósitos de água" para combater os possíveis incêndios, não existem ou foram "abandonadas" neste últimos 10 anos, pergunto: Qual foi a prevenção que se fez neste País nesta última década?
Muito possívelmente vão começar a fazê-la agora, mas para os 30% ou 40% que faltam arder ou para os 60% ou 70% que já ardeu?

Por certo muitos milhões vão ser destinados agora para essa prevenção, muitos organismos (ou tachos) devem ser criados, talvez até se decidam por dar algum "proveito" ás centenas de militares e dezenas de aviões do estado, e os preparem para futuros incêndios, sem ter que recorrer aos aviões de aluguer, no entanto a desculpa da classe política vai ser a mesma "...vale mais tarde do que nunca..." mesmo à Português.
Agora que já desapareceu a maior parte da floresta portuguesa é que se lembram de "trancar as portas", mas muitos já encheram os bolsos, e o País ficou cada vez mais pobre. Mas não me sai da cabeça, aquelas fotos comparadas ao longo destes 10 anos e ver aqueles empreendimentos turisticos, campos de golfe e belas vivendas, no lugar das reflorestações
